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Educação Precoce: Desenvolvendo capacidades de 0 a 3 anos

Ana Sánchez

No desenvolvimento total da criança a estimulação através do movimento é essencial, por isso a psicomotricidade ou a manipulação, o uso e manuseio de objetos para ter todas as habilidades forma, parte de suas aprendizagens naturais que lhes servirão de base para sua maturidade e estar preparado para escrever, ler e falar corretamente.

É importante estimular a criança desde uma idade muito precoce por meio do movimento sem forçar sua natureza, para chegar a sua maturidade.

Para Piaget, o amadurecimento é a tendência fundamental do organismo a organizar a experiência e a converte-la em assimilável; amadurecimento e aprendizagem influem entre si para obter o desenvolvimento. Resume-se assim:

  1. Amadurecimento e aprendizagem = desenvolvimento.
  2. Amadurecimento e não aprendizagem = não desenvolvimento.
  3. Não amadurecimento e aprendizagem = perca de tempo.
  4. Não amadurecimento e não aprendizagem = sem efeito.

Por isso, aplicamos os Períodos Sensitivos, que são intervalos de tempos durante os quais um comportamento é adquirido com um mínimo esforço e a máxima eficácia.

Os passos que se podem seguir em psicomotricidade são:

1. Esquema Corporal.
2
. Coordenação Motora.
3. Controle tônico: domínio de seu corpo.
4. Estruturação Espacial.
5. Estruturação Temporal.
6. Jogos com música.
7. Jogo mímico.
8. Jogo dramático.
9. Fantoches.
10. Lateralidade.

A PSICOMOTRICIDADE

Durante o primeiro ano de vida, a área motora de nosso filho evoluirá até permitir que nosso pequeno possa andar. Passará de um estado dos músculos de prostração total a uma postura ereta.

A criança tem que aprender a controlar diferentes partes de seu corpo: deve alcançar um desenvolvimento dos músculos adequados, deve ser capaz de desenvolver o sentido do equilíbrio, etc.

Aprender a andar é o resultado de um longo processo que tem início no mesmo momento de nascer, e que percorre algumas etapas fundamentais que podemos estimular. Todas elas levam a conseguir o domínio de dois aspectos básicos: a) o amadurecimento neurológico; b) técnica do ensaio-erro.

O movimento participa na elaboração e no desenvolvimento de todas as funções mentais: inteligência, linguagem, afetividade, constância... As habilidades motoras e intelectuais estão em uma relação constante.

Exemplo de exercícios de psicomotricidade: engatinhar, rolar, balançar, dar cambalhotas, equilibrar-se em um só pé, andar para os lados, equilibrar e caminhar sobre meio fio (ou sobre uma linha no chão), caminhar em terrenos de topografia e materiais variados (passeios ao ar livre), etc...

A MOTRICIDADE

O bebê aprende mais e melhor manipulando através do movimento, do que observando passivamente. Portanto, deixá-lo horas e horas dentro de um pequeno chiqueirinho, ou mesmo que tenha um bom espaço, torna-se péssimo para seu desenvolvimento.

A afetividade dos pais e dos que cuidam da criança são essenciais para o programa de estimulação do qual dependem em grande parte seu futuro desenvolvimento afetivo e de suas capacidades. Ao pegar um bebê nos braços, fazer-lhe cosquinhas, carícias, falar-lhe, cantar-lhe, expressar-lhe carinho, balançar-lhe, etc., lhe oferecemos informação e estímulos.

FORMAS DE ESTIMULAR AS CAPACIDADES

1) Estimulação da Lógica

A estimulação consiste, entre 1 e 3 anos sobretudo, em assentar umas bases prévias à formação do raciocínio. A criança dessa idade deve ir assimilando o que tem mais próximo:

  • Seu próprio corpo e os objetos que o rodeiam.

  • Comprovando suas semelhanças.

  • Assumindo suas diferenças.

  • Experimentando a graduação entre diferentes objetos

Estas bases são necessárias para que mais adiante as crianças comecem a raciocinar, comparar entre diferentes soluções ou alternativas e a decidir a correta ou a melhor.

Pode-se usar diversas maneiras para desenvolver a lógica, por exemplo:

    • Confecção de cartazes com conjuntos de pontos progressivos: 1, 2,3... (Cartões de Pontos) .
    • Classificar figuras através dos Blocos Lógicos.
    • Ordenar jogos em diferentes caixas e ir contando o número de peças que vamos colocando.
    • Xadrez = que consiste em que as crianças procurem ter uma boa ginástica mental, desenvolvendo a criatividade, a capacidade de concentração, a análise e síntese. O xadrez permite desenvolver a autonomia, a auto-estima, a criatividade, a atenção, representação espacial e temporal, verbal e a socialização.

2) Estimulação da Linguagem

A linguagem oral tem um impacto surpreendente no desenvolvimento cerebral de uma criança, o número de palavras que uma criança escuta cada dia é o único e mais importante fato para predizer sua futura inteligência, o êxito escolar e a competência social.

Conversar com o bebê desenvolve sua mente e a comunicação usada no dia a dia faz desenvolver sua capacidade lingüística, por exemplo: conversando com ele, acudindo se chora ou acalmando suas necessidades.

Fale sempre corretamente, alto e em bom tom. Ele aprende com a mesma facilidade a falar cão pastor ou "au-au". Dê sempre os nomes corretos. Ele deve imita-lo e não o contrário.

* Leitura:

Podemos utilizar o recurso dos Bits de Inteligência, sendo que seu início é a partir dos oito meses. Um bit seria uma mensagem esquemática e elementar (um desenho, por exemplo) que apresentamos à criança para que ela capte. Eles servem para dar à criança a máxima informação com o mínimo de esforço por sua parte: olhar e prestar atenção. A criança construirá sua aprendizagem mediante associação e raciocínio. Além disso, desenvolvem a observação, o vocabulário, a audição, o interesse por novos fatos.

A seguir mostramos a ela uma palavra escrita que representa o BIT que ela já conhece.

Obs: Para saber o tamanho das palavras para que seu bebê a enxergue consulte " Como ensinar seu bebê a ler" de Glenn Doman.

* Os livros

Os livros das crianças pequenas, de 0 a 3 anos, antes de tudo têm que ser livros onde a imagem prevaleça sobre a palavra, quer se trate de imagens de forma isolada ou imagens que acompanhem o texto. Ele tem que ser algo que lhe sirva para brincar, seja lúdico, e ao mesmo tempo afetivo, educativo e terapêutico.

* Os idiomas

Entre um e quatro anos a criança se encontra em um período ideal para a aprendizagem de outros idiomas. Essa aprendizagem ocorre de forma divertida, através de brincadeiras, com canções, ritmos, encenações, executando e repetindo ordens. Exemplos:

Na escola: na rotina dos dias da semana, a data, o tempo que faz, cores, números, vocabulário de temas estudados, leitura de cartazes de palavras.

Em casa: habituar a escutar canções apoiadas pela visão de seus desenhos animados preferidos em inglês, assim como ver vídeos destes desenhos. Esses são alguns meios válidos para alcançar o progresso na compreensão de idiomas.

Pode-se começar desde um tempo de dez minutos na etapa de maternal, até meia hora diária com crianças de três anos. É preferencial varias seções curtas (de alguns minutos) ao longo do dia do que uma só seção longa.

* A música

Ouvir música clássica é outra maneira de estimular os bebês. Qualquer música ou melodia é válida, tanto para o relaxamento quanto para ajudar a fortalecer o vínculo afetivo da mãe com seu filho. Os bebês têm especial preferência por Mozart e Vivaldi.

É importante a mãe nunca abandonar esta prática após o nascimento, mas sim retomá-la sempre que possível, com uma certa freqüência.

De preferência nas mesmas horas e durante um período certo (de aproximadamente oito minutos).

Exemplos: música clássica, canções infantis, populares, folclore, etc.

3) Observação e Memória

A memória é uma das capacidades mais prodigiosas do ser humano. Os bebês nascem com a capacidade de lembrar e esta vai amadurecendo ao longo dos anos. A bebê, quando estimulado de modo adequado, lhe servirá como uma grande preparação para o futuro. Sua capacidade de lembrar tem muito a ver com o desenvolvimento da atenção e da observação, especialmente através do sentido da visão e da audição.Passe Bits de Inteligência para ele, três vezes ao dia cada seqüência, em seções curtas de dez segundos. Mude os Bits a cada dez dias. Para desenvolver a memória é muito importante a repetição.

Alguns exercícios para estimular a memória visual e auditiva:

Visual:

  • Jogos de dominó, de animais, de cores, de números; cartões de associação; quebra-cabeça...
  • Ver vídeos educativos;
  • O jogo do xadrez (a partir dos 3 anos);

Auditiva:

  • Aprender poesias, contos, séries, refrões, travalínguas, etc;
  • Aprender canções populares, infantis, regionais e etc;
  • Aprender outro idioma.

A experimentação

A criança possui uma curiosidade inata e está continuamente questionando tudo o que passa a seu redor. Este espírito, que deve ser fomentado, de assombro ante as coisas é o que lhes leva a experimentar o mundo e os objetos que a rodeiam.

Criatividade e Imaginação

Precisamos proporcionar às crianças novos estímulos que permitam novas sensações que contribuam melhor para seu desenvolvimento intelectual. Exemplo: com elogios; jogos; teatro; massinha; artes...

Há crianças que já se nota se ela possui o dom ou qualidade de ser criativa, mas essa capacidade também pode ser estimulada, educada e ensinada.

É importante que a criança seja imaginativa, mas também devemos proporcionar oportunidades para que ela imagine, para que crie e desenvolva seu cérebro. Soltar a imaginação faz com que ela use sua criatividade desenvolvendo a inteligência.

Criatividade e imaginação estão muito relacionadas com a curiosidade. Responder aos porquês da criança e deixa-la explorar sua curiosidade natural são um grande estímulo à sua criatividade.

Sociabilidade

A sociabilidade tem sua importância porque ajuda as crianças a fortalecer sua auto-estima e desenvolvimento, em valores, e a se comunicar com os outros.

Se vivemos em sociedade, é importante que os pais ensinem os filhos a viver nela, a comportar-se dentro de um grupo.

Os pais, os irmãos e a família em geral, serão o espelho e o exemplo que a criança segue para ser sociável, conforme o estilo familiar que se escolhe em casa, assim a criança atuará.


ANA SÁNCHEZ PRIETO é mãe de 6 filhos, e professora de educação infantil. Trabalhou na Instituição Familiar de Educação, onde experimentou as técnicas pedagógicas mais avançadas como coordenadora da Educação Pré-escolar. Participa do "Projeto Príncipe" que, apoiando-se no desenvolvimento neurológico e na estimulação precoce, trata de desenvolver ao máximo as potencialidades de cada criança desde seu início na vida como pré-escolar.

Fonte: Extraído do livro A educação precoce

La Educacion Temprana de 0 a 3 Años - Colección Hacer Familia - Ediciones Palabra

Publicado no Portal da Família em 10/04/2004


 

 

 

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