logotipo Portal da Familia

Portal da Família
Início Família Pais Filhos Avós Cidadania
Vídeos Painel Notícias Links Vida Colunistas
 

A valorização da mulher

Pe. Paulo M. Ramalho

Eis a ideia para vocês refletirem: “a valorização da mulher”.

Gostaria de falar nesta semana sobre o importante papel da mulher na sociedade.

Não é verdade que nós estamos contemplando uma sociedade cada vez mais degradada? Uma sociedade na qual se observam uma enorme falta de respeito entre as pessoas, uma grande falta de amor, de gentileza, de carinho, de preocupação com os outros? Vemos uma violência constante e gratuita, e pessoas puxando o tapete umas das outras, mentindo descaradamente, aproveitando-se umas das outras; uma sociedade em que o sexo é cada vez mais banalizado.

Numa sociedade assim, torna-se fundamental o papel da mulher. As mulheres por natureza infundem o amor e o respeito entre as pessoas. As mulheres são por natureza delicadas, elegantes.

Porém , se as mulheres se banalizam, toda a sociedade e esses valores vê m abaixo.

Gostaria de propor um movimento de elevação das mulheres e do gênio feminino para que elas sejam instrumentos de uma enorme transformação da sociedade.

Se as mulheres se elevarem na caridade, no amor, no respeito, na gentileza, na educação, na preocupação desinteressada com os outros, no amor por cada indivíduo, seja ele marginalizado ou não, elas farão um verdadeiro “estrago” na sociedade.

Para isso, é muito importante que as mulheres declararem guerra (no bom sentido) a todo comportamento da mulher que não seja elevado:

- a todo comportamento feminino que não é sinônimo de amor; o amor não é invejoso, não pensa mal, não deseja o mal de ninguém ;

- a toda atitude feminina que não é sinônimo de respeito; quem se move pelo respeito não fere, não despreza, acolhe, ouve, admira;

- a todo comportamento feminino que não seja sinônimo de delicadeza; é uma pena ver algumas mulheres dizendo palavrões a toda hora, dizendo palavras chulas, tendo atitudes mais masculinas do que femininas etc.

- à moda vulgar que faz da mulher um objeto de desejo e de manipulação; é uma pena ver como a mulher está sendo veiculada nos meios de comunicação, nas novelas, em programas de televisão como o “Big Brother”, nas propagandas, no cinema, no teatro, nas revistas. Se a mulher se põe como objeto de desejo, torna-se sujeita à manipulação, e daí nasce grande parte da falta de respeito de uma sociedade perante os indivíduos e, consequentemente, toda forma de violência; é preciso reconhecer a relação que há entre “a mulher ser tratada como objeto, manipulação da mulher e violência”;

- a toda forma de egoísmo e individualismo feminino; a mulher por natureza é um ser que se preocupa com o próximo, que se dispõe a dar a vida pelo próximo; é uma pena, nesse sentido, ver algumas mulheres caindo nas garras do egoísmo e do individualismo;

- ao consumismo feminino, que é uma forma de egoísmo, de pensar em si; é uma pena ver algumas mulheres fazendo gastos descabidos em vestuário, estética etc; é lógico que as mulheres tê m de se cuidar, mas não podem colocar o fim m áximo de sua vida nisso; o amor é o maior bem a ser cultivado.

Que bom seria se no mundo houvesse mulheres belas por dentro e belas por fora!!!

O que acham de buscar tal elevação interior, cultivando essas virtudes e outras sobre as quais falamos acima para transformar a sociedade? O que acham de fazermos um movimento em prol da “valorização da mulher”?

Pensem nisso!

mulher

Publicidade


Pe. Paulo M. Ramalho é Sacerdote ordenado em 1993. Engenheiro Civil formado pela Escola Politécnica da USP; doutor em Filosofia pela Pontificia Università della Santa Croce; Capelão do IICS (Instituto Internacional de Ciências Sociais).

Site: http://www.fecomvirtudes.com.br

Publicado no Portal da Família em 15/07/2015

Divulgue este artigo para outras famílias e amigos.

Inscreva-se no nosso Boletim Eletrônico e seja informado por email sobre as novidades do Portal
www.portaldafamilia.org


Publicidade