logotipo Portal da Familia

Portal da Família
Início Família Pais Filhos Avós Cidadania
Vídeos Painel Notícias Links Vida Colunistas
 

Floriano Serra

Coluna "Comportamento & Qualidade de vida no trabalho"
Tudo bem no ano que vem
Floriano Serra


Quase todo articulista já se rendeu à tentação de, no começo de cada ano, escrever sobre a necessidade das pessoas fazerem novos projetos e tomarem novas decisões para a próxima temporada – e, claro, também propor que seja feito um balanço do que foi ou não foi realizado no período passado, apesar dele também ter sido iniciado com um rol de promessas bem intencionadas. Eu não sou exceção e, no passado, através de vários artigos, fiz coro com muita gente boa: ano novo, vida nova!

No entanto, decorridos tantos Anos Novos, caiu-me agora uma ficha e aprendi uma valiosa lição que me fez mudar a toada desses meus artigos de começo e fim de ano: não há porque ninguém elaborar uma bem intencionada lista de novas condutas e planos para vigorar a partir de 1º. de Janeiro. Sem essa de Ano Novo, vida nova. Chega de “a partir do primeiro dia do novo ano, tudo vai ser diferente”. Porque isso é o que basta para serem prorrogados todos os prazos das tradicionais promessas de iniciar regimes, dietas e ginástica, controlar a gula, diminuir o cigarrinho/uisquinho/cervejinha/chocolate, fazer aquela cirurgia, mudar de emprego, (des)casar, voltar à faculdade – sabe-se lá mais o que.

Por uma razão muito simples e de uma obviedade encantadora: todo dia é dia de vida nova, de novas ações e tomada de decisões, seja 17 de março, 14 de julho, 12 de outubro – seja amanhã, hoje ou exatamente agora!

Para algumas pessoas, deixar para começar qualquer projeto ou adotar novos padrões de conduta no próximo ano, a partir de segunda-feira, “um dia desses” ou simplesmente “depois”, acaba sendo uma maneira cômoda e fácil de adiar a necessidade de reconhecer e assumir uma mudança na vida – seja na esfera pessoal ou profissional.

Sabe-se que há duas coisas na vida corporativa que têm o igual poder de inquietar e atemorizar a maioria dos profissionais: mudanças e tomada de decisão. São coisas em geral tão difíceis de lidar que há uma montanha de cursos, seminários, livros e palestras continuamente disponíveis no mercado sobre esses dois assuntos. E para complicar a situação, essa dupla terrível anda quase sempre juntinha. Uma vem logo antes ou logo depois da outra – quando não aparecem ao mesmo tempo. Pense um pouco a respeito e veja se isso não é verdadeiro.

Pois bem, essa história de “ano novo, vida nova” tem um pouco de ambas. Quando dizemos “vida nova”, estão claras as implicações no que se refere às mudanças. De acordo com o entendimento geral desta expressão, “vida nova” implica modificar seus habituais padrões de comportamento, suas expectativas – e às vezes até sua filosofia de vida. E isso não é exatamente o que se pode chamar de fácil.

Acontece que qualquer mudança que se pretenda adotar, seja em que contexto for, implicará quase sempre na tomada de várias decisões – como, por exemplo, romper com relações, hábitos, estruturas, contratos e tradições - pessoais ou profissionais. O que também não costuma ser nada fácil.

Promover mudanças e tomar decisões não são coisas fáceis de fazer, repito, e por isso mesmo são tão valorizadas e admiradas as pessoas que sabem fazê-las com acerto, adequação, firmeza e coerência.

Agora voltemos ao “xis” da questão motivadora deste artigo e que vai contra essa história de “ano novo, vida nova”: as dificuldades inerentes às mudanças e tomadas de decisão não serão maiores nem menores, tampouco mais nem menos fáceis ou difíceis, em determinados dias do ano. Tanto faz ser começo, meio ou fim dos 365 dias.

O que conta mesmo é a energia interior ou qualquer outra expressão que se dê à palavra “determinação” – e ela está no interior de cada um de nós. Pode até ser que de forma latente, mas está lá. Cabe a cada indivíduo usar adequadamente essa energia para tomar as decisões e promover as mudanças que julgar necessárias para sua evolução pessoal e profissional e sua felicidade em geral.

Enfim, ao longo dos tempos, continuemos abrindo champanhes, cantando e dançando na mudança dos anos, sob a luz e o pipocar dos fogos de artifício – em casa, na avenida, no clube ou na praia. Mas que o pretexto desse momento seja a oportunidade da festa, da alegria e da confraternização com amigos e familiares - mas nunca como sinal de largada para mudanças e decisões que definitivamente não dependem do calendário.


 

Ver outros artigos da coluna


Floriano Serra é psicólogo, escritor e palestrante, autor de vários livros e artigos sobre o comportamento humano nas empresas. Foi diretor de Recursos Humanos em empresas nacionais e multinacionais, recebendo vários prêmios pela excelência em Gestão de Pessoas. É autor de uma dezena de livros, como "A Empresa Sorriso" e "A Terceira Inteligência", e mais de 200 artigos sobre o comportamento humano - pessoal e profissional, publicados em websites, jornais e revistas, inclusive no Exterior.
E-mail: florianoserra@terra.com.br

Publicado no Portal da Família em 30/11/2008

 

Divulgue este artigo para outras famílias e amigos.

Inscreva-se no nosso Boletim Eletrônico e seja informado por email sobre as novidades do Portal
www.portaldafamilia.org


Publicidade