logotipo Portal da Familia

Portal da Família
Início Família Pais Filhos Avós Cidadania
Vídeos Painel Notícias Links Vida Colunistas
 

Aprenda a monitorar o que seus filhos fazem na rede

Em tempos de interação frenética, acesso à informação facilitada e troca de dados, pais de todo o mundo se perguntam como aumentar seu controle sobre o conteúdo on-line acessado por seus filhos e, com isso, preveni-los de abusos como o bullying virtual e assédios como a pedofilia, cada vez mais frequentes nas redes. Uma tarefa por vezes difícil, mas de suma importância para garantir sua segurança.

Se bem utilizada, a internet pode ser uma ferramenta muito útil para os filhos. Ao navegar pela rede, crianças e adolescentes encontram um verdadeiro arsenal para se aprofundar mais sobre determinado assunto e para auxiliar em pesquisas e trabalhos escolares.

Mas apesar de existirem muitos sites para ajudar os filhos nos estudos, nem sempre isso é suficiente para fazer com que a criança ou adolescente aprenda sozinho. Muitas vezes é necessário ter o apoio de um professor.

Nessas horas a internet pode ajudar também os pais a procurar um professor particular para dar aulas de reforço para o filho. Já existem empresas especializadas em fornecer aulas de reforço usando o popular Skype , que permite que aluno e professor conversem por vídeo. Além da segurança de ter aula sem sair de casa, você economiza tempo, não precisa se deslocar pelas ruas e geralmente as aulas tem preço menor que uma aula presencial.

Um exemplo é a Preply, que disponibiliza profissionais altamente capacitados para ajudar seu filho com matérias das diversas áreas, desde o inglês até a química, por exemplo. Outra vantagem dessa ferramenta é que os pais podem escolher professores de qualquer lugar do Brasil e do mundo para dar aula sem que seu filho/filha precise sair de casa. E, segundo o site da Preply, a primeira aula é grátis. Os pais devem analisar e ver qual professor tem o perfil mais adequado para as necessidades do aluno. Por exemplo, se quiser um professor particular para aulas de biologia você pode escolher com um simples clique https://preply.com/pt/skype/professores--biologia .

Apesar de tantos atrativos, a internet não deve ser utilizada sem um monitoramento de pais e professores. Lembre-se que na Internet você nunca pode ter certeza sobre com quem você está conversando. Infelizmente, muitas pessoas mentem e alguém que se diz ser uma criança pode na verdade ser um adulto perigoso.

Estabelecer um limite máximo de horas passadas em frente à tela do computador é um dos maiores dilemas entre pais e filhos. Já publicamos diversas outras dicas para ajudar as crianças e jovens na internet .

Nada substitui uma conversa sincera e alguns esclarecimentos dos porquês de tanto cuidado quando o assunto é internet e a intrínseca navegação por sites. Porém, além disso, é preciso tomar alguns cuidados, já que é dever dos pais proteger seus filhos.

Para ajudar os pais com mais nessa incumbência, algumas ferramentas foram desenvolvidas, permitindo um alto controle das atividades de seus filhos no computador, tablet ou smartphone.

Vamos falar aqui de um desses tipos de ferramentas de apoio, adequadas principalmente para crianças mais novas (mas não só elas), mais facilmente enganáveis por algum estranho que se faça passar por outra nas conversas via internet.

São as ferramentas de monitoração, que agem escondidas, registrando tudo que foi acessado na web (websites visitados, mensagens de correio recebidas ou enviadas, sessões de salas de bate-papo e até cópia das telas vistas). Depois, os pais podem verificar os registros. Porém, se instaladas secretamente, podem nutrir ressentimento em crianças mais velhas por se sentirem espionadas. Quaisquer destas ferramentas deveria ser usada cuidadosamente por pais.

Abaixo separamos duas dessas ferramentas que podem aumentar sua vigilância quanto à navegação na web.

Instale o Free Facebook Monitoring

Um programa gratuito simples de ser instalado em seus aparelhos, o Free Facebook Monitoring ajuda os pais na monitoração secreta das mensagens enviadas e recebidas por seus filhos na rede social Facebook, captando e armazenando, em total sigilo, toda a atividade da criança desde a entrada em sua conta até a saída. Para utilizar o programa é necessário baixa-lo em todos os aparelhos disponíveis. Depois, basta seguir as instruções de uso. http://www.mediafreeware.com/free-facebook-monitoring.html

Baixe o Wave Spy PRO

Outra opção é o Wave Spy PRO . Esse programa se encarregará de vigiar e armazenar dados, além de enviar relatórios de toda a atividade praticada no computador, tablet e celular. Desta forma, os pais serão capazes de ver quais sites foram visitados, o que foi escrito no Facebook e quais páginas foram acessadas pela criança durante seu tempo de navegação. Além disso, será disponibilizado um recurso que possibilita a captura de imagens, datas e horários através da câmera do aparelho, interferindo rapidamente, caso a criança esteja sendo alvo de assédios.

Converse com seus filhos!

elhor do que remediar, é prevenir. Por isso, diminua os riscos de violência e acesso a conteúdos impróprios através de uma conversa clara e amorosa sobre os cuidados a serem tomados e regras especiais para que a internet seja usada como instrumento auxiliar de desenvolvimento intelectual e pessoal, e, não, como uma arma de ameaça à infância e adolescência. Logo, é aconselhável falar sobre segurança desde o primeiro dia de uso e, claro, manter um acompanhamento à maneira antiga: através do diálogo constante e sem barreiras.

criança acessando internet

Imagem: Pixabay

Publicidade


Publicado no Portal da Família em 13/12/2016

Divulgue este artigo para outras famílias e amigos.

Inscreva-se no nosso Boletim Eletrônico e seja informado por email sobre as novidades do Portal
www.portaldafamilia.org


Publicidade