Portal da Família
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Verdi e Rigoletto |
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Wellen de Barros |
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Tragédia e inconformismo fazem do compositor de “Rigoletto” Giuseppe Verdi um fiel representante de seu povo sofrido pelas invasões napoleônicas, forças russas e austríacas. Tudo isso, muito antes de se tornar um famoso compositor. Foi por conta de suas posições políticas em favor da libertação da Itália que depois da unificação, em 1874, o Rei Vittorio Emanuele nomeou-o senador. Verdi, por conta de sua longevidade( 1813 – 1901) assistiu a todo um processo de transformação política da Europa e participou de forma ativa das modificações que levaram a música a acompanhar os novos tempos. Verdi estava trabalhando na música de La Maledizione (o primeiro nome proposto para “Rigoletto”), mas teve problemas com a Direção Central da Ordem Pública quando esta o exigiu que lhe fosse informado o libreto da ópera: as autoridades haviam sido informadas de que La Maledizione se baseava no drama Le Roi S'Amuse, de Victor Hugo. O enredo fazia alusão direta ao Rei Francisco I, um libertino amante dos prazeres, e explorava o drama de seu bufão, Triboulet, anão corcunda, totalmente dominado pelo complexo de sua deformação. Triboulet odeia o rei porque é rei, os nobres porque são nobres e os homens em geral porque não têm, como ele, uma corcova às costas. Sua principal diversão é fazer com que o rei e os cortesãos briguem continuamente entre si, os mais fortes esmagando os mais fracos. Ao mesmo tempo cultiva a libertinagem do rei, introduzindo-o nas famílias dos cortesãos, apontando-lhe uma esposa para seduzir, uma irmã para raptar, uma filha para desonrar. Assim, antes de terminar o trabalho, Verdi tinha sua nova ópera proibida pela censura. Ao lado disso tudo, as negociações se desenvolviam em ambiente dramático, pois acima de qualquer preocupação com a moral e os bons costumes havia sim uma rigorosa censura a tudo o que pudesse se relacionar com a decadência da aristocracia austríaca e reforçar o movimento da unificação e independência italianas. Nasce finalmente “Rigoletto”(corruptela de Triboulet). A ação se desenvolveria em Mântua no século XVI, o duque libertino seria chamado de Duque de Mântua. Verdi só não aceitou mudar o aspecto físico do bufão. Verdi acentua o melodrama em sua obra criando um personagem como algo complexo, bem próximo à vida real. Rigoletto, o bufão é deformado e mau, mas também é pai afetuoso e digno de piedade; o duque é bonito externamente, mas corrupto por dentro; Gilda é bondosa e meiga, mas capaz de contrariar as ordens do pai e se deixar seduzir pelo duque. Segundo Verdi o duque tem um caráter nulo e deve ser um libertino. A elegância literária, cede à desordem dos sentimentos. Em Rigoletto, não há meio–termos: o espectador é levado, repentinamente ao centro da ação. |
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Wellen Barros - Primeiro Soprano integrante dos corpos artísticos do Theatro Municipal do Rio de Janeiro (Coro). Preparadora artística de bailarinos premiados nos principais festivais de dança. Pesquisadora sobre música, dança, teatro e suas interpelações. Participante do grupo de estudo sobre o Dramaturgo William Shakespeare, sob orientação da maior especialista brasileira no assunto - Bárbara Heliodora. Administra o BLOG da primeira bailarina do Theatro Municipal - Cecília Kerche (Kercheballet - http://kercheballet.blogspot.com) e o BLOG Sala de Concerto (http://salaconcerto.blogspot.com). E-mail: wellenmbarros@gmail.com |
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