logotipo Portal da Familia

Portal da Família
Início Família Pais Filhos Avós Cidadania
Vídeos Painel Notícias Links Vida Colunistas
 

AO MEU AMOR

 Norma Emiliano

(...) Um punhado de estrelas no infinito irei buscar e a teus pés esparramar”...

 

Como renovar, deixar acesa a chama que em um momento sublime inebriou meu ser, fez - me sentir mulher? Tão menina, mas com o coração aos pulos e as faces rubras. Meu primeiro beijo, o primeiro afago, meu primeiro amor...

Essa pode ser uma das muitas recordações que se tem quando o amor romântico desperta na vida do ser humano.

No dia dos namorados o romantismo ressurge e os casais encontram formas diversas de materializar o amor.

Em meio às fantasias, alguns sentem - se mal nesse dia, ou por não ter encontrado a “sua cara metade” ou por tê- la perdido . Edith Piaf com o Hino ao Amor nos reporta ao amor que sobrevive à morte e retém a esperança do encontro pós morte.

Mas o que falar sobre o amor? Já dizia o poeta “amar é iluminar a dor” e o homem vive em busca desta luz. Mas onde ela se encontra? No amor recebido e no amor-próprio. Ao fazermos parte dessa vida, sentimos o amor daquele ser que nos acalenta, cuida e alimenta. Cada gesto, cada movimento nos coloca diante do amor e é esse amor que nos norteia como expressá-lo.

Quem não recebe amor tem dificuldade de amar, pois não se acha digno de ser amado e, portanto não ama a si próprio. Como uma “alma perdida” perambula e distancia- se de si próprio, não tendo como iluminar sua dor.

A qualidade de nossa vida depende de nossos relacionamentos (pais, familiares, amigos, amantes, etc.), tendo em vista que são eles que nos levam a ser quem somos.

Não há relacionamentos iguais. Cada pessoa tem sua própria experiência e constrói através dela seu próprio universo (subjetividade). Assim cada um pensa, sente e vê de uma forma singular. É na dança relacional que aprendemos que o amor do outro pode ser do tamanho do nosso, na medida em que aceitamos e recebemos sua manifestação de amor. No dia dos namorados renova - se o amor e como diz ditado “quanto mais você se doar, mais você receberá”. Então revele-se.

 

Norma Emiliano é Terapeuta de Família e Assistente Social, e mantém a homepage Pensando em Família.
( http://www.pensandoemfamilia.com.br)

 

Publicado no Portal da Família em 09/06/2009

 

from me to you

 

Divulgue este artigo para outras famílias e amigos.

Inscreva-se no nosso Boletim Eletrônico e seja informado por email sobre as novidades do Portal
www.portaldafamilia.org


Publicidade