logotipo Portal da Familia

Portal da Família
Início Família Pais Filhos Avós Cidadania
Vídeos Painel Notícias Links Vida Colunistas
 
Rebeca Batista da Silva
Coluna "Mãe e bebê, vida que segue"

Gêmeos e a Prematuridade

Rebeca Batista da Silva *

Gêmeos, trigêmeos ou mais bebês tendem a nascer antes do tempo. Normalmente, já é considerado satisfatório se a gestação chegar a trinta e sete semanas. Antes disso, os bebês são considerados prematuros.

Por que isso acontece?

Quanto mais bebês, mais esforço o organismo da mulher terá de fazer para gerá-los. A prematuridade está fortemente relacionada com o peso dos bebês e com a rápida distensão do útero da mãe, e é esse crescimento acelerado do órgão que pode desencadear contrações e o trabalho de parto.

Da mesma forma, o aumento da pressão dentro do útero pode levar a ruptura da bolsa antes da trigésima-sétima semana completa, que é uma gestação considerada de termo.

Crianças nascidas entre trinta e quatro e trinta e sete semanas de gravidez costumam não ter maiores problemas. Com menos de trinta e quatro semanas, os bebês sofrem alguns percalços, e os prematuros nascidos antes de vinte e oito semanas precisarão de bem mais cuidados médicos.

Como acontece a concepção de gemelares?

Gemelar é gravidez de gêmeos, ou a gravidez de múltiplos bebês. E pode ocorrer d e duas maneiras: pela duplicação de um mesmo embrião ou quando dois óvulos são fecundados cada um por um espermatozoide. No primeiro caso, chamado de univitelino ou monozigótico, os bebês são idênticos. Já com a fecundação de óvulos diferentes, é como se duas gestações ocorressem ao mesmo tempo.

Quais problemas mais comuns durante a gravidez de gêmeos e como evitá-los?

A partir do segundo semestre, algumas alterações naturais do organismo podem abrir as portas para problemas como diabetes gestacional e pré-eclâmpsia (Hipertensão arterial específica da gestação). Essas complicações são duas a três vezes mais frequentes quando há mais de um bebê se desenvolvendo no útero. Não se sabe a causa exata da doença hipertensiva na gestação, mas o diabetes está associado a um hormônio produzido pela placenta (o lactogênio placentário).

Com acompanhamento médico constante, há grandes chances de se detectar esses problemas e fazer as intervenções necessárias a tempo. Por isso, em uma gravidez múltipla, a frequência das ultrassonografias deve ser maior.

Assim como ocorre com todas as mulheres, a mãe de gêmeos terá de suplementar a alimentação, pois a gravidez exige um aporte maior de nutrientes. O repouso na gestação gemelar não é uma regra, mas é aconselhável principalmente no terceiro trimestre.

Mamãe, é importante que você não se sinta culpada se tiver um parto prematuro, pois os fatores que levam a isso não estão totalmente relacionados ao seu estilo de vida ou comportamento.

Não fique ansiosa, porém procure se informar o máximo possível e se familiarizar com os sinais de uma complicação conhecida como pré-eclâmpsia e com os sintomas da ameaça de parto prematuro. Assim tudo será mais tranquilo.


Rebeca Batista da Silva é enfermeira intensivista (Coren-SP 171720), graduada em enfermagem pela Universidade de Pernambuco-UPE e pós-graduada (Especialista) em UTI neonatal e pediátrica.

e-mail: becabatista@yahoo.com.br

Publicado no Portal da Família em 30/11/2015

trigêmeos

Ver outros artigos da coluna

Publicidade

 

Divulgue este artigo para outras famílias e amigos.

Inscreva-se no nosso Boletim Eletrônico e seja informado por email sobre as novidades do Portal
www.portaldafamilia.org


Publicidade