logotipo Portal da Familia

Portal da Família
Início Família Pais Filhos Avós Cidadania
Vídeos Painel Notícias Links Vida Colunistas
 

Floriano Serra

Coluna "Comportamento & Qualidade de vida no trabalho"
GESTÃO DO BEM:
HARMONIZANDO LUCRO E FELICIDADE
Floriano Serra


Sempre que leio, assisto ou ouço sobre clima organizacional, motivação, felicidade no trabalho, qualidade de vida nas empresas e assuntos correlatos, tenho desejado muito compartilhar minha experiência com vocês, mas venho me contendo pelo receio de ser mal interpretado e, por exemplo, ser acusado de estar fazendo propaganda da empresa onde trabalho.

Por outro lado, tenho me perguntado se será justo deixar de divulgar o que gostaria, impedindo que a comunidade corporativa saiba que é possível, sim, criar e manter uma relação capital / trabalho sadia, harmoniosa e principalmente produtiva, equilibrando vida pessoal e profissional – e assim crescer com felicidade.  Sei que no mercado (inclusive internacional) não faltam livros, artigos e palestras que teorizam a respeito, mas justamente por isso penso que eu deveria expor, não apenas mais uma teoria, mas uma experiência real, prática, uma realidade.

Sabe-se que, no geral, as relações de trabalho nas organizações têm sido muito conturbadas: há casos que vão do “simples” assédio moral ao estresse e, em casos extremos,  até ao suicídio. Isso pode e deve ser evitado.

Em gestão de pessoas, praticamos um modelo próprio chamado Gestão do Bem. Assim como o pequeno reino do Butão, circundado pela cordilheira do Himalaia, entre a China Índia, também focamos nosso “plano de governo” na Felicidade dos Colaboradores. Ainda não substituímos o Produto Interno Bruto (PIB) pelo FIB (Felicidade Interna Bruta), como fizeram os butaneses, mas não duvidem que chegaremos lá, se for necessário.

Este espaço é insuficiente para explicar a Gestão do Bem, mas, como ilustração dos efeitos desse modelo,  cabe a transcrição de trechos de algumas manifestações de funcionários, em mensagens dirigidas aos nossos dirigentes, sobretudo ao presidente. Pelas manifestações, vocês podem deduzir o que é possível conseguir em termos de motivação, liderança, gestão de pessoas e, claro, resultados:

  • Esta empresa consegue nos  fazer sentir realmente especiais.
  • Já trabalhei em algumas empresas, estou no mercado a mais de 30 anos e nunca conheci nenhuma empresa que pelo menos se assemelhasse com a nossa.
  • São por estes motivos que eu tenho orgulho de fazer parte desta empresa, que existe para crescer e, ao mesmo tempo, para fazer pessoas felizes.
  • Estou feliz em estar junto desta família. Está sendo um aprendizado lindo e diferente. Quero demonstrar que hoje penso não só no que quero receber, mas sim no que posso fazer e no que tenho para oferecer  a esta empresa.
  • Gostaria que você ficasse tranqüilo, pois sua preocupação em nos fazer felizes está mais que realizada.
  • Confesso a você que hoje sou uma pessoa totalmente realizada, tanto no âmbito profissional como pessoal. Tenho uma família linda, amigos verdadeiros e uma empresa que não considero empresa, mas sim a minha segunda casa.
  • Quando comento com meus familiares e amigos aonde eu trabalho e como trabalho, ninguém acredita, diz que isto nos dias de hoje não existe.
  • As pessoas não entendem como eu posso não reclamar de nada do meu trabalho. Mas isso só se tornou real porque vocês quiseram, porque vocês são os “sonhadores do bem” e isso reflete em tudo o que fazem.
  • Agradeço também a Deus, todos os dias, por estar aqui e peço  que me faça instrumento Dele, para que eu possa ajudar os meus companheiros de equipe no processo de desenvolvimento profissional e pessoal - e que eu possa sempre contribuir com muito amor para o crescimento contínuo da nossa empresa.
  • Sinto-me realmente uma pessoa especial e valorizada por todos que estão nessa caminhada juntos... Orgulho, satisfação, alegria, prazer  são adjetivos que fazem parte da minha vida profissional e pessoal desde que estou aqui.
  • Portanto, tem muito mais gente que sente orgulho de trabalhar nesta empresa do que você pode imaginar.
  • Confesso-lhe que o carinho que tenho pela minha família, sinto-o pela empresa. E pode ter certeza, que esta empresa é a ponte para a minha felicidade, desde que aqui comecei a trabalhar aqui.
  • Eu e minha equipe conversamos muitas sobre a sua forma de conduzir esta empresa e a nós mesmos. E comparamos com tudo que encontramos nos livros referentes a clima organizacional, a modelos de gestão e não encontramos a Gestão do Bem, este modelo que está tão vivo entre nós, e que não encontramos similar na literatura.
  • Sei que você  faz o possível e o impossível para deixar essa família feliz.
  • Esta é uma empresa que possui alma e coração. Estamos, sim, gerando lucro para ela, que está crescendo muito. Mas nós, funcionários estamos crescendo juntos e, o melhor de tudo, estamos trabalhando felizes.
  • Esta empresa pode contar sempre comigo. Serei sempre fiel a esta Organização e digo isto de coração. Nunca tive o carinho tão grande por uma Empresa quanto tenho por esta.
  • Só tenho que agradecer a você e a Deus por tudo. Minha vida mudou depois que entrei nesta empresa. Meus sonhos têm se tornado realidade.

 

Por razões éticas, os autores das mensagens não estão identificados, mas os originais das suas mensagens estão carinhosamente guardados – ao lado de quase uma centena de outras, do mesmo teor. Sei que elas parecem com aqueles depoimentos chavões, que anunciam e vendem produtos e serviços, mas, aqui, não é este o caso. Se estamos vendendo algo neste artigo, é a sensibilização de todos para a necessidade de trabalharmos felizes.

É inegável que o mundo inteiro precisa de Paz – quem acompanha os noticiários diários sabe disso.

Certamente, sozinhos não conseguiremos mudar o mundo, mas se acreditarmos que o todo é composto de partes e se pudermos trabalhar para melhorar as partes, poderemos mudar o todo.

As empresas, na condição de parte que compõe esse todo, têm um papel de fundamental importância nesse processo. Pode começar pelo topo da organização, criando e oferecendo um modelo saudável como a Gestão do Bem. Mas pode começar em qualquer dos seus setores, seções ou departamentos, independente do seu tamanho e da posição no organograma. Neste sentido, gosto muito de citar Edward Everett Hale: “Sou apenas um, mas ainda sou pelo menos um. Eu não posso fazer tudo, mas ainda posso fazer algo. E só porque não posso fazer tudo, não deixarei de fazer o que posso fazer.”.

Isso pode ser um sonho, mas em nossa empresa estamos habituados a lidar com sonhos e principalmente a transformá-los em realidade.


Funcionários: equilibrando vida pessoal e profissional

 

Ver outros artigos da coluna


Floriano Serra é psicólogo, escritor e palestrante, autor de vários livros e artigos sobre o comportamento humano nas empresas. Foi diretor de Recursos Humanos em empresas nacionais e multinacionais, recebendo vários prêmios pela excelência em Gestão de Pessoas. É autor de uma dezena de livros, como "A Empresa Sorriso" e "A Terceira Inteligência", e mais de 200 artigos sobre o comportamento humano - pessoal e profissional, publicados em websites, jornais e revistas, inclusive no Exterior.
E-mail: florianoserra@terra.com.br

 
Publicado no Portal da Família em 08/04/2010  

Divulgue este artigo para outras famílias e amigos.

Inscreva-se no nosso Boletim Eletrônico e seja informado por email sobre as novidades do Portal
www.portaldafamilia.org


Publicidade