logotipo Portal da Familia

Portal da Família
Início Família Pais Filhos Avós Cidadania
Vídeos Painel Notícias Links Vida Colunistas
 

Fabio Toledo

Coluna "Assuntos de Família"

Aniversário de casamento

Fábio Henrique Prado de Toledo

Hoje faz quinze anos que, diante de Deus, uni-me em matrimônio à minha esposa. Confesso ao leitor que me custa bastante falar disso aqui, publicamente. E é custoso porque há um certo pudor em se abrir a intimidade, além disso, não a consultei se poderia expor isso aqui nesta coluna.

Mas resolvo romper a resistência porque relatar as experiências vividas pode ser útil a quem se aventura lançar-se na fantástica, mas ao mesmo tempo árdua, vida matrimonial. E penso que uma forma interessante de fazê-lo seja relembrar as palavras pronunciadas naquele momento solene e inesquecível.

Eu, Fábio, te recebo Andréa, como minha esposa...

Não sei se sabia exatamente o que significava ser esposo. Já havia estudado nas aulas de direito de família que o casamento gera uma comunhão plena de vida. Mas o que seria, na prática, essa comunhão plena de vida? Hoje as implicações disso me são bem mais claras. Trata-se de compartilhar boa parte (quase tudo) do que temos e somos.

Enquanto tento alinhavar as idéias para escrever este artigo, sou interrompido por uma confusão armada na cozinha: as crianças fazem uma verdadeira algazarra, e ouço a minha esposa – agora, quinze anos depois, é muito fácil chamá-la assim -, implorando uma ajuda: “peça a eles que parem com esse barulho, se não os pequenos irão acordar”. Bem, o artigo tem de ficar para mais tarde, talvez quando eles dormirem...

... e te prometo ser fiel, na alegria e na tristeza...

Fidelidade. Como é bom trazer o coração bem guardado para dá-lo a uma só pessoa! Penso que fidelidade e felicidade são palavras muito próximas não apenas foneticamente, mas em sua essência mesmo. Na verdade a realização, e com ela a felicidade, dependem de que seja fiel aos compromissos assumidos. Ao contrário, é muito comum encontrar amarguras e insatisfações naqueles que não souberam honrar a palavra dada. E isso não apenas na vida matrimonial, mas também na profissão, nos negócios com os amigos etc.

E a fidelidade que se exige no matrimônio há de ser radical mesmo, na alegria e na tristeza. Quando é fácil e quando os anos tendem a introduzir a rotina. Mas somente se consegue isso esmerando-se muito nas pequenas coisas: evitando-se intimidades exageradas com as colegas (ou com os colegas) de trabalho, na internet...

Nova pausa forçada. As crianças aprontaram tanto e agora deixam a cachorrinha entrar em casa. Penso em resolver aos berros o assunto. Puxa, mas acabei de dizer aos leitores que as pequenas coisas são importantes e, dentre elas, está a delicadeza no trato no dia a dia. É que as rusgas freqüentes, as frases grosseiras, a indiferença e outras coisas do gênero tendem a minar o bom ambiente familiar.

... na saúde e na doença...

Que a vida em comum haveria de ser na saúde e na doença, isso me estava muito claro, mas até então eu não sabia bem ao certo o que era uma TPM. Bem, por outro lado, é bom que se diga, nem ela sabia o que seria suportar um marido carrancudo escondido atrás de pilhas de processos...

... amando-te e te respeitando por todos os dias de minha vida.

Não são os defeitos do outro o obstáculo para o êxito da fica conjugal, mas a fraca disposição de superá-los. Conta-se de um conquistador que, ao desembarcar no território a ser desbravado, mandou atear fogo nas embarcações que os trouxeram, de modo que a solução seria vencer ou morrer. Penso que deve ser essa a disposição das pessoas no casamento. É que, se por um lado é maravilhoso ter alguém com quem compartilhar as alegrias e as tristezas, com quem contar em todas as situações, por outro, não são poucas as duras provas por que se há de passar. Assim, lançar-se nesse caminho com a disposição de “pular fora” na primeira dificuldade que surgir é a receita ideal para o fracasso.

Lembro-me também que, há quinze anos atrás, foi-me perguntado se era por toda a vida a decisão que tomava, ao que respondi que SIM. É o mesmo SIM que ouso reafirmar agora, afinal, só acredito em bens verdadeiros que durem para sempre.

 



noivos: fidelidade para sempre

Ver outros artigos da coluna


Fábio Henrique Prado de Toledo é Juiz de Direito em Campinas e Especialista em Matrimônio e Educação Familiar pela Universitat Internacional de Catalunya – UIC.

e-mail: fabiohptoledo@gmail.com

Blog: http://fabiohptoledo.blogspot.com.br/

Publicado no Portal da Família em 11/06/2008

 

Divulgue este artigo para outras famílias e amigos.

Inscreva-se no nosso Boletim Eletrônico e seja informado por email sobre as novidades do Portal
www.portaldafamilia.org


Publicidade