Portal da Família
|
||||||||||||||||||||||||||||
|
Formação da vontade nos filhos
|
|
Victoria Cardona |
|
A palavra educação vem do latim ''educere'', que significa sacar, extrair. A palavra autoridade vem de ''augere'', que quer dizer aumentar. Vemos a estreita relação que existe entre estes dois vocábulos. Como pais e mães, queremos que nossos filhos e filhas sejam autônomos e responsáveis. Para isso temos que desenvolver suas possibilidades, educando sua vontade e motivando seu esforço. É a partir dos 4 anos que as crianças reconhecem o que está bem e o que está mal, e, quando têm uso da razão, são capazes de argumentar. Refletiremos, neste contexto, se somos capazes de fazer com que distingam o que está bem do que está mal, e se os progenitores e os familiares do filho ou da filha que se quer educar são um referencial adequado, proporcionando pautas e modelos de ações coerentes com os valores que se quer transmitir. A experiência nos mostra que muitas vezes todo o serviço recai sobre a mãe, erro que é preciso evitar. A organização de um lar não é a mesma de um museu ou de um cemitério, pois onde há vida, há movimento. Deve ser, antes, a obra de um artífice, em que o amor dos pais para com os filhos marcará os limites daquilo a que se propuserem. A vontade dos filhos se fortalecerá na medida em que ela for exercitada, mediante o cumprimento de suas obrigações diárias. Os sucessos que almejamos que os filhos alcancem devem ser acessíveis para que possamos valorizar seu esforço. Se exigíssemos além de suas possibilidades, lhes causaríamos uma constante frustração que os deixaria sem motivação para levar a bom termo aquilo que têm que fazer. Por isso, é preciso conhecer com profundidade cada filho ou filha, e pactuar, dialogar, para se chegar a acordos satisfatórios. |
|
Fonte: vidadefamilia.org |
|
Publicado no Portal da Família em 19/09/2010 |
Divulgue este artigo para outras famílias e amigos.
Inscreva-se no nosso Boletim Eletrônico e seja informado por email sobre as novidades do Portal
www.portaldafamilia.org