logotipo Portal da Familia

Portal da Família
Início Família Pais Filhos Avós Cidadania
Vídeos Painel Notícias Links Vida Colunistas
 

Lições de Liderança no Cinema

Dr. Pablo González Blasco

 

Capa do livro Lições de Liderança no Cinema


Formato: 16 x 23 cm
Nº Páginas: 298
ISBN 978-85-86697-04-3
Acabamento: Brochura
Chamada:

"O cinema é um recurso que ajuda a explicar a vida humana. É um jeito de ver a vida, os homens, de aproximar-nos deles para entendê-los. Uma lente que nos ajuda a ilustrar o acontecer humano e a sentir com os homens, em concórdia - coração junto a coração".

"Simplesmente inspirador" é a melhor definição para o livro "Lições de Liderança no cinema" do Dr. Pablo González Blasco. Deveria ser leitura de cabeceira para pais, professores, líderes empresariais, educadores familiares e até estudantes e pessoas sem nenhum cargo de liderança, pois, afinal, o que é um líder se não alguém que motiva os que estão à sua volta?

Livros, técnicas e cursos sobre liderança e coaching existem aos montes. Mas "Lições de Liderança no cinema" trata o tema de forma inovadora e com muita profundidade.

Com muita clareza, o livro apresenta a metodologia reflexiva que o cinema oferece ao educador, e mostra como uma efetiva educação da liderança só pode ser atingida quando se entende que a liderança está intimamente relacionada à ética, afetividade, emoções e sentimentos. São questões com as quais o educador e o líder precisam estar preparados para lidar, e que exigem reflexão. Como diz o autor, os medos do educador, do pai e mãe de família, do gestor ou do líder são os mesmos. Trata-se, pois, de um grande desafio que o livro ajuda a entender.

O livro é muito feliz e muito rico em exemplos. Na segunda parte do livro, mais de quarenta filmes, todos relativamente recentes, são comentados pelo autor. Filmes como Batman, O Artista, Gran Torino, Gladiador, Bella, Invictus, Avatar e Um sonho possível, só para citar alguns, são analisados com uma linguagem leve e cativante, sem deixar de ser profundo na reflexões que tece sobre o enredo e cenas de cada filme, as quais nos fazem pensar e podem servir de orientação para debates que podem ser feitos sobre cada um deles. Isso, além de ser um bom conjunto de dicas de filmes imperdíveis. Mesmo quem já assistiu a algum deles, após ler os comentários do Dr. Pablo, com certeza o verá com outros olhos se o assistir novamente.

O Capítulo 4 da Segunda Parte do livro é dedicado a filmes que tratam do tema de mulheres no comando. Onze filmes são analisados nesse capítulo, de forma muito interessante.

Editora: SOBRAMFA

SOBRE O LIVRO

Promover a liderança tem muito a ver com a educação da afetividade, o mundo dos sentimentos e das emoções. Formar líderes requer educar sua afetividade, trabalhar com as emoções, e fazê-lo de modo ágil, moderno, compreensivo, eficaz.

O Cinema mostra-se particularmente útil na educação afetiva, por sintonizar com uma cultura da emoção e da imagem. Educar as atitudes supõe mais do que oferecer conceitos teóricos ou simples treinos; implica promover a reflexão que facilita a descoberta de si mesmo, e permite extrair do núcleo íntimo do ser humano um compromisso por melhorar. O cinema é um recurso que ajuda a explicar a vida humana. É um jeito de ver a vida, os homens, de aproximar-nos deles para entendê-los. Uma lente que nos ajuda a ilustrar o acontecer humano e a sentir com os homens, em concórdia – coração junto a coração. Lente esta, que deve ser clara, cristalina, positiva. São os valores humanos os que, quando impressos num filme, o tornam diáfano, colocando-o no foco do nosso sentir.

A reflexão vital que o cinema facilita auxilia o processo de motivação que a vida nos solicita a cada momento. Professores, estudantes, líderes empresariais, educadores familiares, agentes sociais, recursos humanos e todos os que têm ao seu cargo a gestão de pessoas, encontrarão no cinema um modo simples, acessível e divertido para aperfeiçoar seu desempenho.

SOBRE A AUTOR

* Dr. Pablo Gonzalez Blasco é Médico e Doutor em Medicina (FMUSP, 2002), Membro Fundador e Diretor Científico da SOBRAMFA – Sociedade Brasileira de Medicina de Família, e Membro Internacional da Society of Teachers of Family Medicine (STFM). É autor de diversos livros, como “O Médico de Família, hoje”, “Medicina de Família & Cinema” e “Educação da Afetividade através do Cinema”. Mantém o site "Pablo Gonzalez Blasco - Educar no Humanismo", onde publica comentários de filmes atuais e de livros, e também ensaios sobre antropologia e perspectivas éticas do quotidiano, humanização e relacionamento, educação da afetividade e das emoções.

É também autor de diversas publicações e trabalhos apresentados em congressos nacionais e internacionais onde aborda temas de Medicina de Família, Educação Médica, Humanismo e Medicina, e Educação da Afetividade através do Cinema e das Artes. Seus escritos são o reflexo da experiência como Professor de Medicina de Família e estudioso da Educação Médica.

Além da presente obra, é autor dos livros “O Médico de Família, hoje” (SOBRAMFA, 1997), “Medicina de Família & Cinema” (Casa do Psicólogo, 2002) “Educação da Afetividade através do Cinema” (IEF-Instituto de Ensino e Fomento/SOBRAMFA, São Paulo, 2006) e "Humanizando a Medicina: Uma Metodologia com o Cinema" (Sâo Camilo, 2011). Co-autor dos livros “Princípios de Medicina de Família” (SOBRAMFA, São Paulo, 2003), Cinemeducation: a Comprehensive Guide to using film in medical education. (Radcliffe Publishing, Oxford, UK. 2005.) e Cinemeducation: a Comprehensive Guide to using film in medical education and in Cinemeducation: Using Film and Other Visual Media in Graduate and Medical Education.Volume II (Radcliffe Publishing, Oxford, UK. 2012.)

Publicado no Portal da Família em 22/06/2013

www.portaldafamilia.org
O Portal da Família não comercializa ou distribui livros e outros produtos, apenas recomenda boas obras. Somente livros e produtos que recomendariamos a um amigo.
O preço estimado é o preço médio pesquisado na data de indicação, servindo apenas de referência.
Publicidade