logotipo Portal da Familia

Portal da Família
Início Família Pais Filhos Avós Cidadania
Vídeos Painel Notícias Links Vida Colunistas
 

Coluna "A prosa heróica de cada dia"

Valores de ponta

Sueli Caramello Uliano

"Um dia de junho, chuvoso. No fim da manhã, ela foi buscar a filha que fazia ensaio de balé...

Um dia de junho, chuvoso. No fim da manhã, ela foi buscar a filha que fazia ensaio de balé, marcação de palco... Era possível entrar pelo portão do colégio onde ficava o teatro, circular o jardim de modo a alcançar a porta principal, mas não havia espaço para estacionar. E as bailarinas estavam lá dentro! Teve de parar atrapalhando o trânsito, correr até o saguão, chamar a filha de seis anos que ensaiava a sua primeira apresentação na meia ponta. Voltou para o carro aflita e saiu apressada. Já na rua, lembrou-se do cinto de segurança e estendeu o braço para apanhá-lo. Deve ter desviado o olhar minimamente do trânsito, o carro da frente parou, e ela viu-se, e ouviu-se!, batendo.

Só faltava! Atrasada para o almoço, a menina com o horário da escola espremido, garoa forte.

Desceu no maior desânimo e contemplou o pára-choque dianteiro do seu Vectra CD encostado no pára-choque traseiro do fusquinha branco.

- Amassou! - lamentava o dono do fusca, sacudindo os braços no ar.

De fato! Ela só não sabia qual dos amassados tinha sido feito por ela ! Mas batera atrás, sabia as regras. A filha assustara-se vendo aquele homem reclamando com a sua mãe; o filho do dono do fusca choramingava ao lado do pai, na chuva. Ela sugeriu que entrassem no posto, ali na esquina, para conversar. Negociaram rapidamente, ela cedeu e deu o cheque, vendo-se na iminência de comprar o fusquinha. Voltou para o carro resmungando para si e para a filha. "Pára-choque!!! Sabe quando ele vai trocar esse pára-choque? Dureza vai ser agüentar o teu pai!"

- Amassou muito o nosso? - a menina doía-se.

- Ahn? Bem... nem reparei direito. Nem dava para ficar olhando, embaixo de chuva. Alguma marca deve ter feito. Mas o teu pai vai ver, também, a marca no talão de cheques.

- Será que ele vai ficar muito brabo?

- Paciência, filha! O que eu podia fazer? Estou o tempo todo correndo contra o relógio. Uma hora a gente capota, mesmo!

- Capota?

- Não, não capotamos! Melhor assim: foi só uma encostada. Eu me entendo com o teu pai, não se preocupe, ele não é nenhum monstro.

Passou a sexta-feira com apresentação de balé sem a presença do pai, que estava trabalhando. No sábado à tarde, marido e mulher na cozinha, no primeiro momento de calmaria após o episódio:

- Sabe que eu fiz uma bobagem? - era o pai quem falava. - Ontem, ao guardar os carros, eu pus o Vectra atrás e quando estacionei o Scort na frente acabei encostando o Scort no Vectra. Já fiz muitas vezes o contrário, sem problemas... Pois acho que o Scort é mais baixo, não sei... Sabe que marcou? Que besteira! Marquei o pára-choque do Vectra, acho que vai precisar pintar inteiro - e bufava desconsolado.

A mulher segurou uma gargalhada nos lábios, com as pontas dos dedos. Mas o rosto inteiro era uma gargalhada!!! E o marido ouviu a versão original da esfolada.

- Se eu quisesse, agora me livrava! - ela ria-se e brincava com ele. - Seu bobo! Não foi você! Fui eu!

Dispensado da culpa, ele ficou desarmado para a bronca. Afinal, podia ter acontecido com qualquer um... Até mesmo com ele! E ela, ainda surpresa, avaliava os fatos. Havia-se sentido tão desamparada na hora do acidente, tão solitária, ensopando-se no "onde foi que eu errei?", na angústia de não se ter organizado melhor para não ter de correr tanto, ou sabe-se lá... E agora, se não se sentia inocentada, sentia-se compreendida. Parecia-lhe que os fatos se reorganizavam, que a vida se redefinia num novo bailado, ao som de uma nova música... Que alívio!

Pouco depois...

- Não vejo a hora de dançar na ponta! - a filha comentava enquanto comia um lanche na cozinha.

- Nem te conto o que aconteceu! - a mãe sussurrava sorrateiramente, como quem não quer ser ouvida. - Olha só o que o teu pai me falou agorinha - e contou para a menina a confusão do pai, omitindo a parte final da conversa com o marido. - Me livrei! - concluía. - Nem acredito que o teu pai acha que foi ele! Mas melhor assim! Escrevo qualquer coisa no talão de cheques e não se fala mais nisso.

A menina parou de mastigar, a boca entreaberta. A mãe movimentava-se tentando agir com naturalidade, esperando a reação.

- Você não vai contar? - a menina tinha os olhos mais abertos do que a boca.

- E eu sou boba? - a mãe persistia na interpretação. - Deu tudo tão certo! Ao invés de eu levar uma bronca... E ninguém sai perdendo, ora essa! - e movimentava-se numa arrumação de coisas forçada, para disfarçar a vontade de rir.

- Eu acho que você devia contar... - a voz triste já implorava.

- Por quê???

- Porque... ah! Porque é chato fazer assim. Não é bem que você mentiu, mas... - e a decepção era patente e arrasadora.

A mãe se pôs a rir e deixou cair a máscara.

- Estou brincando com você, filha! É claro que eu contei! Mas que a confusão foi engraçada, isso foi! Que coincidência!

- E ele ficou brabo?

- Disse para eu prestar mais atenção. O assunto acabou ficando engraçado, ainda mais que ele percebeu que eu podia ter ficado quieta e ele nem saberia a verdade...

- Mas eu achei melhor que você falou... - a menina hesitava, sem compreender os próprios sentimentos.

- Filha, o que vale mais? Evitar um mau momento com uma mentira ou um engano, ou admitir os nossos erros e falar sinceramente? Ou as pessoas são sinceras, ou não são.

E a pequena meneou a cabeça e os ombros para tão óbvia resposta. E voltou ao tema anterior:

- Não vejo a hora de dançar na ponta, mãe!

- Está mesmo animada com o balé? Será que você vai mesmo continuar?

- Bom, eu estou pensando, mesmo, em dançar na Alemanha, na Áustria...

E diante do olhar interrogante da mãe, completou:

- Mas deixa quieto! Não conta nada pro meu pai... Quer dizer: não conta nada pro meu pai... ainda!


Sueli Caramello Uliano - 28/5/2003


Sueli Caramello Uliano , mãe de familia, pedagoga, Mestra em Letras pela Universidade de São Paulo, Presidente do Conselho da ONG Família Viva, Colunista do Portal da Família e consultora para assuntos de adolescência e educação.

É autora do livro Por um Novo Feminismo pela QUADRANTE, Sociedade de Publicações Culturais.

e-mail: scaramellu@terra.com.br


 

Ver outros artigos da coluna

Divulgue este artigo para outras famílias e amigos.

Inscreva-se no nosso Boletim Eletrônico e seja informado por email sobre as novidades do Portal
www.portaldafamilia.org


Publicidade