logotipo Portal da Familia

Portal da Família
Início Família Pais Filhos Avós Cidadania
Vídeos Painel Notícias Links Vida Colunistas
 

Alfabetização: dicas para seus filhos aprenderem brincando

A idade de alfabetização de uma criança – normalmente dos 6 aos 8 anos – é extremamente importante, e quem pensa que os pais podem ficar como espectadores nesse processo está redondamente enganado.

Hoje vamos falar sobre algumas atividades que além de divertidas, podem ser feitas em casa e colocam os pais como protagonistas ao lado dos filhos nesse processo de aprendizado tão essencial. Confira!

Música

Uma maneira superdivertida de ajudar suas crianças a aprenderem o alfabeto é através de canções. Existem diversos livrinhos, CDs, DVDs e vídeos online com músicas que ensinam tanto o alfabeto em si quanto palavras e sons específicos de cada letra. Soltem a voz!

Treinar caligrafia

A caligrafia é uma das maneiras mais tradicionais de criar e acompanhar o progresso da alfabetização de seus filhos. Embora muitas vezes esteja associada a repetição, não há por que deixar de torná-la uma atividade divertida e prazerosa!

Use massinha de modelar para criar letras, lápis com cores especiais, cadernos diferentes e até mesmo recortar revistas e jornais e fazer um cartaz que a criança possa olhar e copiar o estilo da escrita. Para mais dicas sobre como transformar o “dever” em uma divertida atividade de caligrafia, clique aqui !

Alfabetos criativos

Crie cartazes ou pequenos itens (como pequenas imagens coladas em tampinhas de garrafa ou bottons, entre outros) com fotos que possam incentivar seus filhos a brincar e aprender ao mesmo tempo!

Por exemplo, se seu filho gosta de animais, encontre fotos de diferentes animais e coloque a letra inicial ao lado da foto. Se seu filho já demonstra interesse por algum outro assunto, faça o mesmo com esse tema, e as chances de a criança querer participar essa brincadeira-aprendizado vão ser bem maiores.

Cores, muitas cores

Você já deve ter percebido o quanto objetos coloridos despertam o interesse dos pequenos – então nada mais razoável do que usar esse fator para incentivar atividades de alfabetização.

Que tal um livro de colorir onde a criança pinta dentro das letras? Você pode comprar um livrinho ou criar a atividade em casa, e as crianças podem começar a associar certas letras à certas cores, ajudando no aprendizado de uma forma bem visual. Por exemplo: a lua é amarela, e a letra L está presente na lua assim como na cor – portanto, associam-se a cor amarela com essa letra do alfabeto!

E não esqueça: em todas essas atividades, da caligrafia à música, existem dois fatores que são importantíssimos não só no processo de alfabetização de uma criança, mas também na formação dela como pessoa (já que estamos falando da idade de 6 a 8 anos) – a confiança dela nos pais e a confiança dela em si mesma!

Não zombe de erros, por mais bobos que possam parecer: uma boa autoestima é fundamental para que seus filhos não tenham medo de tentar acertar.

Letrinhas (Pixabay)

Imagem: Pixabay

Publicidade


Publicado no Portal da Família em 22/11/2016

Divulgue este artigo para outras famílias e amigos.

Inscreva-se no nosso Boletim Eletrônico e seja informado por email sobre as novidades do Portal
www.portaldafamilia.org


Publicidade