logotipo Portal da Familia

Portal da Família
Início Família Pais Filhos Avós Cidadania
Vídeos Painel Notícias Links Vida Colunistas
 

Coluna "Estratégia e inovação"
Gosto pelo Moderno, Respeito pelo Tradicional

José Luis Amâncio

Muitas pessoas buscam acompanhar a última onda tecnológica e estar em linha com a moda, esquecendo porém que muitas das coisas do passado ou melhor dizendo tradicionais estão acima dos modismos passageiros podendo até mesmo ter servido de fonte de inspiração dos mesmos ("afinal pouco se cria e muito se copia").

Devemos ter em mente o fato de que a moda e os modismos se repetem periodicamente em movimentos que são essencialmente iguais, porém em um contexto temporais e sociais diferentes acompanhando a evolução da ciência e da sociedade de um modo geral.

Tendo-se em vista a perspectiva histórica dos modismos e movimentos sociais, podemos ter indicações de como será o desenrolar de alguns acontecimentos atuais, e desta forma ter uma postura mais pro ativa e estratégica em relação aos mesmos.

Podemos citar alguns exemplos de tentativas mal sucedidas de inovação sem o respectivo alinhamento estratégico com a realidade :

O boom da Internet, aonde muitas pessoas imaginavam soluções mirabolantes esquecendo dos pilares da prática empresarial (custos x receitas, geração de caixa , e que a confiança do consumidor em uma solução é a base da boa venda).

É mais eficaz aliar a experiência das soluções tradicionais com a ousadia das soluções inovadoras buscando o equilíbrio do qual advém o bom senso e realização pessoal / profissional.

Seguem algumas sugestões relativas ao alinhamento da inovação com o tradicional:

-o principio de tudo: para se analisar uma solução ou produto inovadores procure entender o principio que norteia os mesmos.

-o meio: tendo-se em mente o princípio base de uma solução, é interessante também entender o meio pelo qual a mesma será implementada (mercado, consumidores, regulamentação).

- a concorrência: não e necessário reinventar a roda, uma vez que geralmente as idéias inovadoras ou novos produtos têm competidores, portanto é importante observar o que os mesmos estão fazendo ou irão fazer.


Boa sorte e sucesso.



 

Ver outros artigos da coluna

Divulgue este artigo para outras famílias e amigos.

Inscreva-se no nosso Boletim Eletrônico e seja informado por email sobre as novidades do Portal
www.portaldafamilia.org


Publicidade