logotipo Portal da Familia

Portal da Família
Início Família Pais Filhos Avós Cidadania
Vídeos Painel Notícias Links Vida Colunistas
 

Cuidados na Moda para idosos

Escolher roupas e calçados próprios para a terceira idade é o ideal para evitar acidentes

As datas comemorativas sempre vêm acompanhadas de uma dúvida: o que dar de presente. A próxima é o Dia da Vovó, comemorada em 26 de julho, e quem quiser presentear com roupas ou calçados deve se atentar a alguns cuidados. Com a idade vem a dificuldade de locomoção e as quedas. Dados do Sistema Único de Saúde (SUS) apontam que as quedas são as principais causas de morte acidental em pessoas com mais de 65 anos.

Segundo o SUS, cerca de 75% dos acidentes com idosos acontecem dentro da própria casa. Estima-se que 30% das pessoas acima de 65 anos sofram de quedas ao menos uma vez por ano no Brasil e 34% das quedas geram algum tipo de fratura. No trajeto quarto-banheiro, principalmente à noite, acontecem 46% das “fraturas domiciliares”.

Por isso, é preciso tomar cuidado, principalmente, com os calçados usados pelos idosos. Na hora de escolher o presente, optar por calçados antiderrapantes, que ajudam a evitar a queda, é a melhor alternativa. Assim como em roupas que sejam mais adequadas para as dificuldades dos idosos.

Segundo artigo do Portal do Envelhecimento (portaldoenvelhecimento.org.br) , com fonte na Agência Notisa (science journalism – jornalismo científico), o estudo “Idoso, moda e sedentarismo: possíveis relações”, publicado em 2009 na revista Arquivos em movimento, aponta que uma moda direcionada exclusivamente ao público idoso ainda é praticamente inexistente. Nele, os autores Murilo Cabral Gomes e Silvia Agatti Lüdorf, explicam que as modificações que ocorrem no organismo, bem como o sedentarismo, são potenciais fatores para as eventuais limitações físicas e funcionais que acometem os idosos. E que tais limitações acabam se refletindo no modo de se vestir dessa população, que privilegia o caráter funcional das roupas.

Entre as alterações corporais nos idosos, o estudo destaca: a perda progressiva de massa magra, aumento da proporção de gordura corpórea, decréscimo de estatura, aumento na gordura abdominal, diminuição da quantidade de água no organismo, diminuição do tecido gorduroso dos braços e pernas – e aumento no tronco –, os passos se tornam mais curtos e lentos e o tronco tende a flexionar-se para proporcionar estabilidade.

Os autores mostram que todas essas mudanças no organismo podem tornar o idoso dependente de outras pessoas, ou de algum tipo de assistência, na realização de atividades simples do dia-a-dia como sentar, deitar, levantar-se e nos cuidados com a higiene corporal, como tomar banho e vestir-se.

Diante dessas limitações, o estudo mostra que os idosos acabam privilegiando roupas e assessórios mais fáceis de colocar, retirar e interagir. Entre os homens, por exemplo, há preferência por blusões de botão ao invés de camisas de malha – relacionada à perda de flexibilidade nos membros superiores, necessária ao ato de vestir a camisa pela cabeça, com elevação dos braços. Já entre as mulheres, nota-se a preferência pela utilização de calças e vestidos mais maleáveis, leves e soltos no corpo, com facilidade de colocar, retirar e se mover – já que as articulações se encontram mais rígidas.

“Com tantas alterações decorrentes do envelhecimento, a moda representa algo muito mais importante para os idosos que meramente a escolha de roupas, e deveria merecer mais atenção devido às razões apontadas. Uma roupa adequada poderia representar ganhos não só na qualidade de vida do idoso, como na sua representação na sociedade”, acreditam. “Com o aumento no número de idosos, torna-se premente a necessidade de se pensar em uma moda que lhes permita, além de se comunicarem e participarem da estrutura da sociedade, uma maior funcionalidade”, dizem os autores. “Na Alemanha, um país onde a concentração de idosos é reconhecidamente alta, por exemplo, a primeira loja de roupas destinada aos idosos foi inaugurada em 2005”.

Felizmente, começam a surgir iniciativas voltadas para o público idoso no mercado brasileiro.

Com mais de 22 anos de experiência no tratamento e cuidado de idosos no Centro Integrado de Atendimento ao Idoso (Ciai), a empresária Vanda Calgaro criou em agosto de 2010 a Sharisma (www.sharisma.com.br) – uma inovadora grife de roupa voltada aos idosos ativos e independentes ou com necessidades especiais. Composta por peças patenteadas, com o objetivo de garantir a qualidade e características originais do produto, a coleção Sharisma é formada por uma ampla variedade de artigos que inclui roupas para dormir, vestidos, calças, blusas, camisas e casacos com modelagens e tamanhos especiais.

A grife para a terceira idade se preocupou em pesquisar tecidos, aviamento e complementos que melhor se adaptam as necessidades da terceira idade, levando-se em conta saúde (tecidos antialérgicos), segurança (botões e complementos que não se soltam facilmente) e mobilidade (modelagens especiais e com aberturas que facilitam a troca). Além disso, as peças são desenvolvidas dentro das últimas tendências da moda.

A coleção Sharisma é formada por uma ampla variedade de artigos, que inclui roupas para dormir, vestidos, calças, blusas, camisas e casacos com modelagens e tamanhos especiais. Há mais de 15 opções de calçados femininos e masculinos. Para as vovós, há chinelos e sapatilhas. Um exemplo é o chinelo atoalhado Jacquard na cor vermelha com solado especial emborrachado e lavável em máquina.

Ainda na linha feminina, outra opção é a sapatilha jeans com flor de cetim vermelha e elástico na parte de trás, indicada para idosos que necessitam de praticidade e conforto. Como opção de roupas para as idosas, a Sharima tem a blusa de manga longa em ribana vermelha, com decote canoa e detalhe com gripuer, abertura total nas costas e fechamento em botões de presão. Indicada para idosos com restrições motoras, a peça tem um excelente caimento e é fácil de vestir.

Também há o poncho de microfibra, com zíper frontal na gola, comprido na frente e curto na parte de trás. Disponível em várias cores, é ideal para idosas que utilizam cadeira de rodas e tem mobilidade restrita. É fácil de vestir, pois é aberto dos dois lados. Além das peças femininas, a Sharisma também possui roupas e calçados para os vovôs, como o chinelo em plush cotelê marrom com solado especial emborrachado e lavável em máquina. Calças, camisas, bermudas, pijamas e moletons são opções de roupas.

Todas as peças podem ser encontradas na loja da Sharisma, que fica na Praça Amadeu Amaral, 94 – Bela Vista, São Paulo (SP), e também na loja virtual   www.sharisma.com.br . A grife ainda oferece serviço em domicílio, onde um profissional vai até a casa do idoso.

Fontes:

Conecte Comunicação - conectecomunicacao.com.br

Portal do Envelhecimento - Moda específica para idosos quase não existe
http://portaldoenvelhecimento.org.br/noticias/comportamento/moda-especifica-para-idosos-quase-nao-existe.html

 

chinelo Sharisma

Poncho Sharisma Modas


 

Publicado no Portal da Família em 21/07/2011

 

Divulgue este artigo para outras famílias e amigos.

Inscreva-se no nosso Boletim Eletrônico e seja informado por email sobre as novidades do Portal
www.portaldafamilia.org


Publicidade