logotipo Portal da Familia

Portal da Família
Início Família Pais Filhos Avós Cidadania
Vídeos Painel Notícias Links Vida Colunistas
 

Coluna "Imprensa"

Pesquisas desmontam chavões

Carlos Alberto Di Franco

Uma pesquisa da revista Veja, feita em parceria com a CNT/Sensus, revelou que seis de cada dez brasileiros jamais votariam, sob nenhuma circunstância, num candidato ateu ao Palácio do Planalto. A informação desmonta chavões politicamente corretos e lançamentos editoriais festejados que, vez por outra, anunciam a morte de Deus e o advento da “racionalidade”. O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso experimentou na carne as conseqüências do ateísmo real ou atribuído. Jânio Quadros, não obstante a rejeição que carregava, levou a Prefeitura de São Paulo. E FHC, ao que parece, não esqueceu a lição.

Em maio do ano passado, o instituto Datafolha fez pesquisa sobre a religiosidade por ocasião da visita ao país do papa Bento XVI. O levantamento, citado pelo jornalista André Petry em matéria da Veja, revelou a robustez da fé brasileira: 97% disseram acreditar na existência de Deus, 93% informaram crer que Jesus Cristo ressuscitou depois de morrer crucificado e 86% admitem que Maria deu à luz sendo virgem.

Alguns setores da imprensa, no entanto, num surpreendente exercício de autismo, continuam produzindo pautas e escrevendo para uma sociedade supostamente agnóstica. A busca de Deus é um fato sociológico. Jornalistas competentes, imunes ao vírus da superficialidade, sabem decifrar o fenômeno religioso. Outros, reféns de um sectarismo anacrônico, sucumbem à patologia dos chavões.

O domínio da tecnologia e os notáveis avanços da ciência devem ser comemorados. Mas não explicam quase nada. O homem só consegue encontrar o seu eixo na mágica contemplação de um paradoxo: a misteriosa força do Menino desvalido que descansa na manjedoura. A vida pode parecer uma charada. Decifrar o seu código exige uma lógica diferente. E é precisamente isso que as pessoas intuem.

Certa vez, Hans Küng, ex-teólogo católico e expoente da minoria contestatária ao papado, foi curiosamente interpelado por um pastor protestante. “Tudo o que o senhor pede para o catolicismo –abolição do celibato, ordenação de mulheres, etc.” -, sublinhou o pastor, “nós já temos. Como é possível, então, que os nossos templos estejam muito mais vazios que as igrejas católicas?” Küng não conseguiu esboçar nenhuma resposta. A realidade dos fatos desnudou a inconsistência das suas teorias teológicas.

Deus, os pais, anjos e milagres são campeões de credibilidade no mundo dos adolescentes. Os dados, revelados em várias pesquisas feitas por institutos europeus, confirmam a tendência mundial. Após décadas de liberação dos costumes, toda uma geração de cinqüentões assiste, atônita, a uma contra-revolução moral protagonizada por seus filhos e netos.

A religião, sintoma de alienação na geração do oba-oba, ganha espaço no mundo dos jovens. Entre os surfistas, por exemplo, cresce o número de adeptos do uso de medalhinhas, escapulários e crucifixos. O novo mapa da juventude, embora pouco divulgado, não é novidade para quem mantém contato com o universo estudantil. A mudança de comportamento não é fogo de palha. É sólida e consistente. Em casa deixou de rotular os pais de caretas para buscar neles a figura do companheiro. No relacionamento com o sexo oposto, surpreende o número dos que manifestam o desejo de manter um vínculo firme e fixo. Poucos, muito poucos, caracterizam sua ligação afetiva como descomprometida.

A juventude real está identificando valores como respeito, amizade, amor. Há uma demanda reprimida de âncoras morais e de normalidade. O fenômeno não é só nosso. É universal. Convencidos de que “o verdadeiro amor espera”, inúmeros casais de namorados nos Estados Unidos se comprometem a viver a castidade até o dia do casamento. Guarde o sexo para o casamento! O mote, cantado em ritmo de rap, avança como uma onda no meio estudantil norte-americano.

Fundamentalismo? Restauração neoconservadora? Talvez uma rebelde tentativa de recompor a afetividade dilacerada pela frieza da indústria do sexo. Quem sabe uma nova atitude, mais consciente e amadurecida, que a mídia aparenta desconhecer. A nova tendência comportamental, embora influenciada pelo fantasma da AIDS, tem raízes mais profundas. Os filhos e os netos da permissividade sentem uma aguda nostalgia de valores. As décadas da revolução sexual produziram muito sexo e pouco amor. O relacionamento descartável deixou o travo do vazio. Agora, o auê vai sendo substituído pelo sentido do compromisso. A juventude real, não a de proveta, imaginada por certa industria cultural, manifesta uma procura de firmeza moral. Aspira, ao contrário do que se pensa, ao conselho seguro e ao estabelecimento de limites. Não quer a concessão da velhice assanhada. Espera, sim, a palavra que orienta.

O tema da sexualidade, puritanamente evitado pela geração que se formou na caricata moral dos tabus e das proibições, explodiu, sem limites, na síndrome do sexo descartável e das drogas. O terceiro milênio, no entanto, não será conservador na acepção pejorativa que a prostituição semântica impôs ao termo. Será, estou certo, um período de recuperação do equilíbrio e de instauração do verdadeiro humanismo.

Freqüentemente, em seminários e reuniões profissionais, discutimos caminhos para conquistar leitores jovens. Falta-nos, talvez, o bom senso de ouvir o jovem real. Por outro lado, transmitimos informação religiosa de baixa qualidade técnica e carregada de moldes agnósticos para um público majoritariamente crente. Produzimos pautas para uma juventude que não existe, exceto nas nossas cabeças e nos nossos preconceitos. Resultado: perdemos leitores.

As pesquisas derrubam estereótipos e transmitem recados interessantes. Vale uma reflexão.



jovens e valores

 

Ver outros artigos da coluna


Fonte: Opinião - São Paulo, 14/01/2008
http://www.masteremjornalismo.org.br/opiniao_view.php?id=83

Carlos Alberto Di Franco, diretor do Departamento de Comunicação do Instituto Internacional de Ciência Sociais – IICS (www.iics.edu.br) e doutor em Comunicação pela Universidade de Navarra, é diretor da Di Franco – Consultoria em Estratégia de Mídia (www.consultoradifranco.com).

E-mail: difranco@iics.org.br

Publicado no Portal da Família em 05/10/2008

 

Divulgue este artigo para outras famílias e amigos.

Inscreva-se no nosso Boletim Eletrônico e seja informado por email sobre as novidades do Portal
www.portaldafamilia.org


Publicidade