logotipo Portal da Familia

Portal da Família
Início Família Pais Filhos Avós Cidadania
Vídeos Painel Notícias Links Vida Colunistas
 

Estudo localiza célula-tronco adulta em vaso sanguíneo

Pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP) de Ribeirão Preto concluíram, após cinco anos, um estudo que demonstra que as células-tronco adultas mesenquimais estão nas paredes de todos os vasos sanguíneos.

Antes disso, essas células eram mais encontradas na medula óssea. A pesquisa, feita por profissionais do Hemocentro e do Hospital das Clínicas (HC), foi publicada na edição de março da revista científica internacional Experimental Hematology. "Esse é um conceito novo e muda a nossa visão sobre essas células", diz o pesquisador Dimas Tadeu Covas, que preside o Hemocentro e é professor da Faculdade de Medicina da USP de Ribeirão.

Células-tronco, adultas e embrionárias, são células indiferenciadas e, por essa característica, têm o potencial de serem usadas no tratamento de diferentes doenças degenerativas, como lesões cardíacas. As mesenquimais dão origem a componentes do sangue. "Estando nos vasos sanguíneos, elas controlam inúmeros mecanismos de reparo e regeneração", afirma o cientista.

Segundo Covas, os resultados da pesquisa ainda são iniciais e agora é necessário entender essa célula para estudar a possibilidade de uso em tratamentos clínicos. "Abriu-se uma avenida nova de investigação", afirma ele. "Com a análise inicial, podemos intervir e começar a trabalhar especificamente com células de cada um dos tecidos, para ver como se comportam." O objetivo da equipe é estudar como elas agem no fígado, no cérebro e em outras partes do corpo. Covas explica que, apesar da descoberta, a medula óssea continua sendo uma fonte importante de células-tronco adultas, por sua facilidade de obtenção.

 

O uso de células-tronco adultas é permitido no Brasil. Nos últimos anos diversos tratamentos e usos com sucesso de células tronco ADULTAS ocorreram aqui e em vários países do mundo, embora seus estudos ainda sejam relativamente recentes.

Enquanto isso, no Brasil... apesar de nos últimos dez anos não se conseguir nenhum resultado positivo com células-tronco embrionárias, a utilização dessas células-tronco está sob julgamento no Superior Tribunal Federal (STF) e, se aprovada, pode desviar recursos do estudo de células-tronco adultas. Grupos, com nítidos interesses pró-aborto, pressionam para que pesquisas com essas células-tronco embrionárias seja liberado (para se conseguir essas células, embriões são destruídos).

 

Fonte da notícia: yahoo! Notícias / Agência Estado - 18 Mar, 2008

http://br.noticias.yahoo.com/s/18032008/25/manchetes-estudo-localiza-celula-tronco-adulta-vaso-sanguineo.html

 

Publicado no Portal da Família em 06/05/2008

 

Divulgue o Portal da Família para outras famílias e amigos.
www.portaldafamilia.org


Publicidade