logotipo Portal da Familia

Portal da Família
Início Família Pais Filhos Avós Cidadania
Vídeos Painel Notícias Links Vida Colunistas
 

As 10 melhores empresas para as mães trabalharem

 

por Victor Gonçalves


Anualmente a revista norte-americana “Working Mother, the smart guide for a whole life” (www.workingmother.com) publica uma lista das 100 melhores empresas americanas para mães trabalharem. São empresas que proporcionam algumas facilidades para que as mães (os pais, em geral) possam manter um equilíbrio saudável entre o trabalho e a família, sem precisar abdicar de um ou de outro.

Embora analise apenas empresas americanas numa realidade de vida americana, a lista mostra que algumas iniciativas são possíveis, e que grandes empresas estão percebendo que tanto elas como a sociedade ganham muito ao proporcionarem meios para que seus funcionários, em especial as mulheres que assumem sua vocação para a maternidade, possam trabalhar sem que para isso precisem abrir mão da vida com sua família e seus filhos.

Como é feita a lista
Primeiramente, as empresas (privadas ou públicas de qualquer tamanho e em qualquer ramo de atividade) respondem a um questionário, que inclui questões sobre a cultura da empresa, população de empregados e políticas referentes à benefícios para as vida familiar de seus empregados e para a valorização da mulher. A pesquisa enfoca a disponibilidade e acompanhamento de programas de incentivo, bem como a quantidade de gerentes comprometidos com esses programas. Também são coletados documentos que permitam comprovar a existência de tais benefícios e programas, e são feitas visitas no local.

Neste ano (2002) foi dado um peso especial em 3 quesitos de avaliação: a existência de horários de trabalho flexíveis (incluindo a possibilidade de uma jornada de horário reduzida); vantagens que promovam a carreira profissional das mulheres; e o tempo de licença maternidade nos casos de novos filhos, porque é crítico para as mães poderem ficar em casa o maior tempo possível com seus bebês sem sofrerem por isso uma pressão em relação à sua carreira profissional.

Dessa lista mais ampla, a Working Mother elaborou uma lista com as “10 Melhores”.

As 10 Melhores Empresas em 2002

Segundo a revista, todas as empresas da lista “100 Melhores Companhias” são líderes nos Estados Unidos em proporcionar um melhor equilíbrio entre o trabalho e a família (work/life) para seus funcionários. Mas estas 10 companhias, listadas alfabeticamente abaixo, chegaram ao topo da lista deste ano por se destacarem em diversos programas de benefícios (family-friendly programs), incluindo esforços para promover e apoiar as mulheres.

Abbot Laboratories
Os programas de benefícios familiares são excelentes. Os benefícios incluem berçário na empresa e uma variedade de opções flexíveis de horários de trabalho.

American Express
Amex tem um forte compromisso em proporcionar uma relação trabalho/família equilibrada, incluindo berçário, pagamento de boas gratificações para os casos de novos filhos e opções para um horário de trabalho flexível.

Bank of America
O banco prove diversas facilidades para cuidar das crianças na empresa, bons períodos de licença para os casos de paternidade, maternidade e adoção, e um serviço de aconselhamento de carreira para mulheres.

Booz Allen Hamilton
Eliminou a necessidade de horas extras de maneira inovadora, fazendo uso de flexíveis arranjos no trabalho.

Bristol-Myers Squibb
Esta companhia farmacêutica fez vários investimentos em facilidades para os pais cuidarem dos filhos, tais como berçários, e ajuda seus empregados a montarem uma agenda de trabalho flexível adequada às necessidades de uma relação trabalho/família balanceada.

Colgate-Palmolive
Esta empresa presta atenção nas pesquisas feitas com seus funcionários. Este ano, essa atenção foi transformada em uma expansão nos programas de berçários/creches e em licença adicional para pais.

Computer Associates
Reconhecida por seu extenso programa de creches em suas sedes e agenda de trabalho flexíveis, essa firma de tecnologia treina seus gerentes para se preocuparem em proporcionar uma relação equilibrada entre trabalho/família.

Fannie Mae
Essa empresa do ramo hipotecário é um padrão em programas que valorizem o equilíbrio entre trabalho/família, com amplo esquema de horários flexíveis e boas oportunidades para a carreira das mulheres.

General Mills
Reconhecendo as necessidades de seus funcionários, essa empresa do ramo alimentício tem investido em creches para filhos de funcionários, e formalizando opções de horários flexíveis e formando um grupo de aconselhamento de carreira para mulheres.

IBM
Um líder de longa data no quesito trabalho/família, a IBM continua na frente quando se analisa a flexibilidade de horários de trabalho, o avanço profissional das mulheres na empresa e berçários/creches ao redor do mundo.


Destaques em cada categoria

Flexibilidade: DuPont

Empregados em 81 das 85 localidades da Du Pont podem usar um horário de trabalho reduzido, um horário bem flexível ou trabalhar em casa (telecommuting). Estima-se que 12.000 linhas de transmissão de dados foram instaladas em casas de empregados, permitindo ao mesmo trabalhar com seu computador em casa, representando 30% do quadro de funcionários da DuPont.

Representação feminina: CIGNA
Cerca de 77% dos funcionários da CIGNA são mulheres, assim como 50% do quadro de executivos.

Berçários/Creche: Bristol-Myers Squibb
Possui 3 berçários/creches que atendem cerca de 1.329 crianças. Uma quarta unidade está sendo construída em Nova Jersey, com capacidade para mais 170 crianças. Esse novo centro inclui um espaço externo para lazer acessível por crianças com necessidades especiais. Um espaço para cuidados de crianças doentes também são oferecidos pela empresa.

Avanços: S.C.Johnson & Son
Um número impressionante de 463 funcionárias participaram de treinamento de formação gerencial no último ano, e um grande número participou de programas de aconselhamento de careira, grupos de apoio, seminários e conferências para mulheres.

Cultura de preocupação com a família: Citigroup
O Citigroup treinou 630 gerentes no último ano em assuntos relacionados ao equilíbrio trabalho/família. Serviços de apoio foram usados por aproximadamente 5 mil funcionários, e incluem massagem terapêutica, lavanderia, academia de ginástica e serviços bancários. Todos os funcionários são elegíveis para bolsas de auxílio educação, e no último ano o Citigroup concedeu 262 bolsas de estudo para filhos de funcionários.

Apoio paternidade/maternidade: Arnold & Porter
Novas mães podem ter 12 semanas de licença-maternidade com remuneração integral. A licença paternidade é de 6 semanas também com remuneração integral. Em casos de primeira adoção, licença de 8 semanas com remuneração integral, e 6 semanas para outras adoções. Através de uma política não formalizada, os pais podem negociar retornar ao serviço trabalhando parte do tempo.

 


Divulgue este artigo para outras famílias e amigos.

Inscreva-se no nosso Boletim Eletrônico e seja informado por email sobre as novidades do Portal
www.portaldafamilia.org


Publicidade