logotipo Portal da Familia

Portal da Família
Início Família Pais Filhos Avós Cidadania
Vídeos Painel Notícias Links Vida Colunistas
 

Fabio Toledo

Coluna "Assuntos de Família"

Preparação para o Natal

Fábio Henrique Prado de Toledo

Inicia-se mais um mês de dezembro e, com ele, acendem-se as luzes a nos lembrar de que mais um Natal se aproxima. A ansiedade das crianças em saber quando montaremos a árvore e colocaremos os enfeites natalinos na casa, a decoração nos shoppings e nas ruas são prenúncios desta comemoração.

O Natal é uma festa da alegria. Não dá para celebrá-lo com tristeza. Como então, estar alegre, sobretudo nesse tempo?

Quando se fala em alegria, vem à nossa mente um sentimento prazeroso, que gostaríamos de tê-lo sempre conosco. Porém, pensamos ser um estado de ânimo, que depende de fatores externos e internos que não estão ao nosso controle: saúde, dinheiro, paz na família e no ambiente de trabalho etc.

Mas será que a alegria, que nos é tão fundamental na vida, sobretudo no Natal, é um mero sentimento que nada podemos fazer para alimentá-lo?

Penso que a alegria é, sim, um sentimento. Porém, mais que isso, é também uma virtude. E, nesse sentido, estar habitualmente alegre depende de uma luta que se trava em nosso interior. No entanto, essa “batalha” não se dá por alcançar como que artificialmente esse estado de ânimo, como aqueles que fingem grandes gargalhadas para disfarçar a amargura que trazem na alma.

No fundo, a luta há de se travar naquilo que nos poderá trazer verdadeiramente a alegria. Vale dizer, há que se saber buscá-la na sua fonte.

Uma delas é o esquecimento próprio que nos leva a nos doarmos aos outros – esposa, marido, filhos, amigos – por amor. É curioso notar como aquelas pessoas que não pensam em si, que dão como sentido às suas vidas na busca por agradar aos demais estão habitualmente alegres. Quando pensamos nelas, talvez pensemos que seriam tristonhas e abatidas. No entanto, na verdade são aquelas que constroem a sua alegria em bases mais sólidas.

Outra fonte inesgotável de alegria é encontrar um sentido profundo e verdadeiro para as nossas vidas. Quem sabe que tem uma missão e preenche os dias da sua vida na busca por segui-la encontra a realização e a paz que não podem ser destruídas pelas adversidades, por maiores que sejam.

Além disso, a forma com que se encara a própria morte é também uma fonte de tristeza ou de alegria. Imaginemos como nos sentiríamos se tomássemos um avião sabendo que, no meio da viagem, ele se chocaria contra um rochedo. De certo modo, é assim que se sentem as pessoas sem fé, que acreditam que ao fim desta vida tudo se acabará, tudo estará aniquilado. Ao contrário, aqueles que creem na vida eterna caminham mais seguros de si, sem medo da vida nem morte, construindo dia a dia uma felicidade que um dia simplesmente atingirá a sua perfeição.

O tempo do Natal é também de reflexão. Assim como uma estrela guiou aqueles magos do oriente até onde estava o Menino, também nós temos algo a nos guiar. E um guia seguro de que estamos no caminho certo é a alegria habitual, assim como a tristeza frequente é o sinal de que seguimos caminhos errados, que não nos conduzem à vida.

Talvez muitos de nós já tenhamos experimentado uma alegria mais profunda e duradoura quando praticamos uma ação verdadeiramente boa para os outros, como visitar um doente, esforçando por lhe dizer coisas amenas, ou quando visitamos alguma instituição que cuida de crianças ou idosos abandonados, ou ainda quando realizamos um simples gesto de ajudar um idoso a atravessar uma rua.

E então ficamos como que perplexos, sem saber de onde brotou essa alegria. No entanto, ela surge porque entrou no nosso coração. E esse tem uma porta que somente abre para fora. Quando tentamos abri-la para dentro, para o nosso egoísmo, para os nossos interesses mesquinhos, mais a fechamos. No entanto, quando abrimo-la para fora, com um amor desinteressado, então por ela entra uma brisa suave de alegria, paz e serenidade que o mundo nem ninguém nos poderão roubá-la.


família reunida no natal

Ver outros artigos da coluna

Publicidade


Fábio Henrique Prado de Toledo é Juiz de Direito em Campinas e Especialista em Matrimônio e Educação Familiar pela Universitat Internacional de Catalunya – UIC.

e-mail: fabiohptoledo@gmail.com

Blog: http://fabiohptoledo.blogspot.com.br/

Publicado no Portal da Família em 16/12/2012

Divulgue este artigo para outras famílias e amigos.

Inscreva-se no nosso Boletim Eletrônico e seja informado por email sobre as novidades do Portal
www.portaldafamilia.org


Publicidade