logotipo Portal da Familia

Portal da Família
Início Família Pais Filhos Avós Cidadania
Vídeos Painel Notícias Links Vida Colunistas
 

Veja 10 alimentos que auxiliam no controle da diabetes

Cuidar da alimentação é dever de todo mundo, mas ainda mais de quem possui restrições e precisa ter mais cuidado. Em especial, as pessoas diabéticas sabem como os alimentos influenciam no controle do nível glicêmico. Com uma dieta balanceada guiada por um profissional, é possível desfrutar de uma grande variedade de sabores na quantidade certa.

Outra forma de controle, além dos exames médicos frequentes, são os aparelhos que verificam o nível de glicemia no sangue. Eles são práticos, rápidos e fáceis de usar. A seguir você confere uma lista de alimentos que são benéficos para quem tem diabetes.

Blueberry

Também conhecido como Mirtilo, essas frutas vermelhas são recheadas de antioxidantes. Os morangos também entram nessa categoria. Essa fruta possui em sua fórmula uma capacidade muito menor de aumentar os níveis glicêmicos, em comparação a outras frutas. Elas também são ricas em fibras e vitaminas.

Grãos integrais

Procure comer grãos que estão no seu formato integral, pois assim são mantidas suas propriedades naturais. Exemplos deles são a cevada e aveia, fontes de fibras e também de potássio.

Peixes

Os peixes são ótimas opções para variar o cardápio. Salmão, sardinha e atum são fontes de ômega 3 e ricos em ácidos graxos. Mas fique atento à forma como cozinha esses alimentos: procure evitar aquelas fritas ou à milanesa.

Feijão

Como todo bom brasileiro, o feijão não pode faltar no seu prato. A variedade é grande, e ele oferece fibras e proteínas para quem consome. Porém, apesar de todos os benefícios, não os consuma em excesso: os feijões são ricos em amido, o que pode aumentar o nível glicêmico no sangue.

Frutas cítricas

Os sucos são bebidas que fazem muito bem à saúde. Na quantidade adequada, eles podem fazer parte de uma dieta balanceada. Sucos de acerola e laranja são ricos em vitamina C e fibras e, assim, podem acompanhar a maioria dos pratos.

Batata doce

Apesar de ser rica em amido, seu consumo pode ser feito em quantidades moderadas. A batata doce fornece fibras e vitamina A, essenciais para o corpo humano. Uma dica para o preparo: caso não esteja com tempo de esperar ela amolecer na água fervente, você pode usar o micro-ondas. Lave a batata doce e faça pequenos furos. Ainda molhada, enrole no papel toalha e coloque no micro-ondas por 5 minutos (dependendo da potência pode ser mais tempo). Rapidamente você terá ela molinha e pronta para consumo.

Castanhas

As nozes são ótimas aliadas para combater a vontade de comer e ainda são fonte de gorduras saudáveis. O consumo de 30 gramas por dia é suficiente. Você também pode comer sementes de linhaça, rica em ácidos graxos e ômega 3.

Tomate

O queridinho tomate faz parte da maioria das saladas e ajuda na alimentação de quem tem diabetes. Rico em ferro, vitamina E e C, e também licopeno. Esse último componente é um excelente antioxidante. O tomate também pode fazer parte do molho.

Vegetais verdes escuros

Eles podem compor o prato em harmonia e não têm muitas calorias. A couve e o espinafre são exemplos de vegetais verdes escuros; mas não consuma em excesso, já que eles podem se transformar em glicose rapidamente.

Leite e derivados

Como a maioria das pessoas sabem, o leite e seus derivados são fonte de cálcio e também de vitamina D. O iogurte desnatado é uma ótima opção.

Esses são alguns alimentos que podem ser incluídos na dieta de uma pessoa com diabetes. Lembre-se de variar, pois não faz bem comer apenas carboidratos – como, por exemplo, um prato somente de macarrão. Uma boa sugestão é adicionar verduras e proteínas magras como frango sem pele ou grelhado. Também não pule refeições, principalmente o café da manhã. Ao se alimentar já na primeira hora do dia, você evita que sinta muita fome no almoço.

Nas refeições principais, procure montar seu prato dividindo desta maneira: 50% de verduras e vegetais, 25% de carboidratos complexos ricos em fibras, como os grãos integrais, e 25% composto por uma proteína magra. Esse é um conselho da Associação de Diabetes Americana, uma maneira fácil de organizar suas refeições.

alimentos benéficos para diabetes

Publicidade


Publicado no Portal da Família em 03/09/2016

Divulgue este artigo para outras famílias e amigos.

Inscreva-se no nosso Boletim Eletrônico e seja informado por email sobre as novidades do Portal
www.portaldafamilia.org


Publicidade