logotipo Portal da Familia

Portal da Família
Início Família Pais Filhos Avós Cidadania
Vídeos Painel Notícias Links Vida Colunistas
 

Julia Manglano

Coluna "Bebê feliz"

Gestante e Mãe: Como se organizar com o Bebê?

Julia Manglano

A vida moderna é repleta de atividades e responsabilidades. Normalmente, as mulheres desempenham vários papéis e, quando mães, com o nascimento dos filhos, parece que fica ainda mais difícil compatibilizar tantas responsabilidades.

Como é possível a gestante ou mãe se organizar com o bebê e evitar o “stress”? Em primeiro lugar definindo a sua missão.

É possível resumir tal missão como sendo a visão clara do que é fundamental para o bebê e a família. É pensar em que tipo de família se quer formar e quais os princípios que serão adotados. Além disso, seguem abaixo outras questões importantes que podem ser destacadas e indicadas como partes do processo:

Definir os objetivos globais de sua vida, de seu trabalho e de seus filhos;

Definir as atividades gerais para atingir os objetivos estipulados anteriormente;

E, finalmente, definir as prioridades das atividades.

Porém, podemos nos perguntar: como deveriam ser esses objetivos? Respondo: Devem ser concretos e específicos, não precisando ser de grande importância. É importante que sejam compatíveis entre si, a fim de que todos possam se cumprir. Além disso, uma maneira de esquematizá-los seria tê-los por escrito e estabelecer prazos para realizá-los. Nunca nos esquecendo de que até os objetivos têm prazo de validade, sendo assim, precisam ser atualizados.

A partir dos objetivos definidos, a mãe pode fixar as atividades prioritárias para que seja possível alcançar os objetivos traçados. Se não fixamos as prioridades, podemos cair no “ativismo”, ou seja, estamos tão ocupadas, que já não sabemos mais para que estamos realizando as atividades.

Por isso, estabelecer a prioridade para cada atividade é a única garantia possível de eficácia, porque se transforma no fator essencial de decisão.

O princípio de Pareto:

- Os elementos críticos de qualquer conjunto são, em geral, apenas uma minoria.

A lei de Parkinson:

- Todo trabalho se dilata indefinidamente até ocupar todo o tempo disponível para sua completa realização.

Regra 80/20:

- Com 20% de tempo e esforço se consegue chegar a 80% de resultado.

Como se organizar e ganhar tempo?

Em primeiro lugar eliminar o não essencial: a TV, os telefonemas inúteis, e assim por diante;

Agrupar as atividades, ou seja, é importante fazer exercício físico e também estar com o bebê. Portanto, posso unir o passeio de carrinho com a caminhada 30 minutos;

Deixar margem de tempo no planejamento, porque sempre na hora de sair, o bebê pode se sujar, pode querer procurar o ursinho predileto que está perdido etc.;

Sempre perguntar: – Por que eu? Não pode ser o mensageiro para buscar determinada encomenda?

Ter tempo só para pensar;

Concentrar-se nas atividades importantes e não urgentes. As atividades com o bebê, com o marido, com a família, são sempre importantes e, às vezes, por não serem urgentes como pagar uma conta, acabamos por não fazê-las;

Saber que estar com seu bebê, principalmente nos primeiros anos de vida, é o mais importante, e não ficar com consciência pesada por deixar de desempenhar outras funções que eram feitas antes da gestação, e do bebê chegar;

Considerar o papel de mãe profissional muito mais importante do que o da profissão laboral. E, desse modo, planejar um tempo para as leituras de mãe profissional e de exercícios de estimulação e educação infantil.

Não atender ao telefone em alguns momentos reservados à família;

Saber dizer não a outras atividades louváveis, mas que neste período da vida com um bebê pequeno em casa, não são prioritárias. Como por exemplo, ajudar o síndico na administração do prédio, etc;

Viver o presente: fazer uma coisa de cada vez;

Aceitar ajuda: carona, compras, empregada, e delegar a outros as tarefas não essenciais, como coisas da casa;

Ter uma rotina para o bebê: amamentação, refeições, exercícios e brincadeiras, banho, higiene e sono;

Simplificar rotinas na casa: poucos brinquedos, ordem, comprar algo novo e livrar-se de algo – substituindo e não acumulando.

A partir de tudo o que foi dito é possível chegar à conclusão de que todos precisam da ordem para conseguir que os nossos atos se ordenem para uma vida feliz. Cada mãe, ou pessoa, tem seu objetivo pessoal e irrepetível a cumprir. Temos que descobrir esta missão, para podermos cumpri-la e sermos felizes.

mãe e bebê
Cursos AeD

www.escolaaed.com.br

Ver outros artigos da coluna

Publicidade


Julia Manglano é Diretora da Escola AeD (www.escolaaed.com.br), Pós-graduada em estimulação infantil pela Escola Européia de Educação, Máster em orientação familiar pelo IEEE, Instituto Europeu de Estudos da Educação, Máster in Business Administration pelo IESE, Universidade de Navarra.
e-mail: aed@escolaaed.com.br

Publicado no Portal da Família em 26/08/2012

Divulgue este artigo para outras famílias e amigos.

Inscreva-se no nosso Boletim Eletrônico e seja informado por email sobre as novidades do Portal
www.portaldafamilia.org


Publicidade