logotipo Portal da Familia

Portal da Família
Início Família Pais Filhos Avós Cidadania
Vídeos Painel Notícias Links Vida Colunistas
 
A anencefalia e a esperança do médico

Profa. Dra. Ieda T N Verreschi


Dizem que a carga de trabalho excessivo do médico, a pouca valorização salarial, o relacionamento difícil com o sistema de saúde, comprometendo a relação médico-paciente explicariam a infelicidade dos médicos [1].

Apesar desta confiável avaliação detecto algo mais que me perturba no momento e este aditivo de desconforto está sendo evocado pela discussão sobre a anencefalia.

Pensei na anencefalia. Sendo endocrinologista, dedicada a carreira docente desde os anos 70, acompanhei a evolução do conhecimento médico desde os primeiros surtos de crescimento em função dos avanços da Bioquímica até o envolvente momento presente dominado pela nanotecnologia e em ebulição pelas descobertas do Genoma Humano.

Estudiosa na área do Desenvolvimento Humano, conheci detalhes do funcionamento do eixo do estresse a partir das descrições de dados obtidos em biópsias praticadas em natimortos anencefálicos. [2,3] Aprendi também por eles que a presença e o funcionamento hipofisário eram fundamentais para o desenvolvimento gonadal e da diferenciação sexual a partir de determinado momento da vida intrauterina [4].

Dados recentes de um grupo multidisciplinar da UNIFESP [5] revelam um número impressionante de casos de anencefalia numa avaliação de causas de morte perinatais, representando quase 10% do total dos casos avaliados e 20% dos nascidos mortos.

Nos EUA este número baixou consideravelmente após a implantação de medidas específicas de Saúde Pública [6] estimativas iniciais de 9000 casos por ano, para menos de 2.500 anuais, ressaltando-se um número significativo de "elective terminatios" (abortamento eletivo) no primeiro período e não havendo esta informação posterior a implantação da medida introdução do consumo de 400 microgramos de ácido fólico por dia por mulheres em idade reprodutiva.

O enfoque da medida sanitária foi de a) melhoria dos hábitos alimentares b) adição de ácido fólico a alimentos 3) uso de suplementos alimentares contendo ácido fólico. De um modo geral, há, em decorrência da implantação de tais medidas, redução de 70% do número de casos de mal-formações do tubo neural e anencefalia.

Medidas semelhantes já estão sendo implantadas em nosso meio, pelo Ministério da Saúde, que também já designou grupos conceituados de Pediatria e Genética Clínica para acompanhar, de forma planejada a repercussão desta medida ao longo dos próximos anos. Resta-nos o acompanhamento e a devida responsabilização pela adequada educação sanitária da população, antes de permitirmos a adoção de medidas sanitárias eugênicas.

A medida do Conselho Federal de Medicina, que permitiu recentemente a doação de órgãos destes recém-nascidos a termo constitui-se em importante reforço às famílias para manutenção da gestação destes embriões gravemente fragilizados, oferecendo-lhes a opção pela dignidade.

Esta reflexão, cheia de esperança, revela a faceta humanística da Medicina, que aliada à Ciência continuará a promover o bem estar social e a progredir na construção do Homem, servindo de estímulo à contínua formação dos médicos.

 

Profa Dra Ieda T N Verreschi
Rg 5.705.263; CRM 12.509
Profa Adjunto de Endocrinologia - UNIFESP/EPM

 

1 - BMJ, maio de 2001
2 - Ballantyne JW. Manual of antenatal pathology and hiene. In the Embrio, Edimburgh,Wm Greene, 1904
3 - Cowel WP. A quantitative study of the hypophysis of the human anencephalic fetus. Amer J Path. 3:17-28, 1927
4 - Bearn JG The role of foetal pituitary in organogenesis. InHamburgh M & Barrington EJW. Hormones in Development. Appleton-Century-Crofts, NY, 1971
5 - Cerach, MCSP e col. Pediatric and Developmental Pathology, 28/7/2004
6 - http://www.cdc.gov/mmwr/preview/mmwrhtml/mm5317a3.htm Spina Bifida and Anencephaly before and ater Folic Acid Mandate - United States, 1995-1998 and 1999-2000.

 

Veja nossa seção Vida


Divulgue este artigo para outras famílias e amigos.

Inscreva-se no nosso Boletim Eletrônico e seja informado por email sobre as novidades do Portal
www.portaldafamilia.org


Publicidade