logotipo Portal da Familia

Portal da Família
Início Família Pais Filhos Avós Cidadania
Vídeos Painel Notícias Links Vida Colunistas
 

Gestão de serviços para a Terceira Idade: Uma opção via Terceiro Setor

Prof. Ms. Miguel Arantes Normanha Filho

 

RESUMO

Este artigo foi elaborado a partir de estudo realizado sobre o terceiro setor, gerontologia social e gestão de serviços no processo de envelhecimento da população. Fatores que ainda não conhecemos totalmente ligados a gerontologia social e à nova sociedade que se apresenta é à base deste estudo, com o seguinte objetivo geral: Identificar a relação atual entre o terceiro setor e o processo de envelhecimento (considerando suas características múltiplas: econômicas, demográficas, socioculturais e relação familiar), no que se refere à gestão de serviços em tal contexto.

Para a coleta de dados foi feita pesquisa junto a Internet objetivando identificar instituições do terceiro setor através de associações cujo público-alvo é a terceira idade, com atuação na área geográfica compreendida pela cidade de São Paulo. Através dos dados obtidos, foram feitas entrevistas pessoais, usando-se roteiro de pesquisa elaborado especificamente para o atendimento do objetivo do estudo. Pesquisas na mídia, levantamento documental e bibliográfico complentaram as pesquisas para o estudo. Os resultados obtidos indicam as incipientes ações existentes hoje do terceiro setor para o processo de envelhecimento, mas abrem campo para estudos mais específicos.

Clique aqui para baixar o artigo completo em formato PDF

Miguel Arantes Normanha Filho
Mestre em Gerontologia Social pela PUC-SP; Mestre em Administração em Serviços pelo UNIBERO-SP; Pós-Graduado (latu sensu) em Formação de Professores para o Ensino Superior pelo UNINOVE-SP; Pós-Graduado (latu sensu) em Administração de Marketing pela Fundação Armando Álvares Penteado-CEAP-SP; Graduado em Administração de Empresas; Professor do Centro de Estudos Tecnológicos e de Formação Específica – CETEFE da UNINOVE-SP; Coordenador Acadêmico do curso de Tecnologia em Gestão de Marketing da UNINOVE-SP.

Email: mig.arantes@uninove.br



 

 

 

Divulgue este artigo para outras famílias e amigos.

Inscreva-se no nosso Boletim Eletrônico e seja informado por email sobre as novidades do Portal
www.portaldafamilia.org


Publicidade