logotipo Portal da Familia

Portal da Família
Início Família Pais Filhos Avós Cidadania
Vídeos Painel Notícias Links Vida Colunistas
 
 

Doze é Demais 2

Uma família bem divertida

Tom (Steve Martin) e Kate (Bonnie Hunt) têm de lidar diariamente com um “pequeno” problema: os seus doze filhos. Neste segundo filme, a família começa a sofrer algumas mudanças, pois os filhos mais velhos vão sair de casa para estudar, trabalhar e casar.

Para manter a família unida, Tom tem uma idéia: passar as férias no lago. Tudo estaria perfeito se não fosse por um problema: o seu vizinho é um antigo ex-colega, Jimmy (Eugene Levy), que tem oito filhos e sempre morreu de ciúmes de Tom.

Jimmy é bastante competitivo e tentar mostrar a Tom que este não tem a família perfeita que ele possui. Enquanto isso, os filhos de ambas as famílias convivem harmoniosamente (e amorosamente) muito bem.

O primeiro filme da série foi um pouco mais reflexivo do que este segundo, pois mostrava com mais detalhes as dificuldades e alegrias de uma família numerosa. Nessa continuação, o foco é o crescimento dos filhos e a liberdade que os pais devem saber respeitar e os filhos, conquistar.

 

Avaliação: Bom

Uma comédia leve e divertida.

Título Original: Cheaper by the Dozen 2
Gênero: Comédia
Tempo de Duração: 1 hora e 33 minutos
Direção: Adam Shankman
Com:Steve Martin, Bonnie Hunt, Piper Perabo.
Diretor: Adam Shankman

  O Exorcismo de Emily Rose

Possessão ou doença?

Alemanha. 1976. Um sacerdote é chamado à casa de uma família cristã porque a filha de 23 anos diz estar sofrendo de possessão demoníaca. Após diversas tentativas de exorcismo, Emily Rose morre. O padre é levado a julgamento porque havia solicitado a garota que parasse de tomar os medicamentos contra uma suposta epilepsia. A advogada do padre será Erin Bruner, uma gnóstica e o promotor, um cristão. Não passaria de uma nova história de terror se o caso não fosse verídico. Na vida real, a jovem chamava-se Anneliese Michel e não havia apenas um padre exorcista, mas dois. Produtores alemães estão prometendo contar toda a verdade em um novo filme, Réquiem, sobre a história da jovem.

O filme acerta ao não descambar para o terror e tentar mostrar os dois pontos de vista, pois o padre só vai a julgamento porque se acredita que o demônio não existe, logo, tratava-se de uma doença mental que deveria ser tratada. Além disso, conta com a ótima atuação de Laura Linney no papel da advogada gnóstica e de Tom Wilkinson, como o Padre Moore. O diretor acerta ao contar a história em flash-back: todas as cenas da jovem são relembradas no tribunal.

Ainda hoje há controvérsias sobre a veracidade da possessão, pois, à época, o exorcismo foi autorizado pelo bispo de Würzburg, Alemanha, mas, conforme o site Catholic Youth Ministry, uma comissão de bispos alemães, após o julgamento dos sacerdotes, disse que Anneliese não estava possuída. Porém, há mais de 40 horas gravadas das cenas de exorcismo, na qual a jovem dizia estar possuída pelo mesmo demônio de Caim e Hitler, entre outros.

O filme é assustador, mas não pelas cenas, que não são sensacionalistas, mas pelo tema em si. A dúvida continua.

 

Dirigido por Scott Derrickson.

Com: Laura Linney, Tom Wilkinson, Jennifer Carpenter

Duração:1 h 54 min

Avaliação: Bom

saiba mais no site da Sony

 

Doze é Demais

Tom (Steve Martin) e Kate Baker (Bonnie Hunt) são os pais de uma família enorme, que contém nada mais nada menos do que 12 filhos e ainda um cachorro. O cotidiano da família é marcado pelo amor e por muitas confusões. Tudo se complica quando a família precisa se mudar de cidade.

Na América dos dias de hoje, onde a média de filhos por família é de 1.87. Tom e sua esposa Kate decidem que a vida é melhor – se não mais barata – em doze. Os Baker vivem em uma pequena cidade onde Tom trabalha como treinador de futebol da faculdade. Quando oferecem a Tom o emprego de seus sonhos – treinar um grande time– ele e Kate mudam-se com a família, a despeito do descontentamento das doze crianças. Ao mesmo tempo, Kate fica sabendo que seu livro será publicado e que precisa viajar para Nova Iorque a fim de promove-lo, deixando Tom sozinho com sua descontente e agitada família, como também com seu novo e exigente trabalho.

Com tudo dando errado em casa, Kate fora e o novo emprego de Tom na corda bamba, a família Baker finalmente decide ter tudo que se ama, mas amar tudo que eles têm.

Título Original: Cheaper by the Dozen
Gênero: Comédia
Tempo de Duração: 115 minutos
Ano de Lançamento (EUA): 2003
Site Oficial: www.cheaperbythedozenmovie.com
Estúdio: 20th Century Fox / Robert Simonds Productions
Direção: Shawn Levy
Roteiro: Sam Harper, Joel Cohen e Alec Sokolow.
Adaptação do livro de Frank B. Gilbreth Jr. e Ernestine Gilbreth Carey, baseado na história real da família Gilbreth, que tinha 6 filhos e 6 filhas.

Recomendado para crianças acima de 6 anos.

“A idéia de se fazer uma carta de amor direcionada às palhaçadas que acontecem em grandes famílias foi realmente atraente para mim”, diz o diretor Shawn Levy. “DOZE É DEMAIS” é sobre família, lealdade e prioridades”.

Saiba mais no site ePipoca

Pequenos Espiões 3D

Toymaker (Sylvester Stallone) é um criador de brinquedos que deseja dominar os jovens de todo o planeta. Para tanto ele cria um jogo de realidade virtual, que prende seus jogadores dentro dele e os obriga a enfrentar diversos e perigosos estágios. Um dos prisioneiros do novo jogo é Carmen, forçando seu irmão Juni (Daryl Sabara) a partir para salvá-la. Tem Antonio Banderas, Sylvester Stallone, Salma Hayek, Ricardo Montalban, Allan Cumming, Steve Buscemi, Bill Paxton, Tony Shalhoub e George Clooney no elenco.

Título Original: Spy Kids 3-D: Game Over
Gênero: Aventura
Tempo de Duração: 89 minutos
Ano de Lançamento (EUA): 2003
Site Oficial: www.spykids.com
Estúdio: Dimension Films / Troublemaker Studios / Los Hooligans Productions
Direção: Robert Rodriguez

Recomendado para crianças acima de 6 anos. É necessário o uso de óculos especiais para poder ver os efeitos 3D, e crianças menores não aguentam ficar usando eles por muito tempo.

Destaque no final do filme para a seqüência em que toda a família se une para combater o vilão, e descobrir porque o avô de Juni caçava o Toymaker.

Saiba mais no site Adoro Cinema

Procurando Nemo

Nemo é um pequeno peixe-palhaço, que repentinamente é sequestrado do coral onde vive por um mergulhador e passa a viver em um aquário. Decidido a encontrá-lo, seu tímido pai sai em sua busca, tendo como parceria a ingênua Dory. Após ser sequestrado do coral onde vive, o pai de um peixe-palhaço decide partir em sua procura.

Título Original: Finding Nemo
Gênero: Animação
Tempo de Duração: 101 minutos
Ano de Lançamento (EUA): 2003
Site Oficial: www.disney.com.br/nocinema/nemo
Estúdio: Pixar Animation Studios / Walt Disney Pictures
Direção: Andrew Stanton

Recomendado para crianças acima de 6 anos. É necessário o uso de óculos especiais para poder ver os efeitos 3D, e crianças menores não aguentam ficar usando eles por muito tempo.

Destaque no final do filme para a seqüência em que toda a família se une para combater o vilão, e descobrir porque o avô de Juni caçava o Toymaker.

Saiba mais no site Adoro Cinema

Os Anjinhos

Tommy ganha um irmão, o pequeno Dil, que logo passa a receber todos os afagos e atenção de seus pais e de seus amigos. Enciumado com a nova situação, Tommy, motivado pelos conselhos de Angélica, decide devolver Dil para o lugar de onde veio: o hospital. Os amigos de Tommy descobrem o plano e resolvem fazer de tudo para impedir que Dil vá embora. Porém, eles terminam indo para bem longe de seus pais e se perdendo em plena floresta, onde precisarão enfrentar seus próprios medos para conseguir retornar a seus lares.

Título Original: The Rugrats Movie
Tempo de Duração: 79 minutos
Ano de Lançamento (EUA): 1998
Site Oficial: www.rugratsmovie.com
Estúdio: Paramount Pictures / Nickelodeon Pictures / Klasky-Csupo

Durante os créditos do filme aparece a frase "No cartoon characters were hurt in the making of this film" (traduzindo, "Nenhum personagem de desenho animado foi ferido durante a realização deste filme").

Saiba mais no site Adoro Cinema

Os Anjinhos em Paris

Tudo o que Chuckie mais deseja é ter uma nova mãe. Mas ele e os demais bebês partem rumo a Paris, para onde o pai de Tommy é enviado a fim de consertar um robô gigantesco que é a mais nova atração do parque de diversões local. Lá, o sonho de Chuckie fica cada vez mais próximo quando seu pai, Chazz, resolve namorar novamente.

Título Original: The Rugrats in Paris: The Movie
Tempo de Duração: 85 minutos
Ano de Lançamento (EUA): 2000
Site Oficial: www.nick.com/all_nick/movies/rugrats_paris
Estúdio: Nickelodeon Movies / Klasky-Csupo

 

O Senhor dos Anéis: A Sociedade do Anel
(The Lord of the Rings: The Fellowship of the Ring, EUA, Nova Zelândia, 2001)
Filme fantástico ambientado em cenário mitológico. Frodo, habitante dessa terra, precisa destruir um poderoso anel, antes que o Senhor do Escuro o encontre. Para isso, conta com a ajuda de uma comitiva.

site oficial: http://www.lordoftherings.net

Gênero: Aventura
Duração: 178 min
Distribuidora: Warner
Produtora(s): New Line Cinema, The Saul Zaentz Company, WingNut Films

Diretor: Peter Jackson

 

O Senhor dos Anéis: As Duas Torres
(The Lord of the Rings: The Two Towers, EUA, Nova Zelândia, 2002)

Segunda parte da trilogia "O Senhor dos Anéis", mostra Aragorn e colegas contra o exército de Saruman, Frodo a caminho de Mordor e Merry e Pippin tentando escapar dos Orcs.

Gênero: Aventura
Duração: 179 min
Distribuidora: Warner
Produtora(s): New Line Cinema, The Saul Zaentz Company, WingNut Films

Diretor: Peter Jackson

Critica: por Reinaldo Cardenuto Filho

Como era de se esperar, ''O Senhor dos Anéis: As Duas Torres'' é um filme alucinante. Logo de início, antes mesmo do espectador se acostumar com o término das propagandas e dos trailers, acontece uma cena de ação magnífica envolvendo o misterioso personagem Gandalf, o Cinzento.

O Valor da vida em O Senhor dos Anéis
(de J. R. R. Tolkien)

–Desculpe – murmurou Frodo. – Mas a verdade é que estou assustado e não sinto pena nenhuma de Gollum.
–Não o viste – interrompeu Gandalf.
–Não. E não o quero ver – replicou Frodo. – Não posso compreender. Pretende dizer que o senhor e os elfos deixaram que ele continuasse a viver depois de todas esses horríveis actos? Agora, pelo menos, é tão mau como um orc e igualmente um inimigo. Merece a morte.
–Merece-a, sem dúvida. Muitos dos que vivem merecem morrer, e alguns dos que morrem merecem a vida. Podes dar a vida? Então não te apresses a dar a morte, pois nem o maior dos sábios conhece o fim de todos os caminhos. Não há muita esperança de que Golium tenha cura antes de morrer, mas, no entanto, essa possibilidade existe. E ele está ligado ao destino do anel. O coração diz-me que ainda tem um papel a desempenhar, para bem ou para mal, antes do fim. E quando isso acontecer, a compaixão de Bilbo poderá influenciar o destino de muitos. Também o teu. De qualquer modo, não o matámos: é muito velho e muito infeliz. Os elfos dos bosques têm-no prisioneiro, mas tratam-no com toda a bondade que conseguem encontrar nos seus sensatos corações.

Paulo Geraldo - site Aldeia


Veja também:
Por que ler Tolkien?
Qual é o grande mérito de O Senhor dos Anéis?