Consumo precoce de maconha causa mais dependência

Divulgado pela Reuters em 28 de Agosto de 2002

 

Quanto mais jovem é a pessoa na primeira vez que fuma maconha, maior é a propensão de se tornar dependente de outras drogas ilícitas no futuro, disseram pesquisadores do governo dos Estados Unidos na quarta-feira.

Eles descobriram que 62 por cento dos adultos com 26 anos ou mais, que experimentaram maconha pela primeira vez antes dos 15 anos, usaram cocaína.

Menos de 1 por cento daqueles que disseram que nunca consumiram maconha afirmaram ter usado cocaína ou heroína e apenas 5 por cento abusaram de drogas de prescrição, segundo o relatório da Administração de Serviços de Saúde Mental e Abuso de Substância (SAMHSA).

"Esses resultados geram preocupações graves, porque estudos mostram que fumar maconha leva a alterações no cérebro similares àquelas causadas pela cocaína, heroína e álcool", disse em um comunicado Charles Curie, do SAMHSA.

"O consumo abusivo de maconha afeta a capacidade de jovens reterem informações durante seus principais anos de aprendizado quando o cérebro ainda está em desenvolvimento", acrescentou Curie.

"A cada dia neste país, mais de 3.000 pessoas -- a maioria delas com menos de 18 anos -- experimentam maconha pela primeira vez. O uso prematuro de maconha expõe a riscos de dependência, consequências físicas e cognitivas de longo prazo e problemas sociais", disse a autoridade da Casa Branca de Política Nacional de Controle de Drogas, John Walters, em um comunicado.

Os resultados, que se basearam em dados da Pesquisa Doméstica Nacional, mostraram que 18 por cento dos adultos que disseram ter experimentado pela primeira vez a droga antes dos 15 anos se encaixavam nos critérios para abuso de álcool ou drogas ilícitas, comparados a 2,1 por cento dos adultos que disseram nunca ter fumado maconha.

O levantamento mostrou ainda que 2 milhões de norte-americanos com 12 anos ou mais disseram ter consumido maconha pela primeira vez em 1999, em comparação aos 2,5 milhões em 1998.

 





Divulgue o Portal da Família para outras famílias e amigos.
www.portaldafamilia.org


Publicidade