logotipo Portal da Familia

Portal da Família
Início Família Pais Filhos Avós Cidadania
Vídeos Painel Notícias Links Vida Colunistas
 


A VIDA (RE)COMEÇA AOS 50

César Souza


"A partir de amanhã vou tirar alguns sonhos da gaveta e começar a realizá-los" segredou-me uma senhora de 83 anos ao pedir meu autógrafo após palestra que realizei em Recife, Pernambuco. Sugeri, sorrindo, que não esperasse pelo amanhã e começasse naquele dia mesmo a tirar seus sonhos da cabeça e colocá-los no papel.

Estimulado pelo brilho que percebi no olhar dela, resolvi buscar exemplos de pessoas que se recusam a colocar o pijama precocemente e vão ao encontro de seus sonhos. Pensei em demonstrar que agora a vida anda começando aos 50 e até mesmo aos 60 e não mais aos 40 como se pensava antigamente.

Dona Rita Drumond é um belo exemplo. Bibliotecária aposentada, se entediou de fazer doce de gengibre para restaurantes. De tanto ir ao banco para pagar suas contas percebeu a dificuldade de outras pessoas em operar os modernos caixas eletrônicos. Aos 87 anos resolveu iniciar uma nova carreira e começou como estagiária, isso mesmo, estagiária, da agencia do Banco do Brasil no Posto 6 em Copacabana onde trabalha diariamente entre as 9h30 e 16h30.

Um pouco mais vivida, dona Maria, 92 anos de idade, mulher do Donga, aquele que compôs "Pelo Telefone", considerado como o primeiro samba gravado no Brasil, resolveu também iniciar uma carreira sólo como cantora e lançou seu primeiro CD ("Maxixe não é samba") em Outubro do ano passado. Com uma personalidade de quem nunca se acomoda resolveu ir mais além: fez o teste do sindicato dos músicos. Foi aprovada com louvor e hoje exibe orgulhosa sua carteirinha de musica profissional.

Aos 85 anos o Francisco Medeiros, aposentado, resolveu continuar na ativa de uma forma peculiar: sai de casa todos os dias as 4 da tarde vestido a rigor em um black tie, escolhe rosas e as 7 da noite chega na Zona Sul do Rio onde entrega flores a casais em bares e restaurantes e em vez de cobrar um preço recebe a quantia equivalente ao valor percebido pelo cliente.

Abraão Kansinski, um dos empresários pioneiros na implantação do parque automobilístico em São Paulo, quando fundou a Cofap, apesar de realizado, resolveu, aos 85 anos de idade, fundar uma fábrica de motocicletas e de automóveis populares na Zona Franca de Manaus. A Motos Kasinski é hoje a terceira maior fábrica do ramo no Brasil e ele próprio foi o garoto propaganda dos comerciais que veiculou na televisão.

Se você leitor conhece alguém que está relutando a colocar o pijama, lembre a ela que não está sozinha. Em recente pesquisa com 1700 aposentados, 96% indicaram que sonham em voltar a ter vida profissional ativa. Cerca de 16% pensam em iniciar um negocio próprio. Mas qualquer que seja sua idade comece a planejar o que vai fazer com todos esses anos extra que o mundo moderno lhe propicia. Você pode prestar serviço como terceirizado na empresa ou no ramo onde trabalhou, pode ensinar, montar sua empresa naquele hobby que tanto postergou, ajudar um filho, iniciar um projeto comunitário, trabalhar como voluntário em uma ONG, enfim...

Se o seu sonho é começar a desfrutar a vida, isso não significa ficar sem fazer nada. Você pode trabalhar, aprender enquanto se diverte desde que seja apaixonado pela escolha que fizer.

As empresas têm dificuldade de lidar com os aposentáveis, que normalmente passam os últimos 5 anos de suas carreiras na agonia da espera do dia em que terão de se afastar compulsoriamente. Precisam encorajar esses profissionais a buscarem alternativas, planejarem suas vidas a partir do momento que deixarem a empresa. Afinal, podem ter uma Aposentadoria Empreendedora™. Precisam oferecer essa oportunidade a eles, o que por certo será uma demonstração inequívoca de respeito pelo patrimônio humano. Também iniciativas assim por certo vão contribuir para um clima interno mais positivo e para uma imagem junto à comunidade e às famílias envolvidas.

Importante lembrar sempre que a vida recomeça pelo menos aos 50. E que sonhos não envelhecem nunca!





Cesar Souza é consultor de empresas, palestrante e autor de 2 best sellers "O MOMENTO DA SUA VIRADA" e "VOCÊ É DO TAMANHO DE SEUS SONHOS", indicados pela VEJA como 5º. E 6º. na lista dos mais vendidos na área de Negócios. O autor coordena o evento APOSENTADORIA EMPREENDEDORA para aposentáveis e aposentados.

 

 

 

 

Saiba mais sobre o workshop Aposentadoria Empreendedora


Divulgue este artigo para outras famílias e amigos.

Inscreva-se no nosso Boletim Eletrônico e seja informado por email sobre as novidades do Portal
www.portaldafamilia.org


Publicidade