logotipo Portal da Familia

Portal da Família
Início Família Pais Filhos Avós Cidadania
Vídeos Painel Notícias Links Vida Colunistas
 

COMO MULTIPLICAR A INTELIGÊNCIA DO SEU BEBÊ

Instituto de Desenvolvimento da Educação

"Entender o cérebro de uma criança e a forma de ele se desenvolver é a chave para se entender a aprendizagem - Jane M. Healy".

Nos últimos anos, descobertas no campo da neurologia, trouxeram a pais e educadores uma notícia excelente: Ter um filho inteligente e equilibrado não depende só da sorte ou herança genética. É possível desenvolver a inteligência e habilidades da criança através de uma variada gama de estímulos, segundo Julia Manglano fundadora da Escola AeD de estimulação e educação infantil (www.escolaaed.com.br) .

O cérebro do bebê desenvolve-se da mesma forma que o feto cresce: repentinamente. E o ajustamento desse crescimento repentino pode ser vital. Ele começa a funcionar no ventre da mãe, meses antes do nascimento. O feto registra tudo o que ele percebe do meio fluído em que se encontra: ele ouve, sente gosto, é sensível à luz, reage ao tato, aprende e recorda.

As emoções que a mãe sente podem afetá-lo. As palavras ternas ou a música suave o tranqüilizam. Falar irritadamente ou a música estridente o incomodam. Os ritmos da pulsação do coração da mãe lhe sossegam. Mas, se o medo acelera as pulsações, em pouco tempo, o coração do feto bate duas vezes mais depressa.

O cérebro cresce pelos estímulos que recebe, explica Júlia. Quanto mais estímulos seu bebê receber, mais conexões neurológicas se formam e, portanto, mais habilidades ele terá.

Mas, o que são estímulos?

Segundo Julia Manglano, são brincadeiras e exercícios como: música, massagens, movimentos, imagens, conversas, que além de divertirem o seu bebê, criam um vínculo mais forte entre mãe e filho.

A ESTIMULAÇÃO

Quando começar ?

Desde o nascimento ou mesmo antes, explica Júlia.
Os três primeiros anos de vida são os mais importantes para o desenvolvimento do seu bebê em todos os sentidos. Até os 3 anos - Idade de Ouro - o cérebro se forma em 60%.

É a fase onde a criança pode adquirir qualquer habilidade com muita facilidade, diz Julia.

Um programa de estimulação não pode ser arbitrário; ao contrário, há de incidir em uma série de campos de desenvolvimento. Os exercícios e atividades hão de estimar algumas capacidades que são para a criança, como os pilares de seu desenvolvimento intelectual. O atraso ou a estimulação de cada um destes campos influi no restante.

Enquanto mais se fortaleça cada um deles, mais se enrijece toda a estrutura. Por isso, é importante estimular todas as áreas de aprendizagem com a mesma intensidade e dedicação, se queremos alcançar um desenvolvimento intelectual, equilibrado e harmônico da criança.

Como multiplicar a inteligência do seu bebê
Campos de Desenvolvimento
O momento de estimular
Fatos
Regras de ouro para uma boa estimulação

 

Cursos AeD

Divulgue este artigo para outras famílias e amigos.

Inscreva-se no nosso Boletim Eletrônico e seja informado por email sobre as novidades do Portal
www.portaldafamilia.org


Publicidade