logotipo Portal da Familia

Portal da Família
Início Família Pais Filhos Avós Cidadania
Vídeos Painel Notícias Links Vida Colunistas
 
Rebeca Batista da Silva
Coluna "Mãe e bebê, vida que segue"

Nascimento: sensações desde a barriga

Rebeca Batista da Silva *

Desde o momento em que a mulher descobre que está grávida, há várias mudanças hormonais, corporais, de sentimentos. Existe o medo da responsabilidade, a insegurança de estar apta para a formação e educação desse novo ser.

O tempo vai passando, e cada etapa da gestação e acompanhamento do desenvolvimento da criança que está por vir se torna mais prazerosa e encantadora.

Ao chegar próximo ao nascimento, a mulher já está super ansiosa para ver o rostinho daquele pequeno ser ao qual já deu nome, preparou o quarto para recebê-lo, comprou brinquedos e espera há tanto tempo.

Foram vários meses de cuidados com alimentação, consultas médicas, acompanhamentos para que tudo corra bem. Desde o primeiro movimento na barriga e o primeiro ultrassom com a batida do pequenino coração, esse vínculo se fortalece e o amor vai sendo construído.

Quando chega o grande dia, a experiência é nova para ambos, mãe e bebê, eles ainda vão se conhecer de fato, se sentir, se acostumar um com as necessidades do outro.

A mãe precisa se sentir responsável e segura sobre os cuidados do bebê. Ela pode aproveitar cada momento com ele, como a hora da amamentação, no banho, na hora de trocar o pequeno para entrar em contato com ele, tocando, acarinhando, massageando seu corpinho, esse contato também é muito estimulante para o bebê.

Nesse momento de intimidade, o recém-nascido vai começar a reconhecer a mãe pelo cheiro, pelo toque, pela pele, pelo calor, e a mãe, por sua vez, vai aprender a identificar as necessidades do seu filho, observando os sinais que ele lhe transmite.

É importante ressaltar que, cada filho e cada gestação são diferentes. A mãe precisa ter isso em mente para que possa valorizar, quando tem mais de um filho, esse momento de se conhecerem, de se doarem um ao outro, fazendo com que a mãe se sinta útil e responsável direta pelos cuidados ao bebê e este se sinta protegido, sabendo que tem alguém que não irá deixar nada de mal acontecer.


Rebeca Batista da Silva é enfermeira intensivista (Coren-SP 171720), graduada em enfermagem pela Universidade de Pernambuco-UPE e pós-graduada (Especialista) em UTI neonatal e pediátrica.

e-mail: becabatista@yahoo.com.br

Publicado no Portal da Família em 15/01/2013

 

mãe e bebe recem nascido

Ver outros artigos da coluna

Publicidade

 

Divulgue este artigo para outras famílias e amigos.

Inscreva-se no nosso Boletim Eletrônico e seja informado por email sobre as novidades do Portal
www.portaldafamilia.org


Publicidade