,

logotipo Portal da Familia

Portal da Família
Início Família Pais Filhos Avós Cidadania
Vídeos Painel Notícias Links Vida Colunistas
 

Como surgiu o Dia da Criança no Brasil

O Dia das Crianças no Brasil foi "inventado" por um político. Na década de 1920, o deputado federal Galdino do Valle Filho teve a ideia de "criar" o dia das crianças. Os deputados aprovaram e o dia 12 de outubro foi oficializado como Dia da Criança pelo presidente Arthur Bernardes, por meio do decreto nº 4867, de 5 de novembro de 1924. Galdino do Valle Filho era médico, e também foi deputado estadual pelo Rio de Janeiro e prefeito de Nova Friburgo-RJ.

Mas somente em 1960, quando a tradicional Fábrica de Brinquedos Estrela (fundada em 1937) fez uma promoção conjunta com a Johnson & Johnson para lançar a "Semana do Bebê Robusto" e aumentar suas vendas, é que a data passou a ser comemorada. A estratégia deu certo, pois desde então o dia das Crianças é comemorado com muitos presentes!

Logo depois, outras empresas decidiram criar a Semana da Criança, para aumentar as vendas, mas já no ano seguinte os fabricantes de brinquedos decidiram escolher um único dia para a promoção e fizeram ressurgir o antigo decreto.

A partir daí, o dia 12 de outubro se tornou uma data importante para o setor de brinquedos.

Dia da Criança no mundo

O Brasil comemora o Dia das Crianças em 12 de outubro, mas essa data varia de país para país.

Muitos países adotam o dia 1 de junho para celebrar o Dia Internacional da Criança, pois essa data foi proclamada pela primeira vez durante a Conferência Mundial para o Bem-estar da Criança, realizada em Genebra, na Suíça, em 1925.

Já a ONU (Organização das Nações Unidas) e alguns países comemoram o Dia das Crianças em 20 de novembro, já que nesse dia em 1959 foi aprovada a Declaração Universal dos Direitos da Criança e a Convenção dos Direitos da Criança (em 1989).

O objetivo da data foi o de chamar a atenção para os problemas que as crianças então enfrentavam ao redor do mundo. Neste dia, os Estados-Membros reconheceram que todas as crianças, independentemente da raça, cor, religião, origem social, país de origem, têm direito a afeto, amor e compreensão, alimentação adequada, cuidados médicos, educação gratuita, proteção contra todas as formas de exploração e a crescer num clima de Paz e Fraternidade. A Declaração também estabelece que toda criança deve ter proteção e cuidados especiais antes e depois do nascimento.

Nos Estados Unidos, o dia das crianças é oficialmente festejado no 1° domingo de junho, mas a data pode variar em alguns estados. O Havaí se tornou o primeiro estado desse país a aprovar uma lei, em 1994, para reconhecer o " Dia das Crianças e Juventude", onde é comemorado no 1° domingo de outubro.

Alguns países que comemoram no dia 1 de junho: Albânia, Angola, Armênia, Azerbaijão, Benim, Bielorrússia, Bósnia e Herzegovina, Bulgária, Cabo Verde, Camboja, Cazaquistão, China, Equador, Eritreia, Eslováquia, Eslovênia, Estónia, Etiópia, Geórgia, Guiné Bissau, Iêmen, Laos, Letônia, Lituânia, Macau, Macedônia, Mianmar, Moçambique, Moldávia, Mongólia, Montenegro, Nicarágua, Polónia, Portugal, Quirguistão, República Checa, República Popular da China, Romênia, Rússia, São Tomé e Príncipe, Sérvia, Tajiquistão, Tanzânia, Timor Leste, Turquemenistão, Ucrânia, Uzbequistão, Vietnã, Paquistão.

1 de outubro: El Salvador, Guatemala, Sri Lanka, Suécia.

20 de novembro: Canadá, Egito, Finlândia, França, Trinidad e Tobago.

25 de dezembro: Camarões, Chade, Gabão, Guiné Equatorial, República Centro Africana, República Democrática do Congo, República do Congo.

No Japão, meninos e meninas são homenageados em dias separados, havendo o Dia dos Meninos e o Dia das Meninas. O Dia das Crianças surgiu por lá após a Segunda Guerra, sendo comemorado no mesmo Dia dos Meninos (cinco de maio). Lá se comemora o Dia dos Meninos no chamado Koinobori, festividade onde é costume hastear birutas (um tipo de bandeira) em forma de carpas. Já o Dia das Meninas é comemorado dia 3 de março, quando ocorre o Festival de Bonecas (Hina-matsuri), e plataformas com panos vermelhos em degraus são dispostas para expor bonecas que representam o Imperador, a Imperatriz, serviçais, músicos com as vestimentas tradicionais.

A UNICEF declarou o dia 16 de junho como Dia da Criança Africana.

Outros países:

África do Sul primeiro sábado de novembro
Alemanha 20 de setembro
Argentina segundo domingo de agosto[8]
Austrália quarta quarta-feira de outubro
Bolívia 12 de abril
Chile segundo domingo de agosto
Coreia do Sul 5 de maio
Croácia 11 de novembro
Cuba terceiro domingo de julho
Espanha segundo domingo de maio
Haiti 8 de abril
Honduras 10 de setembro
Hong Kong 4 de abril
Hungria último domingo de maio
Índia 14 de novembro
Indonésia 23 de julho
Irlanda 25 de março
Israel 4 de outubro
Japão (3 de março Meninas) (5 de maio Meninos)
México 30 de abril
Nigéria 27 de maio
Noruega 17 de maio
Nova Zelândia primeiro domingo de março
Palestina 5 de abril
Paraguai 16 de agosto
Peru terceiro domingo de agosto
Sudão 23 de dezembro
Sudão do Sul 23 de dezembro
Taiwan 4 de abril
Turquia 23 de abril
Uruguai 6 de janeiro (comercialmente, um domingo de agosto)
Venezuela terceiro domingo de julho

Fontes:

Wikipedia

site Shopping b - www.shoppingb.com.br


Publicidade

Divulgue esse evento para outras famílias e amigos.
www.portaldafamilia.org


Publicidade