logotipo Portal da Familia

Portal da Família
Início Família Pais Filhos Avós Cidadania
Vídeos Painel Notícias Links Vida Colunistas
 
Espanha pagará mulheres para terem filhos

17/07/2007 - ESPANHA, Madrid - Em 2050 a Espanha será o país com maior número de idosos do mundo. Para evitar um "envelhecimento" do país, o governo espanhol pagará às mulheres, uma quantia de 2,5 mil euros (aproximadamente R$ 6.400) para que elas possam ter filhos.

Desde a última segunda-feira, as mães do país podem solicitar a ajuda de custo oferecida pelo governo para cada filho nascido ou adotado a partir das 0h do último dia 3 de julho. O "Cheque-bebê" é uma proposta do governo José Luiz Rodriguez Zapatero à crise populacional espanhola.
"Para seguir progredindo, a Espanha precisa de mais famílias, com mais filhos. E as famílias precisam de mais apoio para ter esses filhos e de mais recursos para criá-los", justificou, durante o anúncio da medida no Congresso Nacional.

Os países europeus apoiam, financeiramente, às famílias a terem mais filhos, isso porque em toda o continente, já há mais idosos que crianças. Em 1980, o número de crianças superava o de idosos em 36 milhões. Em 2004, os maiores de 60 anos superaram numericamente os menores de 14. A Espanha, foi o último país a aderir a idéia do pagamento universal direto por filhos, apesar disso, o país já incentivava a formação de famílias de outras maneiras.

Para as mães trabalhadoras, o governo dá 100 euros mensais até que o filho complete três anos. É oferecido também um pagamento único de 450 euros para os filhos a partir do terceiro. Quando a mãe tem um parto múltiplo ou uma família adota simultaneamente dois ou mais filhos, tem direito a uma ajuda calculada a partir do número de filhos e do salário mínimo espanhol, atualmente em 570,60 euros mensais (aproximadamente R$1.459).
(FP)

 


 

Publicado no Portal da Família em 20/07/2007

 

Divulgue o Portal da Família para outras famílias e amigos.
www.portaldafamilia.org


Publicidade