Portal da Família
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Educação
Precoce: Desenvolvendo
capacidades de 0 a 3 anos
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No desenvolvimento total da criança a estimulação através do movimento é essencial, por isso a psicomotricidade ou a manipulação, o uso e manuseio de objetos para ter todas as habilidades forma, parte de suas aprendizagens naturais que lhes servirão de base para sua maturidade e estar preparado para escrever, ler e falar corretamente. É importante estimular a criança desde uma idade muito precoce por meio do movimento sem forçar sua natureza, para chegar a sua maturidade. Para Piaget, o amadurecimento é a tendência fundamental do organismo a organizar a experiência e a converte-la em assimilável; amadurecimento e aprendizagem influem entre si para obter o desenvolvimento. Resume-se assim:
Por isso, aplicamos os Períodos Sensitivos, que são intervalos de tempos durante os quais um comportamento é adquirido com um mínimo esforço e a máxima eficácia. Os passos que se podem seguir em psicomotricidade são:
A PSICOMOTRICIDADE Durante o primeiro ano de vida, a área motora de nosso filho evoluirá até permitir que nosso pequeno possa andar. Passará de um estado dos músculos de prostração total a uma postura ereta. A criança tem que aprender a controlar diferentes partes de seu corpo: deve alcançar um desenvolvimento dos músculos adequados, deve ser capaz de desenvolver o sentido do equilíbrio, etc. Aprender a andar é o resultado de um longo processo que tem início no mesmo momento de nascer, e que percorre algumas etapas fundamentais que podemos estimular. Todas elas levam a conseguir o domínio de dois aspectos básicos: a) o amadurecimento neurológico; b) técnica do ensaio-erro. O movimento participa na elaboração e no desenvolvimento de todas as funções mentais: inteligência, linguagem, afetividade, constância... As habilidades motoras e intelectuais estão em uma relação constante. Exemplo de exercícios de psicomotricidade: engatinhar, rolar, balançar, dar cambalhotas, equilibrar-se em um só pé, andar para os lados, equilibrar e caminhar sobre meio fio (ou sobre uma linha no chão), caminhar em terrenos de topografia e materiais variados (passeios ao ar livre), etc... A MOTRICIDADE
FORMAS DE ESTIMULAR AS CAPACIDADES 1) Estimulação da Lógica A estimulação consiste, entre 1 e 3 anos sobretudo, em assentar umas bases prévias à formação do raciocínio. A criança dessa idade deve ir assimilando o que tem mais próximo:
Estas bases são necessárias para que mais adiante as crianças comecem a raciocinar, comparar entre diferentes soluções ou alternativas e a decidir a correta ou a melhor. Pode-se usar diversas maneiras para desenvolver a lógica, por exemplo:
2) Estimulação da Linguagem A linguagem oral tem um impacto surpreendente no desenvolvimento cerebral de uma criança, o número de palavras que uma criança escuta cada dia é o único e mais importante fato para predizer sua futura inteligência, o êxito escolar e a competência social. Conversar com o bebê desenvolve sua mente e a comunicação usada no dia a dia faz desenvolver sua capacidade lingüística, por exemplo: conversando com ele, acudindo se chora ou acalmando suas necessidades. Fale sempre corretamente, alto e em bom tom. Ele aprende com a mesma facilidade a falar cão pastor ou "au-au". Dê sempre os nomes corretos. Ele deve imita-lo e não o contrário. * Leitura: Podemos utilizar o recurso dos Bits de Inteligência, sendo que seu início é a partir dos oito meses. Um bit seria uma mensagem esquemática e elementar (um desenho, por exemplo) que apresentamos à criança para que ela capte. Eles servem para dar à criança a máxima informação com o mínimo de esforço por sua parte: olhar e prestar atenção. A criança construirá sua aprendizagem mediante associação e raciocínio. Além disso, desenvolvem a observação, o vocabulário, a audição, o interesse por novos fatos. A seguir mostramos a ela uma palavra escrita que representa o BIT que ela já conhece. Obs: Para saber o tamanho das palavras para que seu bebê a enxergue consulte " Como ensinar seu bebê a ler" de Glenn Doman. * Os livros Os livros das crianças pequenas, de 0 a 3 anos, antes de tudo têm que ser livros onde a imagem prevaleça sobre a palavra, quer se trate de imagens de forma isolada ou imagens que acompanhem o texto. Ele tem que ser algo que lhe sirva para brincar, seja lúdico, e ao mesmo tempo afetivo, educativo e terapêutico. * Os idiomas Entre um e quatro anos a criança se encontra em um período ideal para a aprendizagem de outros idiomas. Essa aprendizagem ocorre de forma divertida, através de brincadeiras, com canções, ritmos, encenações, executando e repetindo ordens. Exemplos: Na escola: na rotina dos dias da semana, a data, o tempo que faz, cores, números, vocabulário de temas estudados, leitura de cartazes de palavras. Em casa: habituar a escutar canções apoiadas pela visão de seus desenhos animados preferidos em inglês, assim como ver vídeos destes desenhos. Esses são alguns meios válidos para alcançar o progresso na compreensão de idiomas. Pode-se começar desde um tempo de dez minutos na etapa de maternal, até meia hora diária com crianças de três anos. É preferencial varias seções curtas (de alguns minutos) ao longo do dia do que uma só seção longa. * A música
É importante a mãe nunca abandonar esta prática após o nascimento, mas sim retomá-la sempre que possível, com uma certa freqüência. De preferência nas mesmas horas e durante um período certo (de aproximadamente oito minutos). Exemplos: música clássica, canções infantis, populares, folclore, etc. 3) Observação e Memória A memória é uma das capacidades mais prodigiosas do ser humano. Os bebês nascem com a capacidade de lembrar e esta vai amadurecendo ao longo dos anos. A bebê, quando estimulado de modo adequado, lhe servirá como uma grande preparação para o futuro. Sua capacidade de lembrar tem muito a ver com o desenvolvimento da atenção e da observação, especialmente através do sentido da visão e da audição.Passe Bits de Inteligência para ele, três vezes ao dia cada seqüência, em seções curtas de dez segundos. Mude os Bits a cada dez dias. Para desenvolver a memória é muito importante a repetição. Alguns exercícios para estimular a memória visual e auditiva: Visual:
Auditiva:
A experimentação A criança possui uma curiosidade inata e está continuamente questionando tudo o que passa a seu redor. Este espírito, que deve ser fomentado, de assombro ante as coisas é o que lhes leva a experimentar o mundo e os objetos que a rodeiam. Criatividade e Imaginação
É importante que a criança seja imaginativa, mas também devemos proporcionar oportunidades para que ela imagine, para que crie e desenvolva seu cérebro. Soltar a imaginação faz com que ela use sua criatividade desenvolvendo a inteligência. Criatividade e imaginação estão muito relacionadas com a curiosidade. Responder aos porquês da criança e deixa-la explorar sua curiosidade natural são um grande estímulo à sua criatividade. Sociabilidade A sociabilidade tem sua importância porque ajuda as crianças a fortalecer sua auto-estima e desenvolvimento, em valores, e a se comunicar com os outros. Se vivemos em sociedade, é importante que os pais ensinem os filhos a viver nela, a comportar-se dentro de um grupo. Os pais, os irmãos e a família em geral, serão o espelho e o exemplo que a criança segue para ser sociável, conforme o estilo familiar que se escolhe em casa, assim a criança atuará. ANA SÁNCHEZ PRIETO é mãe de 6 filhos,
e professora de educação infantil. Trabalhou na Instituição
Familiar de Educação, onde experimentou as técnicas
pedagógicas mais avançadas como coordenadora da Educação
Pré-escolar. Participa do "Projeto
Príncipe" que, apoiando-se no desenvolvimento neurológico
e na estimulação precoce, trata de desenvolver ao máximo
as potencialidades de cada criança desde seu início na vida
como pré-escolar. Fonte: Extraído do livro A educação precoce La Educacion Temprana de 0 a 3 Años - Colección Hacer Familia - Ediciones Palabra Publicado no Portal da Família em 10/04/2004 |
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