logotipo Portal da Familia

Portal da Família
Início Família Pais Filhos Avós Cidadania
Vídeos Painel Notícias Links Vida Colunistas
 

Saiba como aproveitar a tecnologia em prol da educação dos seus filhos

Durante bastante tempo a tecnologia foi vista como uma excelente aliada da diversão e do trabalho. Com o avanço dos aparelhos e da acessibilidade, gerou-se a dúvida se a internet também poderia ser utilizada por crianças, sem interferir na educação e até ensinar algo construtivo. Pelo o que se observa, se os pais escolherem os softwares e os aplicativos (apps) certos, só terão a ganhar no desenvolvimento dos filhos.

É praticamente impossível fugir da tecnologia e evitar que as crianças entrem em contato com ela, afinal, quase todo mundo possui um smartphone que tira fotos, toca música e acessa as redes sociais. Bastante atentas a como o mundo funciona, desde os dois anos de idade as crianças já estão aptas a mexer nas telas dos tablets, iniciando sozinhas alguma atividade que lhes desperte interesse.

Cabe aos pais configurarem um aparelho para que a criança possa mexer, com aplicativos e tarefas ideais para a idade dela. Existem várias opções de atividades que ajudam na memorização e desafiam os pequenos a pensar, como o programa Make Sense, o ABC das Palavras, entre outros.

Dicas para ter o melhor aproveitamento nos tablets

Os tablets são o aparelho (gadget) favorito das crianças, pois a tela é grande, de fácil visualização e funciona basicamente por touch (toque dos dedos), como você pode ver aqui . Mas antes de liberar completamente o uso desse aparelho, é importante estabelecer regras e um limite de tempo, da mesma forma que é feito em relação à televisão. Assim, as crianças poderão desfrutar do melhor da tecnologia, sem comprometer suas atividades e brincadeiras. Lembre-se de que incentivar as crianças a brincar com as outras e a passear sempre será mais importante do que deixá-las conectadas.

Quando for ler um livro para o seu filho, opte por um e-book e depois encontre imagens na internet que possam ilustrar a história, levando a criança a mergulhar nesse universo lúdico. Isso fará com que elas cresçam cientes da importância da leitura, mesmo que seja em um universo virtual. Se for ler durante a noite, prefira os livros físicos, pois a luz do tablet pode prejudicar a qualidade do sono, principalmente das crianças.

Em relação às redes sociais, espere até que seu filho tenha idade suficiente para entender como funciona esse meio e, quando for a hora, esteja por perto para acompanhar os primeiros passos online. Apesar de ter vários conteúdos, jogos e entretenimento interessantes, na internet também há conteúdo impróprio para as crianças.

Assim, você garantirá somente os benefícios da tecnologia para o seu filho e a tranquilidade da sua família.

crianças usando tablet

Publicidade


Publicado no Portal da Família em 22/07/2015

Divulgue este artigo para outras famílias e amigos.

Inscreva-se no nosso Boletim Eletrônico e seja informado por email sobre as novidades do Portal
www.portaldafamilia.org


Publicidade