logotipo Portal da Familia

Portal da Família
Início Família Pais Filhos Avós Cidadania
Vídeos Painel Notícias Links Vida Colunistas
 

A visita de Aline à Futurong - Um momento de reflexão


Contaram-me que Aline foi visitar a Futurong. Se não sabem quem é, esclareço que se trata de uma das heroínas que conquistaram a medalha de prata para o futebol feminino do Brasil nas Olimpíadas de Atenas (2004).

Todos ficaram encantados com ela e a pequenada lhe pediu autógrafos (mais de trezentos...), a que ela acedeu gentilmente com toda a sua simpatia e simplicidade.

Mas eu fiquei pensando em referências ocasionais que o Lucas fez sobre esta visita.

Ganha apenas uma bolsa de estudo para o seu curso de educação física. Tem agora a oportunidade de jogar no estrangeiro, ganhando bem, mas não se mostra nada entusiasmada: de momento está mais interessada em terminar o seu curso e permanecer com a família.

Também não está deslumbrada pela fama. Mantém a mesma simplicidade de antes. Outro ponto positivo: quer ajudar os que precisam, na esteira do pai que quer montar uma ONG no bairro modesto em que moram para ajudar os que lá vivem. Como ficou entusiasmada com a Futurong, vai transmitir ao pai as experiências que aqui presenciou. De nossa parte, ajudaremos no que pudermos.

Tudo isto leva a pensar em como o bem-estar econômico não é determinante para a felicidade das pessoas, embora esta afirmação possa parecer, nos tempos que correm, uma verdadeira heresia.

A felicidade encontra-se dentro de nós e não fora. Não é a posse dos bens que nos torna felizes: é saber ser feliz também não os tendo

É evidente que devemos procurar melhorar as condições de vida no que se refere à educação, instrução, saúde, moradia, etc. Mas sem transformar o útil em imprescindivel, o secundário em principal. Aliás, a noção de riqueza e pobreza é relativa. É rico quem olha para os que têm menos e pobre quem olha para cima, para quem tem mais.

Estas e outras reflexões que iremos explanando no futuro tiveram a sua origem na visita que nos fez uma menina boa, a Aline, que sabe manter a simplicidade no meio dos aplausos da fama e não se deixa deslumbrar pelo brilho do dinheiro: sabe que há coisas mais importantes para as pessoas que o bem-estar material.

 

Pe. José Lado Teixeira

FUTURONG - BOLETIM INFORMATIVO - N° 1 - DEZEMBRO 2004

 

0 QUE É FUTURONG

Nossa missão é promover a assistência cultural e combater a pobreza, das minorias e excluídos, sendo realizada por meio de uma infra estrutura de serviços centrados no eixo indivíduo - família - comunidade, proporcionando melhorias na qualidade de vida, possibilitando a inclusão social, resgatando a cidadania pelo desenvolvimento educacional e profissional.

Estamos situados no interior da comunidade do jardim Monte Alegre, Parelheiros, zona sul de São Paulo, onde os colaboradores da Futurong podem entender e viver a realidade local e contribuir de forma efetiva no dia-a-dia das pessoas.

As crianças, adolescentes e suas respectivas famílias se beneficiam das oficinas de artes, música, alfabetização, cultivo de virtudes, esporte e oficinas profissionalizantes.

Divulgue este artigo para outras famílias e amigos.

Inscreva-se no nosso Boletim Eletrônico e seja informado por email sobre as novidades do Portal
www.portaldafamilia.org


Publicidade