logotipo Portal da Familia

Portal da Família
Início Família Pais Filhos Avós Cidadania
Vídeos Painel Notícias Links Vida Colunistas
 

Floriano Serra

Coluna "Comportamento & Qualidade de vida no trabalho"
AOS COLEGAS, COM AFETO

Floriano Serra

Por que, para grande parte das empresas, a manifestação afetiva entre colegas de trabalho ainda é tabu? Isto é estranho, sobretudo quando se sabe da enorme e atávica carência afetiva do ser humano – ainda que nem sempre assumida.

Todas as pessoas são potencialmente afetuosas.

Todas as empresas são constituídas por pessoas.

Lóóóógo...todas as pessoas que estão numa empresa também são potencialmente afetuosas.

Isso pode ser visto como uma deslavada obviedade, mas para quem tem vivência em determinadas organizações, sabe que no cotidiano delas isto pode não ser tão óbvio assim.

Como o leitor deve saber, há empresas onde a afetividade é abertamente desestimulada - para não dizer rigorosamente proibida. Sabem por que? Porque para alguns gestores, o afeto é uma demonstração de amizade e, para eles, amigos juntos é algo que provoca medo, é uma “quadrilha” que pode boicotar o “poder” deles. Esta é apenas uma das bobas fantasias que povoam a mente de algumas pessoas que não sabem lidar nem com a afetividade, nem com o poder.

Eu considero isso um avançado grau de miopia na gestão de pessoas. Acredito que é preciso existir um mínimo de afetividade para que exista a amizade – que pressupõe também respeito, solidariedade e lealdade. Por isso, por extensão, é preciso haver um mínimo de amizade para que haja plena integração profissional entre as pessoas, no trabalho.

É justamente essa integração que constitui a matéria-prima das equipes de trabalho. Ou será que alguém conhece equipes de trabalho realmente integradas que sejam compostas por pessoas que não se toleram, que não cultivam a amizade?

Um monte de pessoas que trabalham juntas, mas não se toleram e não cultivam a amizade, não merece o nome de equipe. Pode-se chamar a isso de bando, turma, grupo ou agrupamento – estes, sim, podem ser compostos por apenas colegas de trabalho, que não precisam ser amigos entre si.

Qual a diferença?

Colega é uma condição formal, contratual, temporária. Dizem os dicionários que “colega é a pessoa que pertence à mesma corporação que outra”. Ou seja, quando alguém deixa a empresa, deixa também de ser colega. Já o amigo, não. Com o amigo é diferente. A amizade sobrevive às demissões e perdura para além dos muros da empresa. Há amizades que começam numa empresa e duram por toda a vida, mesmo fora dela.

Há um outro diferencial: um colega ajuda o outro por dever, por obrigação, porque seu papel profissional assim o exige. Um amigo ajuda o outro porque quer compartilhar com ele o sucesso de um trabalho bem feito.

Que fantástico seria o clima e a competitividade das empresas se elas investissem na relação interpessoal dos seus talentos profissionais, convidando-os a se tornarem colegas-amigos ou amigos-colegas, hein?

Claro que cultural e tradicionalmente, o que as empresas e as pessoas em geral esperam no contexto de trabalho é apenas uma relação de coleguismo. Só que eu acho isso muito pouco e, utopicamente ou não, vou mais além: eu espero ver no trabalho, entre os colaboradores, uma espontânea relação de amizade que, por conseqüência e natureza, venha fortalecer a relação de coleguismo. Seria a união do pessoal e do profissional com foco nas metas e objetivos da organização e nas dos próprios colaboradores.

Antes de mais nada, devo esclarecer que não estou aqui fazendo a apologia do amor desbragado nas empresas. Isso não daria certo porque a produtividade iria despencar. Então, vamos botar os pés no chão e deixar uma coisa bem clara: empresa não é lugar pra se namorar. Quer dizer: não durante o expediente. Antes e depois, pode.

No entanto, há gestores que ficam muito bravos quando ficam sabendo que um(a) funcionário(a) seu(sua) está namorando a(o) colega do outro departamento. E fazem de tudo para atrapalhar. Em casos extremos, chegam até a ameaçar de demissão: “- Escolha – ele(a) ou o emprego?” Acredite, em certas empresas, quando um casal de funcionários se apaixona e decide casar, a empresa exige que um dos dois peça a conta – mesmo que trabalhem em setores e filiais diferentes! Pode?

Não pode, mas acontece. Conclusão: a empresa perde um bom funcionário e ainda o condena a começar sua nova vida de casado já com o orçamento doméstico reduzido às vezes pela metade. Legal, né?

A impressão que eu às vezes tenho do mundo corporativo – inclusive a julgar por inúmeros depoimentos de profissionais, ao vivo ou por e-mail – é de que algumas empresas (leia-se: empresários e gestores) não sabem que todo ser humano, sem exceção, tem absoluta e vital necessidade de atenção, carinho, reconhecimento, afeto, amizade - e, se possível, amor.

Todo profissional investe pelo menos de 8 a 10 horas da sua vida diária no trabalho. Se computarmos o tempo gasto no trânsito, esse total pode chegar a 12 ou 14 horas – mais da metade de um dia útil, do qual 6 ou 8 horas são dedicados ao sono. Portanto, das 24 horas de um dia, que tempo sobrou para o cultivo, a prática e a vivência dessa coisa sublime, reprimida, escondida, delicada, sutil - mas humana, intensa e irresistível chamada afeto?

Deixando de lado fúteis e ridículos preconceitos e atitudes machistas, todos os profissionais numa empresa, independente da hierarquia, deveriam assumir que o afeto diz respeito não só aos amorosos casais que, fora dela, curtem a vida-a-dois, mas diz respeito também a todos os funcionários que encontram dentro de si a coragem suficiente para expressar amigável ou fraternalmente a todos os colegas esse maravilhoso sentimento que Deus, numa especial concessão, pôs com exclusividade no coração de cada ser humano: o afeto - que, numa dimensão maior, transforma-se em amor ao próximo.

Mas, por favor, não me queira mal se você pensa e age diferente. Afinal, o livre arbítrio vale até para quem prefere trabalhar em solidão.


Floriano Serra é psicólogo, escritor e palestrante, autor de vários livros e artigos sobre o comportamento humano nas empresas. Foi diretor de Recursos Humanos em empresas nacionais e multinacionais, recebendo vários prêmios pela excelência em Gestão de Pessoas. É autor de uma dezena de livros, como "A Empresa Sorriso" e "A Terceira Inteligência", e mais de 200 artigos sobre o comportamento humano - pessoal e profissional, publicados em websites, jornais e revistas, inclusive no Exterior.
E-mail: florianoserra@terra.com.br


Ver outros artigos da coluna

Publicidade

Divulgue este artigo para outras famílias e amigos.

Inscreva-se no nosso Boletim Eletrônico e seja informado por email sobre as novidades do Portal
www.portaldafamilia.org


Publicidade