Portal da Família
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GESTÃO DE PESSOAS: VAMOS VIRAR A PÁGINA? (ou Um Teste para os Chefes de Boa Vontade) |
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Floriano Serra |
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Ok, ano novo, vida nova – não é o que dizem as pessoas e não é o que se espera delas? Então, tá. Na vida pessoal, cada um cuida de si, mas nas empresas os líderes devem tomar a iniciativa, devem dar o exemplo e fazer o convite geral: vamos esquecer as mágoas e ressentimentos, as “pisadas de bola”, os erros, os prejuízos, os bate-bocas no trabalho durante o ano que passou. Vamos virar a página, passar uma esponja, esquecer aquelas coisas desagradáveis, que nada agregaram de bom à equipe, nem à empresa e, por extensão, nem ao trabalho e aos resultados. Tudo bem? Mas minha proposta não é tão simplista e alienadora assim. Não se trata de assumir a posição de “ tudo bem, já passou, deixa pra lá ”. Em muitas empresas, em 2005, coisas ruins aconteceram nas relações interpessoais e algumas dessas coisas deixaram marcas e seqüelas físicas ou emocionais nos envolvidos e agora precisam ser transformadas em algo útil para – aí, sim – serem esquecidas. Como se transforma um erro em algo útil? Transformando-o em lição, aprendendo com ele, certo? Então, aqui vai minha proposta para identificar esses erros e cuidar para que não se repitam em 2006. Minha sugestão é que cada gestor (supervisor, chefe, gerente, diretor, etc.) distribua para sua equipe o questionário de feedback abaixo e peça a cada colaborador que reflita sobre as mesmas. Depois de alguns dias, o gestor pede a devolução do material e dá um retorno à equipe a respeito das respostas. Esse processo pode ser feito de 3 maneiras: a) o questionário é preenchido com ou sem identificação de quem respondeu e devolvido ao gestor. Este reúne a equipe e apresenta um consolidado dos comentários, negociando as novas atitudes para 2006; b) o feedback ao gestor é dado verbal e individualmente por cada colaborador, também negociando com ele as novas atitudes para 2006; c) o feedback ao gestor é dado verbalmente, por cada colaborador, na presença dos demais membros da equipe, que, conjunto, negociam as novas atitudes para 2006. Eu, pessoalmente, considero a alternativa “c” a mais recomendável, por ser um processo coletivo e transparente e no qual todos ouvirão as mesmas coisas, sem o risco de distorções posteriores do que foi dito e ouvido. A relação de perguntas a seguir, deve ser vista como simples sugestão; outras podem ser acrescentadas e algumas podem ser excluídas – desde que não se altere o objetivo da proposta que é de dar um feedback ao gestor, o maior responsável pelo clima e produtividade da área que chefia.
Com alguma criatividade e adaptações, substituindo-se a palavra “chefe” ou “gestor” por “colega”, pode-se também aplicar estas perguntas aos não gestores. Fica aqui a sugestão. Eu sinceramente gostaria de saber depois se alguém topou esta proposta de feedback e quais foram os resultados. Afinal, quando nem tudo são flores no clima de uma empresa ou de uma área, feedback não é fácil de dar e muito menos de receber. No entanto, não há outra maneira mais prática, direta e operacional de se identificar desvios e propor correções de rotas e comportamentos. Mas, atenção: feedback não é brincadeira. Se for feito, deve ser feito pra valer e não para inglês ver. Durante ele, é preciso que cada participante tenha em mente as palavras do político inglês Oliver Cromwell (1599/1658): “ Pinta-me como sou . Se não puseres as rugas e as cicatrizes, não te darei um centavo sequer”. Boa sorte! |
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Floriano Serra é psicólogo, escritor e palestrante, autor de vários livros e artigos sobre o comportamento humano nas empresas. Foi diretor de Recursos Humanos em empresas nacionais e multinacionais, recebendo vários prêmios pela excelência em Gestão de Pessoas. É autor de uma dezena de livros, como "A Empresa Sorriso" e "A Terceira Inteligência", e mais de 200 artigos sobre o comportamento humano - pessoal e profissional, publicados em websites, jornais e revistas, inclusive no Exterior.
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