logotipo Portal da Familia

Portal da Família
Início Família Pais Filhos Avós Cidadania
Vídeos Painel Notícias Links Vida Colunistas
 

Floriano Serra

Coluna "Comportamento & Qualidade de vida no trabalho"
A EMPRESA-SORRISO

Floriano Serra
florianoserra@terra.com.br

Vou começar o ano assumindo uma teimosia, uma certeza incessantemente repetida nos meus artigos e palestras em 2003: é possível existir uma empresa onde se trabalha feliz.

Certamente ao longo deste novo ano, vou correr o risco, junto a alguns leitores, de ser taxado de repetitivo. Não importa. É um risco assumido porque é fruto de uma tranqüila, absoluta e irreversível convicção: a de que é possível ser feliz no trabalho - desde que se tenha a sorte e o privilégio de se trabalhar numa empresa que promova, permita e produza felicidade, além de bens e serviços de alta qualidade e de grande aceitação pelos clientes e consumidores.

Tranqüiliza-me o fato de não estar só nessa teimosia, pois faço minhas as palavras do escritor francês André Gide: "Todas as coisas já foram ditas. Mas como ninguém escuta, é preciso sempre recomeçar".

Vocês bem sabem como tem gente "surda" nas empresas... E o pior é que, para estes, não adianta fazer audiometria nem cirurgia nos tímpanos. O problema é mais embaixo - ou mais em cima, sei lá. Quantas Parmalats vão precisar implodir e explodir para que alguns empresários "ouçam" a simples verdade de que a ganância, a falta de ética e a exacerbação do poder não levam a nada, senão à infelicidade?

Acredito numa empresa-sorriso - até porque conheço uma.

Acredito numa empresa onde se trabalha feliz - até porque conheço uma.

E porque conheço, acredito que existam empresários e executivos competentes e vencedores, que dirigem empresas lucrativas e éticas. E que, por extensão, sorriem para o porteiro, o faxineiro, o colaborador operacional, o administrativo, o de vendas e, claro, para todos os seus executivos e liderados, independente do nível hierárquico. Uma empresa onde todos sorriem - porque são felizes.

Daria um bom papo a gente discutir numa rodinha de amigos o que é causa e o que é efeito nesses casos: a empresa é lucrativa porque é sorridente ou é sorridente porque é lucrativa? Quem nasceu primeiro: o ovo ou a galinha? E, cá pra nós, o que isso importa?
O que realmente importa saber é que, se isto é um sonho, é perfeitamente possível - como na maioria dos sonhos - transformá-lo em realidade.

E como é essa empresa-sorriso?

Antes de tudo, é uma empresa que tem a ousadia e a coragem de tomar decisões também com o coração e a intuição. Onde a Razão é valorizada - sem excessos - e onde o "poder" é desmistificado. Poder que não constrói felicidade, não merece esse nome. Claro que na empresa-sorriso o lucro também é importante e, na busca dele, ninguém brinca em serviço. Ou melhor, até brinca, na medida em que todos aprendem a conviver e a se divertir com os desafios. Mas, como em tudo na vida, há limites. A diferença é que na empresa-sorriso os limites são bem definidos. Por exemplo: nenhum milhão de lucro a mais vale o sofrimento, a infelicidade ou a doença de um só colaborador. Porque a empresa-sorriso sabe que o conceito de lucro é relativo. Uma empresa "doente" - rígida, mal-humorada, antiética, injusta, repressora - jamais pode se considerar lucrativa por mais que suas receitas superem suas despesas. Há um ganho humano que dinheiro nenhum substitui. O ganho da paz, da harmonia, da amizade, do bem-estar, do reconhecimento, do respeito, do crescimento, do sorriso - basta? Ou será que alguém, acreditando que o dinheiro resolve tudo, preferiria estar na pele do...esqueçam, não vou citar nomes. Quem lê jornal, ouve rádio ou assiste tele-jornal não terá dificuldades para preencher as reticências.

Como diz um empresário-sorriso, amigo meu: "A empresa-sorriso é uma entidade que não manipula pessoas, que não cria medos de dispensas imotivadas, que dá espaço para a participação de todos os seus colaboradores e que sabe despertar neles a motivação e o comprometimento. Enfim, é um lugar onde nos sentimos verdadeiramente "donos da empresa" , onde todos se sentem "empresários".

É isso aí. Não preciso dizer mais nada.

Difícil? Utópico? "Não sabendo que era impossível, ele foi lá e fez!" - como já li essa frase com crédito a ambos, não sei se foi o Lao Tse ou o Jean Cocteau quem falou isso, mas falou bonito. Impossível é aquilo que ainda não se tentou fazer.

Aliás, é justamente por achar que essas mudanças nas empresas são impossíveis é que muita gente boa deixa de tentar, o que acaba retardando a implementação desses novos modelos de gestão de pessoas. Isso me faz lembrar a "bola-fora" do Prêmio Nobel em Física, Robert Milikan, quando, em 1920, disse: "Não há a mínima possibilidade de que o Homem possa algum dia utilizar o poder do Átomo". Bom, dez anos depois Lord Rutheford, descobridor da fissão nuclear, também deu sua pisadinha de bola: "Quem imagina que a transformação do átomo possa ser fonte de energia, está falando bobagem". E não pensem que essas crises de miopia mental eram privilégios do século XX. Em 1872, Pierre Pouchet, Professor de Fisiologia de Toulouse, França, afirmava que "A teoria dos germes, de Louis Pasteur, é uma ridícula ficção!"

Eu não tenho a menor dúvida de que, em pleno 2004, há quem esbraveje contra meus artigos e palestras: "Empresa-sorriso? Felicidade no Trabalho? Alegria na Organização? Bah!!! Essas teorias do Floriano Serra não passam de uma grande bobagem!!! "

Tá bom, fazer o que? Quem viver, verá.
Feliz Ano Novo e Sorridente pra todos.




Floriano Serra
é psicólogo, Diretor de Recursos Humanos e Qualidade de Vida da APSEN Farmacêutica e presidente do IPAT -Instituto Paulista de Análise Transacional.


 

Ver outros artigos da coluna

Divulgue este artigo para outras famílias e amigos.

Inscreva-se no nosso Boletim Eletrônico e seja informado por email sobre as novidades do Portal
www.portaldafamilia.org


Publicidade