logotipo Portal da Familia

Portal da Família
Início Família Pais Filhos Avós Cidadania
Vídeos Painel Notícias Links Vida Colunistas
 

Floriano Serra

Coluna "Em Família"

Cabo de Guerra I - O Ambiente Externo

André Pessoa

Em uma pesquisa da década de 80(*), perguntou-se a jovens a quem costumavam levar em conta para formar as próprias idéias. Para situações de assuntos gerais, 57% dos jovens responderam que levam em conta a sua família. Sobre interpretação do mundo, 34% responderam a mídia e a internet. Sobre assuntos de trabalho e estudo, 47% responderam que os centros de ensino. Cada uma destas influências recebeu também votação para as demais categorias da pesquisa.

Podem os pais sentir-se orgulhosos, pois lideram o resultado ponderado das categorias. Não tão confortáveis, entretanto, pois são seguidos de perto pelo ambiente externo, ou seja, pelos amigos, centro de ensino, mídia e internet, que juntos batem longe a influência da família.

Quiçá um quê distorcido pelo sensacionalismo, os meios de comunicação nos denunciam um mundo doente, onde se vive o desrespeito à autoridade, a violência gratuita, o crime sem castigo, a megalomania do entretenimento, os ataques à família, o enfraquecimento da fidelidade, a perseguição aos valores, etc.

Relativistas, consumistas e hedonistas manipulam aos que os cercam, deixando-os medíocres, infelizes e carentes. Facilmente manipulados, terminam, eles também, por aderir ao relativismo, consumismo e hedonismo. Essas são algumas das engrenagens da roda do ambiente externo permissivo que, com a força de um rinoceronte, avança para atropelar nossos filhos.

A pesquisa seguiu adiante e detalhou a opinião de jovens de famílias tradicionais e de boa espiritualidade. Pouquíssimos concordavam com a opinião dos pais sobre atitudes sexuais, em torno de 25% aprovavam relações extraconjugais de casados e quase a metade dos entrevistados aprovava a reprodução independente de filhos.

Essa situação nos suscita o seguinte questionamento: se a pesquisa constata que os pais lideram a influência sobre os filhos, sobre o que lhes falam então? Como aproveitam tal influência, uma vez que não conseguem lhes transmitir os próprios valores? Sabem os pais lidar com um ambiente permissivo? Cabo de guerra!!

Pais bem intencionados laçam o rinoceronte e o puxam pelo cangote em uma roda que gira no sentido oposto. Procuram formar os filhos para serem virtuosos, senhores de si, terem força de vontade, exercerem a liberdade com prudência e inteligência criteriosa, buscando o bem do outro, o que os fará felizes, transcendentes e virtuosos. O casal que impulsiona esta roda encoraja cada familiar a alcançar a plenitude como ser humano.

Em Princeton, em 2004, alguns especialistas em diversas áreas se reuniram num congresso e chegaram a uma gama de conclusões que sumarizo: “O matrimônio é uma instituição que aumenta o capital humano e social, que sustenta a sociedade civil, promove o bem comum, protege e fomenta o bem estar social e dos integrantes da família.” Nós somos, portanto, os enfermeiros da sociedade!!!

Seja por desejarmos que nossos filhos cresçam em um ambiente saudável, ou simplesmente por sermos cidadãos, temos o dever de defender os valores da família e do matrimônio. Pais atentos e bem intencionados são aqueles que têm coragem de enfrentar a diversidade, quiçá a opinião dos próprios filhos, e de empunhar o cabo de guerra com coragem, firmeza e galhardia .

Figura: A Família promove o Ser Humano

* Fundación Santa Maria 1989, pag 33


Somos enfermeiros da sociedade

Este artigo faz parte de uma série de textos intitulados Cabo de Guerra, de André Pessoa:

Cabo de Guerra I - O Ambiente Externo

Cabo de Guerra II - O Valor da Família e do Matrimônio

Cabo de Guerra III - O clima familiar

Cabo de Guerra IV - Dinâmica de Guerrilhas: Antecipar-se

Cabo de Guerra V - Carteiras de Investimento

Ver outros artigos da coluna



André Pessoa é pai de seis filhos, Mestrado em Orientação Familiar por Navarra, ministra cursos e palestras de Educação de Filhos desde 1995; Graduado pelo IME (Engenharia), Pós-Graduado pela PUC (Administração), FGV (Contabilidade Gerencial), ISE (Programa de Treinamento de Executivos) e Navarra (Orientação Familiar); Consultor da Accenture.
e-mail: andre.v.pessoa@gmail.com

Publicado no Portal da Família em 13/04/2010

 

Divulgue este artigo para outras famílias e amigos.

Inscreva-se no nosso Boletim Eletrônico e seja informado por email sobre as novidades do Portal
www.portaldafamilia.org


Publicidade