logotipo Portal da Familia

Portal da Família
Início Família Pais Filhos Avós Cidadania
Vídeos Painel Notícias Links Vida Colunistas
 

Se quer ser um bom pai, seja um bom esposo

O último livro de Piero Ferrucci, "Nossos mestres as crianças" já foi traduzido para onze idiomas. Ali ele diz: "De fato falta tempo, mas afinal me dei conta: a relação com meus filhos passa através da relação com minha mulher. Não posso ter com eles uma boa relação se minha relação com ela não é boa".

A experiência clínica de Ferruci lhe mostrou que "cada ser humano é o resultado da relação entre os indivíduos: seu pai e sua mãe. E essa relação vive dentro de nós como uma harmonia belíssima ou como uma laceração dolorosa. A relação entre nossos progenitores - diz Ferruci - nos constitui no que somos. E isto é verdade também na época da família dormitório, dos progenitores solteiros, da fecundação artificial, da manipulação genética, dos ventres de aluguel, dos bancos de espermatozóides ... Uma criança sente com todo o seu ser a relação entre seus genitores, seja qual seja, e a sente em si mesma.

Se a relação está envenenada, o veneno circulará por seu organismo. Se a atmosfera não é harmoniosa, crescerá na dissonância. Se está cheia de ansiedade e inseguranças, também seu futuro será incerto.

A conclusão, então, parece clara: se quer ser um bom pai, seja um grande marido. Se quer ser uma boa mãe, seja uma grande companheira para teu marido. Isto parece simples, mas na prática não o é. Porque? Ferruci responde em primeira pessoa e com grande humildade:

"As vezes tenho esquecido essa realidade. Tenho tido demasiada confiança. Sabendo que nossa relação não vai bem, a tenho deixado assim. Abandonada a relação a sua própria sorte, de pronto aparecem as discussões, as recriminações".

Quando um matrimônio reage a tempo e recupera o belo de seu amor, os primeiros a darem-se conta disso são os filhos. E conta sua própria experiência, depois de uma temporada em que obcecado por escrever seus livros, começou a levantar-se as cinco da manhã e passar o dia a zangar-se pelos ruídos e as interrupções:

"Comecei a sentir-me deprimido, algo não andava bem. Ao fim compreendi o que sabia mas não queria admitir. A ordem de minhas prioridades estava equivocada".

"Decidi devolver a Vivien, minha mulher, um marido não de sonhos. Depois ocorreu algo sutil e surpreendente. Melhorou minha relação com Emílio e Vivien. Não que fosse uma relação má, mas havia algo que não me agradava. Seguidamente Emílio era descortês com ela e falava comigo como se Vivien não existisse, ignorando-a como o machista mais empedernido. Depois entendi: Emílio me mostrava qual era minha atitude para com Vivien... Era eu que a transformava em uma sombra. Por sorte me dei conta a tempo".

Como manter e melhorar constantemente a relação conjugal? Este autor italiano é um grande romântico e crê que a fonte do amor para os esposos radica na recordação de seus melhores momentos.

"Ao contrário do que muitos pensam, eu creio que o fato de enamorar-se é o instante mais autentico da relação entre as pessoas; é quando elas vêem que todas as possibilidades se abrem diante delas, quando tocam a essência e a beleza do amor... Diante dos olhos de minha mente desfilam nossos momentos mais luminosos: o primeiro passeio juntos, a decisão de casarmos numa tarde de setembro, Vivien me recebendo no aeroporto num dia de chuva, o pacto durante a gravidez de Emílio...".

Tudo isso é a origem, a fonte: o lugar em que tudo vai bem e é perfeito. Resulta positivo regressar de vez em quando às origens e beber daquela fonte de água pura.

Fonte: MujerNueva

Traduzido para o Portal por René Bernardes de Souza Júnior

 

 

Divulgue este artigo para outras famílias e amigos.

Inscreva-se no nosso Boletim Eletrônico e seja informado por email sobre as novidades do Portal
www.portaldafamilia.org


Publicidade