Portal da Família
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Auto-avaliação
das virtudes humanas
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Instituto de Desenvolvimento da Educação |
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Tendo em conta que cada família é diferente, e que cada filho e cada pai requer uma atenção diferente, vamos considerar com brevidade, um esquema de virtudes por idades, tendo em conta os traços estruturais das idades e a natureza das virtudes. ATÉ OS 7 ANOS - Obediência. Antes dos sete anos as crianças apenas
têm uso de razão e, portanto, o melhor que podem fazer é
obedecer a seus educadores, tentando viver este dever com carinho. Mas
destacar esta virtude para os pequenos não lhe tira importância
para os mais velhos. Simplesmente significa que, como vão passando
os anos, o discernimento pessoal deverá melhorar de tal modo que
cada um atuará corretamente por vontade e decisão própria
sem receber tantas indicações concretas alheias. De todas
as formas, em todas as idades, o mérito está em obedecer
à pessoa com autoridade em tudo o que não vá contra
a justiça. A obediência se produz por uma exigência
operativa razoável por parte dos pais. Haverá que exigir
muito, mas em poucas coisas, dando indicações muito claras,
sem confusão. As crianças podem obedecer por medo,
ou porque não há outro remédio a não ser cumprir.
Estes são motivos muito pobres. Devemos animá-los, a cumprir
por amor, para ajudar a seus pais, e assim começar alguns primeiros
passos com relação à virtude da generosidade. Ao mesmo tempo, devemos desenvolver nos filhos
a virtude da sinceridade, porque esta exigência no fazer tem que
traduzir-se paulatinamente em uma exigência no pensar - uma orientação
-, e unicamente tem sentido esta orientação dos pais se
se faz em torno a uma realidade conhecida. De fato, a sinceridade tem
muito a ver com o pudor e voltaremos a insistir nesta virtude já
na adolescência. Por outra parte incluímos também
a virtude da ordem por vários motivos: 1) se não se desenvolve
desde pequenos, é muito mais difícil depois; 2) é
uma virtude necessária para permitir uma convivência feliz;
3) tranquiliza às mães de família. E isso, sem brincadeiras,
é importante. Os motivos para ser ordenados podem ser de tipo
racional - ver a conveniência do ato ordenado -, apesar de que costuma
ser mais razoável basear-se no carinho outra vez, apoiado no desejo
que a criança pequena tem de agradar a seus pais. Também
pode ser por sentido do dever como seria no caso de desenvolver a ordem
utilizando um sistema de encargos. Estas três virtudes formarão uma
base sólida para a seguir abrir-se a mais virtudes na próxima
etapa. |
Até
os 7 anos |
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