logotipo Portal da Familia

Portal da Família
Início Família Pais Filhos Avós Cidadania
Vídeos Painel Notícias Links Vida Colunistas
 
A brasa amanhece cinza

José Lino C. Nieto


O bom conhecimento da natureza humana - parte essencialíssima da prudência - leva à serenidade: não é bom esquentar demais a cabeça porque se prejudica o raciocínio, a necessária reflexão que os problemas exigem, se queremos resolvê-los bem. Quando é preciso lidar com as emoções, próprias ou alheias, e sobretudo com iras, tristezas, impulsos (de compra compulsiva, por exemplo) e entusiasmos de tipo vulcânico, vale a pena lembrar-se sempre de que o tempo é bom conselheiro.

Não faltam aplicações práticas: não tomar nenhuma decisão, de nenhum tipo, em função da má notícia que recebemos num dia já de per si ruim; esperar para falar quando quem deveria ouvir-nos não está com ânimo de prestar atenção ou ocupar-se daquele tipo de problema; deixar passar uns dias à espera de que se acalmem os ciúmes possessivos da namorada ou do namorado; não criticar de novo, pela oitava vez seguida, a filha que insiste em sair à noite; "dar um tempo" antes de comentar a nota baixa que o caçula tirou apesar de todas as advertências prévias; saber superar a sensação de pressa louca que se apossa de nós no meio do trânsito engarrafado (afinal, que diferença farão cinco minutos a mais ou a menos? Perdido por um, perdido por mil, nunca tão bem aplicado como neste caso); pedir um prazo razoável antes de dar a resposta a um pedido insistente; não reagir imediatamente às brincadeiras sem graça dos colegas de escritório; deixar tocar o telefone histérico; botar água na fervura e interromper uma conversa na qual afloram divergências e que ameaça transformar-se em discussão e, quiçá, em agressão...

Não é fácil a ciência de julgar sem apaixonamentos, de decidir sem preconceitos e de procurar, sinceramente, o bem de todos e não apenas o próprio. Muitas vezes, o melhor será mesmo dormir umas boas horas de sono antes de agir: a noite traz bom conselho.

 

Fonte: extraído do livro Provérbios e Virtudes, de José Lino C. Nieto, Editora Quadrante, São Paulo, 1999.

 


Divulgue este artigo para outras famílias e amigos.

Inscreva-se no nosso Boletim Eletrônico e seja informado por email sobre as novidades do Portal
www.portaldafamilia.org


Publicidade