logotipo Portal da Familia

Portal da Família
Início Família Pais Filhos Avós Cidadania
Vídeos Painel Notícias Links Vida Colunistas
 

APOSENTADORIA

O Idoso e a Família

Norma Emiliano

" A Família é como uma moradia que oferece com suas paredes, portas e janelas, um lugar de proteção segurança "
Moisés Groisman

 

De acordo com Giuillerman, a aposentadoria consiste na "brusca passagem de um tempo contratado e preparado (organizado em torno do trabalho) para um tempo livre e pode resultar em uma verdadeira desorientação temporal ". Ela requer um condicionamento mental e social, que a grande maioria das pessoas não possue. Assim sendo, é uma etapa extremamente importante na vida dos indivíduos, pois não só coincide, para muitos, com a presença do envelhecimento bem como, é também um marco de mudança na dinâmica da família, o que implica em novos hábitos não só daquele que esta se aposentando. É uma etapa que exige preparação.

Se partirmos do pressuposto que o ser humano é resultado das suas interações é de vital importância o jogo das influências recíprocas para se ultrapassar as diversas etapas do ciclo evolutivo. Assim, falarmos em aposentadoria implica em nos contextualizarmos com o ciclo evolutivo familiar, tendo em vista que os relacionamentos familiares, passados e presentes, desempenham papel crucial para a qualidade de vida nesta etapa.

Comumente as pessoas não desenvolvem de maneira harmônica os diversos papéis e no momento da aposentadoria este fato se torna um fator, de certa forma, paralisante, pois para muitos a própria imagem está ligada ao trabalho e ao abandonarem este papel passam a não se considerarem mais necessário aos outros. Isto pode resultar no sentimento de inutilidade e de frustração em relação a necessidade de estima pessoal.

 

É notório que é mais fácil para a maioria das mulheres seguir em frente, pois normalmente, aprendeu a diversificar seus papéis. Assim, para o homem a redefinição do tempo é mais severa.

Este período pode ser caracterizado como grande fase da possibilidade do lazer, da realização pessoal e do investimento em si próprio, mas a maneira como cada um irá lidar com os novos acontecimentos vai depender, entre outros aspectos, do seu autoconceito e de sua auto-estima que estão ligados principalmente às suas interações familiares passada e presente.

A solidão é uma grande ameaça para o aposentado. É preciso que seja acolhido e valorizado. Para tanto, é importante valorizar o significado de sua presença, pelo testemunho de vida realizadora que apresentou, por tudo que viveu, pela família que criou e pelas atividades que poderá vir a desempenhar.

Segundo Hillman, 2001, "na teia relacional, as velhas relações têm uma vitalidade que apóia a vida; sem ela é mais difícil ficarmos vivos ". Portanto é na família que as pessoas podem estar buscando recursos para poderem viver esta etapa de confronto dos sonhos, perdas e realidade de forma mais afetiva e criativa.



 


 
Norma Emiliano é Terapeuta de Família e Assistente Social, e mantém a homepage Pensando em Família.  

Divulgue este artigo para outras famílias e amigos.

Inscreva-se no nosso Boletim Eletrônico e seja informado por email sobre as novidades do Portal
www.portaldafamilia.org


Publicidade