logotipo Portal da Familia

Portal da Família
Início Família Pais Filhos Avós Cidadania
Vídeos Painel Notícias Links Vida Colunistas
 

Costa Rica consegue vitória pró-vida em tema de clonagem humana na ONU

NOVA YORK, 10 Dez 03 (ACI)

Um novo esforço da Costa Rica para conseguir a proibição total da clonagem humana –com o apoio dos Estados Unidos- alcançou êxito nesta quarta-feira ao se chegar a um acordo que obrigará as nações as debater o tema dentre de 10 meses, e não dentro de dois anos, como pretendiam alguns países da União Européia.

No dia 9 de dezembro, com efeito, a Assembléia Geral da ONU decidiu por consenso abordar para sua próxima sessão, que começará em setembro de 2004, o debate sobre a criação de uma convenção que proibirá a clonagem humana.

A decisão foi adotada depois que a Costa Rica, apoiada pelos Estados Unidos, iniciara uma nova ofensiva para conseguir que a ONU empreenda com caráter urgente a elaboração de um acordo internacional para impedir todo tipo de clonagem humana, inclusive as com fins de pesquisa.

O Reino Unido, França, Alemanha e Bélgica apóiam a chamada “clonagem terapêutica”, que permitiria a criação e manipulação de seres humanos vivos em estado embrionário.
O tema da clonagem tinha sido discutido no dia 6 de novembro na Comissão da ONU encarregada de assuntos legais, que recomendou à Assembléia adiar o tema até o prazo de dois anos.

Tal comissão estava a ponto de decidir a favor de uma proibição total da clonagem humana, mas uma manobra tardia da delegação belga submeteu antes à votação a proposta de adiar o debate. A proposta de postergação ganhou por 80 votos contra 79.
Entretanto, na terça-feira, em um acordo de última hora, a Assembléia Geral acolheu a iniciativa da Costa Rica para continuar com as negociações no próximo ano, e recusou a recomendação da Sexta Comissão (Comissão Jurídica).

“A decisão de hoje constitui um importante avanço sobre a decisão de novembro passado, já que se continuasse sendo adiada a análise do tema, faria com que desde o ponto de vista prático a clonagem humana continuasse sendo permitida com fins reprodutivos, assim como experimentais. A humanidade requer normas éticas que regulem a pesquisa na matéria e protejam ao máximo a dignidade humana. Isto motivou a proposta nacional”, declarou o Ministro de Relações Exteriores, Roberto Tovar Faja.
“Alcançar o apoio de tantos países em tão pouco tempo e que a voz da Costa Rica tenha sido escutada a favor dos direitos humanos e da dignidade das pessoas é um avanço extraordinário”, afirmou o Chefe da Diplomacia costarriquenha.

“Este acordo constitui um passo a favor da humanidade, já que as nações que se opuseram à iniciativa costarriquenha aceitaram finalmente que o tema seja analisado no próximo ano. Nos próximos meses buscaremos mais apoios a fim conseguir o menor prazo possível, que o mundo conte com uma Convenção”, concluiu Tovar Faja.

Fonte: www.acidigital.com
Divulgado em: ProvidaFamília - www.providafamilia.org.br


Divulgue o Portal da Família para outras famílias e amigos.
www.portaldafamilia.org


Publicidade