logotipo Portal da Familia

Portal da Família
Início Família Pais Filhos Avós Cidadania
Vídeos Painel Notícias Links Vida Colunistas
 

Sugestões para a comemoração das Bodas de Ouro (50 Anos de Casamento)

As Bodas de Ouro, também chamado de “O aniversário de ouro”, é a mais famosa das comemorações relacionadas ao casamento. E não faltam motivos para essa fama!

Passar meio século no amor com uma pessoa é uma maravilhosa declaração sobre a vida de casado. Ver um jovem casal apaixonado é uma alegria, mas ver um casal de idade no amor é uma bênção.

Eles conseguiram sobreviver meio século de altos e baixos da vida juntos. Quem pensa que a vida de casado é só alegria, se engana. Um casamento duradouro é feito de muitas batalhas, e de muito esforço para superar as dificuldades. Muitas pessoas não resistem aos cinco primeiros anos, muito menos dez vezes esse número.

Por isso, um aniversário de casamento é a celebração do amor, confiança, parceria, tolerância e tenacidade. E quando um casal acalenta seu casamento há 50 anos, certamente merece um grande brinde. Com um pouco de criatividade, o casal, filhos, parentes e amigos podem expressar essa alegria de forma a tornar essa ocasião memorável.

Aqui estão algumas sugestões para a comemoração de um aniversário de casamento de 50 anos, junto com ideias para ajudar você a escolher um presente ao mesmo tempo pessoal e significativo.

Cores e materiais: Seguindo a tradição , o ouro é o material tradicionalmente associado às Bodas de Ouro, porque otimismo e riqueza são frequentemente associados ao ouro, e não só pelo fato de ser bonito, como também por ser, ao mesmo tempo, forte, maleável e resistente à corrosão.

A cor associada é o dourado, e a flor tradicionalmente associada a bodas de ouro é a violeta.

Ideias para comemorar a Bodas de Ouro

Espalhe o dourado, sem exagero

Mesa com itens dourados

Se planejar uma reunião festiva, use brilho dourado (glitter) em flores, cartões, papéis de embrulho, balões, etc. Arrume a mesa com uma toalha dourada (pode ser de papel dourado), use porcelana e cristais com uma guarnição de ouro (pode até alugar essas peças), use velas votivas douradas (pode ser só o suporte dourado), forminhas douradas para doces, coloque flores em vasos dourados.

Mas não exagere. Se achar que vai ficar dourado demais, opte por apenas alguns desses detalhes.

Renove seus votos de casamento

Que tal uma cerimônia religiosa em família? É sempre um bom momento de renovar os votos de casamento. Uma boa ideia é assistir com a família a missa, avisando antes a Igreja sobre suas bodas. De preferência na mesma Igreja em que casou, mas pode ser em qualquer paróquia. Em geral os padres costumam fazer uma breve e bonita cerimônia de renovação dos votos e de benção das alianças.

Mandar polir as alianças antigas, ou mesmo trocar por novas alianças também é uma opção, simbolizando a renovação dos votos de casamento. Também é uma oportunidade para ajustar o tamanho das alianças a eventuais mudanças no tamanho e formato atual das mãos dos cônjuges.

 

taças com espumante dourado
Que tal fazer um brinde com um vinho espumante ou champagne dourado?

Se preferir uma comemoração mais simples ou ao ar livre, uma opção é planejar um piquenique usando pratos de papel dourado, ou taças e guardanapos com detalhes dourados.

Se for comemorar num restaurante com a família e amigos, escolha, se possível, um lugar tranquilo, sem barulho excessivo, onde será possível conversar sem ter de gritar, alguém fazer um discurso, etc. Restaurantes em hotéis costumam ser uma boa opção para esse tipo de evento. É conveniente fazer reservas antecipadas para evitar surpresas desagradáveis. Se a família gosta de festas animadas, com muita música, o ideal é fazer num salão de festas ou numa chácara.

Contrate um coral ou grupo de música especializado em cantar canções de época. Em algumas cidades existem grupos com repertório específico para ocasiões especiais, como aniversários e bodas. Normalmente, assistir a uma apresentação desses grupos emociona a todos. Exemplos de grupo de serenatas: Trovadoreos Urbanos, Iluminuras, Naquele Tempo e outros.

Sugestões de presente para Bodas de Ouro

Ao considerar comprar presentes, pense duas vezes antes de comprar placas comemorativas, joias ou itens decorativos. Muitos idosos estão na fase de tentar reduzir a desorganização do lar e as posses excessivas de objetos. Um presente como um jantar em um restaurante especial, uma viagem, uma ajuda em alguma tarefa de arrumação da casa, etc, poderá ser melhor apreciado que um objeto de decoração. Ou talvez ingressos para um bom filme, uma boa peça de teatro, um evento esportivo do agrado do casal, um concerto de música. Uma dica é dar o presente enfeitado com uma fita ou laço dourado.

O casal pode preferir que eventuais presentes sejam revertidos em ajuda a obras assistenciais. Para isso, podem anexar nos convites para a festa um cartãozinho onde expressam essa vontade. Um exemplo de texto para o cartão é:

O casal agradece a todos os convidados que, ao invés de trazerem presentes, fizerem uma contribuição em dinheiro à <entidade de caridade escolhida, informando o endereço ou conta bancária>.

Faça você mesmo - Sugestões de presente que você mesmo pode fazer ou onde você pode dar um toque mais pessoal ao presente:

Compre um porta-retrato dourado e coloque uma linda foto do casal ou da família.

Compre um móbile, desses que permitem colocar diversas fotos. Preencha com fotos dos familiares, ou deixe para o casal escolher as fotos que mais lhe sejam significativas.

Crie no computador uma apresentação ou um filme sobre o casal, do tipo “esta é sua vida”, com fotos de recordações da família (festas em família, filhos, netos, passeios, casas onde moraram). Há vários programas de computador que podem ser usados para isso, como, por exemplo, o Power Point ou o Movie Maker. Coloque uma boa música de fundo, e na festa, passe essa apresentação na forma de um filme. Costuma causar muita emoção recordar momentos significativos da história da família. Afinal, dizem que “recordar é viver”.

porta-retrato dourado

Monte um CD com músicas da época da data do casamento, que sejam do gosto do casal.

Crie um poema (ou procure algum bem bonito) sobre o casamento ou o amor, escreva em tinta dourada e o coloque em um quadro colorido dourado. Se puder ser lido em voz alta por um dos netos, bisnetos ou filhos... que emoção!

Costure uma colcha de retalhos onde cada quadrado foi feito por um membro da família ou amigos íntimos.

Monte uma árvore de desejos. Você pode fazer o tronco (ou um ramo grande) pintado de dourado ou decorado com fitas e ornamentos dourados. Preencha os ramos com imagens dos principais acontecimentos de sua vida, as pessoas que amam e apreciam vocês, assim como bilhetes para uma viagem, cheques de viagem, vale-presente para diferentes eventos e restaurantes e coisas assim.

álbum de fotos
Monte um álbum de fotos de memória com as imagens que relembrem os 50 anos juntos. Inclua fotos do casamento, filhos, netos, amigos, viagens em conjunto, casas onde viveram, etc Uma boa ideia é incluir histórias de filhos e amigos.

Você tem outras dicas de presentes que deram, ou receberam, em bodas de ouro, e que agradou? Mande para nós, para compartilharmos.


Publicado no Portal da Família em 03/10/2013

casal romântico em bodas de 50 anos e flor

Publicidade

Divulgue este artigo para outras famílias e amigos.

Inscreva-se no nosso Boletim Eletrônico e seja informado por email sobre as novidades do Portal
www.portaldafamilia.org


Publicidade