logotipo Portal da Familia

Portal da Família
Início Família Pais Filhos Avós Cidadania
Vídeos Painel Notícias Links Vida Colunistas
 

Transformação

Norma Emiliano

Vivenciamos o conflito de essência do homem e as circunstancias de transformações profundas

 

O céu estrelado, o nascer do sol remetem à beleza. No dia nublado, o mar reflete a densidade das nuvens em sua coloração e as ondas quebram borbulhantes nas pedras escuras e sem brilho. Tudo está cercado de um aspecto aparentemente macambúzio. Mas é na realidade a dádiva da vida que se transmuta do brilho reluzente das estrelas e do sol à negritude taciturna que o encobre. Esplendor de um universo!

Assim, no suceder dos dias e noites, da variabilidade temporal o homem se confronta com os limites naturais e com os seus próprios limites. A evolução do planeta e do homem ocorre em ciclos gerando transformações. A Terra e o homem, ambos, são UM.

Lidar com a vida em sua magnitude, olhar através dos tempos, realizar a passagem dos ciclos de vida pessoal e familiar e mudar. Quanta magia! Quantos desafios! Abarcar a complexidade da vida e do ser humano nos coloca diante do belo e do absurdo.

A mesmice do cotidiano é enfadonha e desgasta as relações, mas num sentido paradoxal o comportamento humano é impulsionado pelo hábito. Alguns se queixam de depressão, outros de irritabilidade e intolerância. Sinais que surgem, denunciando, aqui e ali, a necessidade de mudanças. Porém, o medo do novo pode paralisar.

A sucessão dos dias é percebida como iguais, mas nada é o que já foi e nada será depois o que é agora; não passamos duas vezes pelo mesmo lugar. Assim, apesar da mesmice, há diferenças e muitas destas transformam-se em pressão para mudanças. Neste processo há dores e perdas, mas há também o aprendizado e o desenvolvimento.

Nada é definitivo e o apego leva ao sofrimento. São freqüentes as orientações como: Seja o seu agente de transformação. Todavia, se indaga: Como começar? Não existem receitas prontas, mas há algumas dicas: Preste atenção a sua volta; perceba e transforme o que lhe é desagradável; vença conflitos internos, pois mudança interior é fundamental. Assim, escute os gritos do planeta que urge por reequilíbrio e harmonia. Terra e o homem, ambos, são UM.

Nessa perspectiva, o planeta agradece, a humanidade pode florescer. No ensejo da virada do ano, relembremos Drummond que nos diz “ é dentro de você que o Ano Novo cochila e espera desde sempre”.



Horizonte com mar e nuvens: transformações

 


 

Norma Emiliano é Terapeuta Individual, Casal e Família, e Assistente Social, e mantém a homepage Pensando em Família.
( http://www.pensandoemfamilia.com.br)

Publicado no Portal da Família em 13/02/2009

 

Divulgue este artigo para outras famílias e amigos.

Inscreva-se no nosso Boletim Eletrônico e seja informado por email sobre as novidades do Portal
www.portaldafamilia.org


Publicidade