avos e netos

Portal da Familia

O tema da família nos ensinamentos de Josemaría Escrivá
Jornada Comemorativa em São Paulo

Cerca de 350 pessoas reuniram-se no último dia 18 de agosto de 2002, no Hotel Sofitel, em São Paulo, para a Jornada Comemorativa do Centenário de Nascimento de Josemaría Escrivá, enfocando o tema da família em seus ensinamentos. O evento foi organizado pela Associação de Desenvolvimento da Família (Adef).

Nas suas palavras de abertura do encontro, Monsenhor Vicente Ancona Lopez, Vigário Regional do Opus Dei no Brasil, lembrou que Josemaría Escrivá foi um “grande renovador da vida cristã” e contou com o dom de apresentar a doutrina católica com novas luzes e matizes. E citou uma frase repetida aos casais de todas as idades: “Tendes que chegar a querer-vos tanto que ameis os defeitos do outro, desde que não sejam ofensa a Deus”. A seguir, ressaltou a afirmação de São Paulo de que o casamento é “sacramentum magnum”.

O encontro contou com a presença do casal colombiano especialista em orientação familiar, Ana Maria Araujo e Bernardo Vanegas Montoya. Ana Maria, doutora em filosofia e docente na Universidade de La Sabana, abordou o tema A Família como Laboratório do Futuro: Interferência Livre e Responsável na História da Humanidade, recordando que, de acordo com os ensinamentos de Josemaría Escrivá, os esposos devem se esmerar para que suas casas sejam “lares luminosos e alegres”.

“Dá-nos um especial prazer pensar que o que nos é mais querido — nossa família, os amigos, o trabalho... — seja ao mesmo tempo designado por Deus nosso Senhor como caminho de santidade”, assinala. A conferencista destacou aspectos da vida conjugal, tais como o esquecimento próprio e a doação entre os esposos, além da tarefa conjunta da educação dos filhos, parte deste caminho.

Ressaltando, a modo de conclusão, que a crise pela qual a sociedade contemporânea atravessa tem sua origem, muitas vezes, na própria família, a especialista argumenta: “Se realmente o espírito cristão fosse vivido, as crises mundiais desapareceriam. Mas não convém dar a impressão de que diante das circunstâncias atuais não temos o que fazer. Agora é a hora da santidade pessoal, do esforço heróico na vida cotidiana, da coerência pessoal, do serviço, da solidariedade no dia-a-dia, evitando cair num pessimismo impróprio de um filho de Deus”. Vale lembrar, segundo ela, que “a família é o berço e a salvaguarda da humanidade e, por isso, compete a todos nós preservá-la”.

O advogado Bernardo Vanegas Montoya, decano da Faculdade de Direito da Universidade Militar Nova Granada, na Colômbia, e professor de Direito de Família, frisou ao falar sobre O Casamento sob a Ótica Jurídica que, “cabe a um advogado cristão cumprir as leis do país, por lealdade profissional e para atender à deontologia jurídica. O contrário significaria um exercício equivocado da profissão”. Por outro lado, não deixou de ressaltar a situação preocupante provocada pela aprovação de leis que causam danos ao matrimônio e à união nas famílias. Ele recordou palavras de Josemaría Escrivá a propósito dessa situação: “Tende, pois, a firme persuasão de que não é a doutrina de Jesus que deve adaptar-se aos tempos, mas são os tempos que devem abrir-se à luz do Salvador”.

Painéis

Outros temas referentes à família foram tratados nos painéis conduzidos por profissionais de diversas áreas e também envolvidos em programas de orientação familiar. Os temas centrais dos painéis foram: “Família: Lugar Adequado para a Formação Individual” coordenado pelo Dr. Sérgio Lomelino, “Família como Escola de Virtudes da Convivência Social” coordenado pela Professora Marilisa Guerra e “Importância da Família para o Encontro com Deus” coordenado pelo Prof. Dr. Paulo Sérgio Pereira da Silva. Em cada uma das sessões plenárias, sempre verificando-se perfeita sinergia entre os palestrantes e a platéia, foram considerados vários dos ensinamentos de Josemaría Escrivá sob a ótica do relacionamento entre o casal e os filhos.

O encontro também contou com a participação de D. Rafael Llano Cifuentes, Bispo Auxiliar do Rio de Janeiro, que entre suas atribuições ocupa-se da Pastoral da Família. Em sua exposição, D. Rafael Llano sublinhou a estreita relação que há entre fidelidade e felicidade, referindo-se às palavras de Josemaría Escrivá: “Queres ser feliz? Sê fiel. Queres ser muito feliz? Sê muito fiel”.

© 2002, Escritório de Informações do Opus Dei na Internet

ADEF - Associação de Desenvolvimento da Família

Retirado do site: www.opusdei.org.br

 





www.opusdei.org.br

 

 

Divulgue esse artigo para outras famílias e amigos.
www.portaldafamilia.org